The Rolling Stones - Gravações Comentadas & Discografia Completa, é a obra que Clayson publicou lá fora em 2006, e que chegou ao Brasil em 2009. É um acervo fundamental para se conhecer a discografia de Jagger, Richards, Watts e cia, servindo de guia para os iniciantes e de relíquia para os veteranos. É um material impecável, com tanta informação para colecionadores e amantes dos Stones que parece que estamos diante de uma Enciclopédia Barsa voltada exclusivamente ao grupo (para quem não viveu os anos 80, a Enciclopédia Barsa - combinação dos nomes do casal que fundou a mesma, Dorita Barrett e Alfredo de Almeida Sá - idealizada em 1959, foi, e ainda é, uma das maiores referências bibliográficas de nosso país no quesito informações).
Detalhe do formato brochura |
Só essa separação dos álbuns ingleses e americanos, assim como a ordem das canções dos mesmos, já é um grande atributo do livro, pois a confusão que é saber qual é a versão americana, qual é a versão inglesa, e quando saiu cada uma delas, é uma das árduas tarefas que os fãs dos Stones tem quando começam a colecionar sua obra. Com esse livro, irá ficar bem mais fácil montar sua estante de discos.
Percorrendo The Rolling Stones - Gravações Comentadas & Discografia Completa, no primeiro capítulo, Clayson apresenta o que irá ser tratado, contando um pouco da história inicial dos primeiros anos da banda, como sua formação em 1962, o contrato com a Decca via recomendação de George Harrison, o primeiro compacto e o impacto da banda na década de 70. O que mais chama a atenção nessa espécie de introdução, é a pura realidade que Clayson assume para si quando afirma que "a discografia dos Stones é cronologicamente bagunçada em certos momentos, principalmente depois que deixaram a Decca em 1970".
Na sequência, o autor estabelece a divisão dos capítulos, e assim, mergulhamos em um mar de informações. Cada álbum tem como informações: data de Lançamento RU; data de Lançamento EUA; Produtores; Selo; Tempo Total; Faixas: compositor, duração, músicos participantes. Todos os discos oficiais lançados desde 1964 até 2008 estão na obra, e vem acompanhados por comentários do autor, incluindo curiosidades, algumas desmitificações, poucas fofocas e muitas opiniões sobre cada álbum. além de curiosidades sobre cada canção. Ou seja, é um vasto material de leitura e entretenimento, além de uma riqueza de detalhes ímpar. E não fica só na Discografia do grupo.
Os álbuns solo de Mick Jagger, Keith Richards e Charllie Watts também estão inclusos no texto. Ao mesmo tempo, temos a discografia detalhada com n° de lançamento, gravadora, faixas e data de lançamento dos compactos simples, compactos de 12 polegadas, compactos em CD e compactos duplos.
Ainda há um subcapítulo, Miscelânea, trazendo algumas raridades e colecionáveis do grupo, como um Flexi-disc britânico lançado pela revista New Musical Expresss com quatro canções da banda ("All Down the Line, Tumbling Dice", "Shine a Light" e "Happy") junto de outros artistas em 29 de abril de 1972, um LP alemão exclusivo para colecionadores, lançado em 4 de junho de 1980, trazendo uma inédita versão de estúdio para "I've Been Loving You Too Long", a caixa Rest of the Best (The Rolling Stones Part 2), com nada mais que quatro LPs com canções entre 1962 e 1981, e que foi lançada em 11 de setembro de 1983, entre outras curiosidades que irão atiçar os olhos dos colecionadores.
O livro saiu pela Editora Larousse, que também trouxe ao Brasil, na mesma época aqui, edições iguais a essa para as discografias de The Beatles e Bob Dylan, ambas incríveis e fundamentais para as prateleiras dos amantes de música, história e informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário