quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Edson REDSON Pozzi - 1962 / 2011


Desde que me conheço como gente, passados meus oito, nove anos, existe uma tradição na minha família. Sempre no Natal, eu e meu irmão Micael Machado, fazemos uma homenagem à nossa paixão pela música, entoando uma das melhores canções de Natal já compostas na história da música: "É Natal!!?", um pesado punk rock composto pelo grupo paulista Cólera no ano de 1987. Aquela letra, descendo a lenha nas festividades natalinas, era o desafogo meu e do Micael para todas as orgias gastronômicas que nossa mãe fazia (e ainda faz) durante o período de fim de ano, e simbolizava também nossa paixão pelo rock acima de tudo.

Pois no fim da noite de ontem, 27 de setembro de 2011, o mundo perdeu o gênio compositor de "É Natal!!?". Seu nome: Edson Lopes Pozzi; sua função no Cólera: guitarra e vocais; e seu apelido que o consagrou no país e no mundo: REDSON.
Cólera em 2009

Infelizmente, o líder e fundador do Cólera, um dos principais grupos do punk rock nacional, faleceu vítima de uma parada cardiorespiratória, conforme informou o colega de banda, o baixista Val Pinheiro, na comunidade oficial do grupo no orkut e também no facebook oficial do Cólera.

Surgido em 1979, o Cólera iniciou como um quarteto, tendo em sua formação além de Redson, seu irmão Carlos "Pierre" Pozzi (bateria), Kinno (vocais) e Hélinho (guitarra), servindo como uma espécie de afluente do grupo Condutores de Cadáver, liderado por Hélinho. Em 1981, Hélinho e Kinno saíram do Cólera, que adotou a formação trio com a entrada de Valdemir "Val" Pinheiro, que virou o novo baixista, levando Redson para as guitarras e criando a formação clássica da banda. A partir de então, o Cólera passou a divulgar suas mensagens antimilitarismo, pacifista e com postura ecológica, uma raridade para a época.
Compilação Grito Suburbano, a estreia vinílica do do Cólera
A estreia do grupo foi na compilação Grito Suburbano (1982), ao lado de outros importantes nomes do punk nacional: Inocentes e Olho Seco. Ainda  em 1982, participam das compilações Punk Is ... e Hardcore or What?, lançadas pelo selo XCentric Noise Records somente em k7, a nível internacional, cobiçadas por colecionadores de punk rock no mundo inteiro.

Depois, em 1983, Redson criou o selo Estúdios Vermelhos, lançando  diversas compilações e demos tanto nacional como internacionalmente, fazendo crescer o seu nome e o nome do seu grupo mundo afora. Em 1985, o Estúdios Vermelhos é rebatizado para Ataque Frontal, culminando com a estreia oficial do Cólera em vinil, Tente Mudar o Amanhã. Depois de mais duas produções (um slipt-LP trazendo uma apresentação da banda no Lira Paulistana ao lado dos Ratos de Porão, e a compilação Ataque Sonoro), em 1986 o Cólera lançou o revolucionário Pela Paz em Todo Mundo (1986), o qual foi um marco de vendas, tornando-se recordista e um exemplo para as produções independentes, com um total de quase 100 mil cópias vendidas. Pela Paz em Todo Mundo, e suas letras carregadas de protesto, conquistaram uma enorme legião de fãs, que passaram a seguir o Cólera como formigas atrás de doce.

Os saltos com a guitarra que marcaram a carreira de Redson

Cada vez mais o nome de Redson e companhia tornava-se reconhecido não só no Brasil, mas também no mundo, com o grupo participando de mais uma compilação internacional, Empty Skulls, vol. 2(1986), além do EP Dê o Fora, do mesmo ano. Os shows do grupo apresentavam performances explosivas e contagiantes, com Redson exibindo saltos com a guitarra a la Pete Townshed (The Who), tornando marcada registrada de sua carreira. 


