sábado, 28 de setembro de 2013

Miles Davis: Bitches Brew 40th Anniversary Collector's Edition [2010]




Quando Miles Davis lançou 'Round About Midnight em 1956, o primeiro disco dele pelo selo Columbia, poucos sabiam que ali estava sendo dado o primeiro passo para a maior transformação que o jazz teve em toda sua existência. O álbum, repleto de reinterpretações fabulosas como "'Round Mindnight", "Bye Bye Blackbird" e "All Of You", apresentava o trompetista acompanhado por um super-time, com John Coltrane (saxofone), Joe Jones (bateria), Paul Chambers (baixo) e Red Garland (piano), talvez o melhor quinteto de jazz formado na história da música.


Davis acabou reformando sua banda, e três anos depois, apresentou Kind of Blue. Particularmente, o melhor disco de jazz da história, este LP inovava com um sexteto fabuloso, ainda superior ao quinteto de 'Round About Midnight. Nele, simplesmente estão acompanhando o trompete de Davis: John Coltrane (saxofone), Cannonball Aderley (saxofone), Bill Evans (piano), Paul Chambers (baixo), Jimmy Cobb (bateria) e Wynton Kelly (piano em apenas uma única canção, "Freddie Freeloader"). Com canções longas, repletas de improvisos, o jazz ganhava novos rumos, dando os primeiros passos para o que foi convencionado como free jazz na década de 60, destacando "So What" e "All Blues".


Memorabilia (ingressos, fotos e documentos raros)

Coltrane seguiu uma carreira solo de extremo sucesso, enquanto os demais gravaram seus nomes na história do jazz como exímios músicos, seja como acompanhantes, seja em carreiras (breves) solo. Mas Davis seguiu em frente, agora acompanhado pelo baterista Tony Williams, um gênio/referência em seu instrumento, assim como Buddy Rich e Max Roach, que influenciou Davis por novos caminhos.


Em 1965, com um novo quinteto, veio o álbum E. S. P., trazendo a marcante presença de Williams e dos jovens Herbie Hancock (piano) e Wayne Shorter (saxofone), além de Ron Carter no baixo. Era o início de uma nova revolução no jazz, a qual foi sacramentada com Bitches Brew.



Lançado em 1970 (cinco anos após E. S. P.), Bitches Brew é simplesmente o auge da criatividade de Davis. Se Kind of Blue é o melhor disco de jazz da história, Bitches Brew é o mais importante álbum que o jazz lançou após os anos 60.



Reprodução em papel jornal com entrevista de Davis para a Rolling Stone

Durante os cinco anos que se sucederam entre E. S. P. e Bitches Brew, Davis ampliou não somente sua banda (de cinco para doze membros, em média), mas os limites que o jazz até então já havia alcançado, inserindo sem dó nem piedade a eletrificação dos instrumentos no estilo, influenciado por nomes como Jimi Hendrix, Sly Stone, The Allman Brothers Band e James Brown. Foram seis álbuns lançados nesse período, que vagarosamente, fizeram com que o timão do navio governado por Davis levasse o mesmo para caminhos totalmente novos.



O resultado: um disco que personificou o jazz com uma nova cara, empregando as experimentações do free jazz com técnicas apuradíssimas, através do já citado Wayne Shorter (saxofone), Joe Zawinul (piano elétrico), Chick Corea (piano elétrico), John McLaughlin (guitarras), Bennie Maupin (clarinete), Dave Holland (baixo), Harvey Brooks (baixo), Jack DeJohnette (bateria), Lenny White (bateria), Don Alias (congas), Juma Santos (congas), os quais formaram um super conjunto, da onde anos depois iria brotar os grupos Weather Report, V. S. O. P., The Eleventh House, Return to Forever, entre outros.



Detalhe do papel manteiga com inscrições em auto-relevo

Quarenta anos depois, o selo Sony Legacy, em comemoração ao aniversário dessa obra prima da música mundial, lançou Bitches Brew 40th Anniversary Collector's EditionEsta luxuosa edição, no formato 12 x 12 cm, apresenta três CDs, um DVD e mais dois LPs. 


Nos dois primeiros CDs, encontramos Bitches Brew em sua integridade. Pouco menos de noventa e quatro minutos de muita exploração dos instrumentos, principalmente piano elétrico, saxofone, bateria, baixo e trompete. O álbum que aproximou o rock do jazz é saboreado em detalhes, com uma qualidade de som impecável, mostrando por que os hippies e os freaks da década de 60 admiravam e veneravam tanto a arte de Miles Davis, sendo o mesmo capaz de participar de festivais de rock como o de Rotterdam em 1970, ou de lotar o Fillmore ao lado de gigantes como Jefferson Airplane e Grateful Dead.





Livreto com fotos e entrevistas

Complementam esse material seis bônus: versões alternativas (e até então nunca lançadas) de "Spanish Key" e "John McLaughlin"; as versões editadas para compacto de "Miles Runs the Voodoo Down" e "Spanish Key"; e os lados B's "Great Expectations" e "Little Blue Frog", destacando o encontro da música oriental, (sitar, a tambura e a tabla), com instrumentos brasileiros, (cuíca e berimbau), fruto da inserção dos músicos Khalil Balakrishna, Bihari Sharma e Airto Moreira, respectivamente, ao grupo de Miles. Nessas duas canções, Steve Grossman substituiu Wayne Shorter, enquanto Herbie Hancock está no lugar de Joe Zawinul. Ambas foram gravadas em novembro de 1969, meses antes de Bitches Brew chegar às lojas.



