segunda-feira, 27 de abril de 2020

JOGO DIDÁTICO: SUPER TRUNFO DE ASTRONOMIA



Apresentamos aqui o jogo Super Trunfo de Astronomia, bem como suas regras.

O jogo de cartas é baseado no tradicional jogo de cartas Super Trunfo, que fez sucesso nos anos 70 e 80, e ainda hoje, encanta e diverte crianças e adultos ao redor o mundo. O jogo original objetiva a análise das informações contidas nas cartas, e aquele jogador que tiver a carta com maior valor na informação escolhida, ganha a carta. No final, o jogador que obtiver mais cartas é o ganhador do jogo. O jogo é dividido em seis grupos de cartas, em que cada grupo possui oito cartas, formando assim um jogo com 48 cartas. Ele propicia com que os jogadores, além de se divertirem com o jogo, também aprendam algumas informações básicas dos temas escolhidos de Astronomia. Os conjuntos representam planetas do sistema solar, estrelas, cometas, luas, crateras de impacto, asteroides e meteoritos. As cartas ficam viradas para baixo, onde é possível identificar cada grupo de cartas pela letra que possui no seu verso (ver imagens ao longo do texto). Pode ser jogado por duplas ou quartetos. Em ambos os participantes irão escolher as suas cartas, que devem ser divididas de forma igual. O jogo possui um dado, o qual é jogado para o jogador saber qual grupo será utilizado para fazer a análise das cartas. Ganha o jogo aquele que obtiver o maior número de cartas.

As escolhas dos autores para confecção das cartas foram baseadas principalmente em nomes conhecidos e/ou corpo celeste com valor de relevância para o jogo. Começando pelo grupo de cartas das estrelas, ele é simbolizado pela letra E. Possui como informações raio (em metros), massa (em quilogramas), luminosidade (em ergs/s) e temperatura (em K). Foram utilizadas as seguintes estrelas: Sol, Alpha Mensae, Cygni A, Estrela de Van Biesbroeck, Orions C, Orions ⱷ, e Gamma Berenice. O grupo dos planetas é simbolizado no verso pela letra P. Ele utiliza como informações o diâmetro (em quilômetros), massa (em quilogramas), período de rotação (em horas) e temperatura de cada planeta (em °C) do Sistema Solar. Foram utilizados os oito planetas existentes no nosso Sistema Solar. O grupo de cartas dos cometas é identificado pela letra C. Ele possui as informações período (em anos), periélio (em unidades astronômicas) e magnitude, considerada a magnitude aproximada do último retorno do cometa à uma Unidade Astronômica (UA) da Terra e do Sol. Os cometas escolhidos foram Encke, Clarck, Kopff, Biela, Oterma-Stephan, Gale, Halley e HaleBopp.

O grupo Luas é identificado pela letra L em seu verso. Ele traz as informações diâmetro (em quilômetros), massa (em quilogramas), período de rotação (em dias) e densidade (em g/cm³). As luas escolhidas foram a Lua (Terra), Deimos e Fobos (Marte), Ganímedes e Europa (Júpiter), Titã (Saturno), Oberon (Urano) e Tritão (Netuno). O quinto grupo de cartas é os das Crateras de impacto, identificada pela letra I, que traz as informações dimensão (em quilômetros), idade (em Mega-anos) e localização. As crateras de impacto utilizadas no jogo foram, Vista Alegre, Chicxulub, Vredefort, Popigai, SudburyBasin, Manicouagan, Jarau e Domo do Araguainha. O sexto e último grupo de cartas é o de Asteroides e Meteoritos, identificadas com a letra A, que possuem informações diâmetro (quilômetros), ano de descoberta e massa (em quilogramas). Foram selecionados os Asteroides Ceres, Vesta, Herculina e Hebe, o os Meteoritos, Willamette, Bacubirito, Hoba e Santa Catharina. 

Este jogo foi desenvolvido como parte de um trabalho de conclusão de curso da Licenciatura em Física do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja. Os autores responsáveis pelo desenvolvimento deste são a Aluna Cátia Andressa Fortes Buzanello, e os orientadores Mairon Melo Machado e Priscyla Christine Hammerl.

Para baixar as cartas para impressão e colocar o jogo em prática com a sua turma é só clicar no link! Bom jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...