A caixa Cólera 20 Anos Ao Vivo
Em 1987 o grupo chegou ao auge da carreira, lançando o EP É Natal!!?, cuja faixa-título tornou-se o maior clássico da carreira da banda, e sendo a mesma a canção citada no início da matéria. Na sequência,  European Tour '87 (1989) e também um vídeo chamado 20 Minutos de Cólera registraram a passagem do grupo pela europa. Depois, veio o belíssimo Verde, Não Devaste, de 1989, que abriu para o mundo assuntos sobre a ecologia. Em 1991, Mundo Mecânico, Mundo Eletrônico chamava a atenção para os problemas que o mundo passava com a tecnologia, e durante os anos 90, o grupo realizou quatro turnês pelo país, destacando a turnê de 20 anos, que foi registrado em um CD ao vivo contando com 29 canções, um livro ilustrado e um pôster, chamado 20 Anos Ao Vivo. Além disso, o álbum Caos Mental Geral (1998) consolidava o som do grupo como o mais importante do punk rock nacional.


Pierre, Redson e Val
Em 2004, a banda realizou outra turnê pela europa, fazendo 26 shows em sete países, em apenas um mês, seguido dos álbuns Deixe a Terra em Paz! e The Best of Grito Suburbano, esse lançado contando com um LP verde e um compacto. Seguiram-se mais duas turnês nacionais e o álbum Primeiros Sintomas (2006), resgatando as 20 primeiras canções compostas pelo Cólera no início de carreira, em outubro de 1979 e abril de 1980, sendo 13 delas inéditas. Esse foi o lançamento que marcou os 25 anos do grupo, com mais shows pelo país e pela europa, onde em 2008 o grupo passou por França, Bélgica, Alemanha, República Tcheca, Áustria e Finlândia. Em 2009, uma imensa turnê, batizada de 30 anos Sem Parar, e comemorando os 30 anos do grupo passou pelo país, sendo o último grande fato na carreira do Cólera, deixando os fãs no aguardo de novo material.


Mas, na manhã de ontem, por volta das 02:30 hs da madrugada, Redson passou mal, sendo socorrido por um amigo chamado Marcio, o qual chamou o SAMU e que conduziu o guitarrista para o hospital João XXIII, no bairro da Moóca, localizado próximo a casa de Redson. Lá Redson foi atendido e medicado, mas, as 22:00hs, um telefonema do hospital foi recebido pelos familiares de Redson, dando a triste notícia de seu falecimento. O velório de Redson será hoje, à partir da 22hs, no Cemitério da Vila Alpina, em São Paulo, e o seu sepultamento amanhã à 10hs da manhã. Muita força aos familiares, amigos e colegas de Redson.
Redson, em 1985
Hoje completam-se 20 anos da morte de Miles Davis. Ontem, fez vinte cinco anos que um acidente de ônibus levou Cliff Burton. No último dia 18 de setembro, completaram-se 41 anos da morte Jimi Hendrix, e  há três dias,  em 25 de setembro, completaram-se 31 anos da morte do baterista John Bonham.. O mundo da música agora irá lamentar mais uma grande perda no mês de setembro: a morte do Revolucionário Homem Vermelho, o grande Redson Pozzi. Como um fã escreveu no perfil do músico, graças a Redson os roqueiros passaram a dar valor a natureza, lutar contra o racismo e violência, praguejar os rodeios e touradas, debater a desiguldade social e lutar pelos direitos dos seres humanos, tudo o que Redson pregava através de sua música.


O mundo da música, e principalmente o punk rock está de luto. Para mim, as noites de Natal não serão mais a mesma. Ao lado do Micael, os cânticos de "É Natal!!?" não apenas irão expressar nosso sentimento com a data, mas também, lembrar de um dos mais humildes, profissionais e talentosos músicos do rock mundial.

Descanse em paz, pela paz em todo mundo. Forte e Grande é Você Redson!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...