Os dois primeiros CDs são apenas aperitivos para um delicioso jantar, já que o terceiro CD é uma apresentação de Miles acompanhado por um incrível sexteto durante um festival na cidade de Tanglewood, em 18 de agosto de 1970. No palco, estão Gary Bartz (saxofones), Chick Corea (piano elétrico), Keith Jarret (órgão), Dave Holland (baixo), Jack DeJohnette (bateria) e Airto Moreira (percussão). 



O CD começa com uma apresentação de Bill Graham, dono das casas Fillmore, e depois, durante ininterruptos trinta e oito minutos, o grupo manda ver em um frenesi sonoro repleto de experimentações e viagens instrumentais, destacando  "Directions", "Bitches Brew" e "It's About That Time". A apresentação encerra-se com "Miles Runs the Voodoo Down", e Miles sendo ovacionado pelo seu público, sem trocar uma palavra com o mesmo.



Os vinis 180 gr

Após deliciar-se com essa bela apresentação ao vivo, é no DVD que está o manjar dos deuses desse box. Pouco antes do lançamento de Bitches Brew, Miles mandou-se para a Europa, por onde excursionou durante duas semanas. Uma das apresentações dele na Dinamarca foi registrada para uma TV local, e agora, chega aos fãs nesse DVD. 



Copenhagen Live 1969 apresenta Miles e um quarteto formado por Wayne Shorter (saxofone), Chick Corea (piano elétrico), Dave Holland (baixo) e Jack DeJohnette (bateria) em uma apresentação no Tivoli Konsertsal de Copenhagem, na data de 04 de novembro de 1969, e é uma luxúria sonora de extremo bom gosto.



Nele, podemos conferir a humildade de Miles perante seus músicos. Muitas vezes, o trompetista abandona o palco, deixando que Shorter e Corea tenham seus momentos de brilho. E como brilham ...



Uma senhora caixa

Shorter, ainda jovem, mostra talento nas palhetadas e respirações ofegantes, além de vibratos sensacionais a la Coltrane, enquanto Corea, também muito jovem, com uma faixa na cabeça, passeia com seus pequenos dedos velozmente pelas teclas do piano, demonstrando uma habilidade exclusiva.



O clímax do DVD fica para a sequêcia "Agitation", "I Fall in Love Too Easily", "Sanctuary" e "It's About That Time / The Theme", na qual os músicos recebem pequenos momentos individuais, com Holland usando arco para tocar seu baixo acústico (arrancando uivos delirantes do mesmo) e DeJohnette socando a bateria como poucos. Uma verdadeira maravilha auditiva e visual, que deveria ser levada para todas as escolas de música, e por que não, do Ensino Médio e Fundamental, para os alunos aprenderem o que é arte.



A caixa ainda apresenta um LP duplo com Bitches Brew na íntegra, repetindo a mesma sequência das canções do álbum original, além de trazer as liner notes da capa dupla original e também imitar o famoso selo vermelho da Columbia Records.




Detalhes laterais

Mas Bitches Brew 40th Anniversary Edition não é essencial apenas pela música. Na parte de memorabilia, a caixa da Sony Legacy dá um espetáculo a parte. Primeiro, temos um livreto com cinquenta e duas páginas, recheado de fotos inéditas, tanto da vida pessoal quanto das gravações em estúdio, depoimentos de Greg Tate, Michael Cuscuna, Richard Seidel e Lenny White, além de uma pequena entrevista feita com Miles Davis por Ashley Kahn e algumas páginas dedicadas a Mati Klarwein, o genial pintor responsável pela arte da capa de Bitches Brew. A capa do livreto inclusive é mais uma arte de Mati, chamada Zonked (uma psicodélica pintura em homenagem a esposa de Davis, Betty Davis).



Por fim, um pacote extra faz o fã delirar de vez. Em formato de envelope 10 x 10 cm, feito de papel manteiga transparente, na capa do envelope temos a inscrição do nome de Davis em alto relevo. Dentro do mesmo temos: 



- Um pôster gigante de Miles tocando trompete; 



- A reprodução fiel (inclusive no formato de jornal) de uma polêmica entrevista de Davis para a Rolling Stone, publicada em 03 de dezembro de 1969, na qual ele fala, entre outros, sobre racismo, sua relação com músicos de jazz, as influências de Hendrix e Sly Stone em sua música e como ele desenvolveu sua carreira artística.



- Duas correspondências dos arquivos do produtor Teo Macero, falando da mudança de nome que Davis desejou para o álbum (inicialmente, Bitches Brew deveria ser chamado Listen to This);



- Dois cartões com fotos de Davis;



- Reprodução de três ingressos para a apresentação de Davis em concertos no Fillmore West, em abril de 1970.



Os CDs/DVD e seus espaços exclusivos


Fora isso, os três CDs e o DVD estão acondicionados em uma caixa especial, com espaços exclusivos para cada mídia, trazendo imagens referentes a imagem original da capa de Bitches Brew.



Ou seja, o fã que adquirir esse box set estará levando para casa não apenas uma caixa com mimos e boa música, mas o filé do que há de melhor no gênero. 


Hoje, completam-se vinte e um anos da morte de Miles Davis. Essa caixa é uma belíssima homenagem para ser colocada à tarde inteira na sua sala, acompanhada por um bom uísque, petiscos e uma parceira disposta a curtir um álbum Essencial!


Todo o material de Bitches Brew 40th Anniversary Edition

Track list

CD 1

1. Pharaoh's Dance
2. Bitches Brew
3. Spanish Key
4. John McLaughlin

Pôster gigante acompanhando a caixa
CD 2

1. Miles Run the Voodoo Down
2. Sanctuary
3. Spanish Key (alternate Key)
4. John McLaughlin (alternate take)
5. Miles Runs the Voodoo Down (single edit)
6. Spanish Key (single edit)
7. Great Expectation (single edit)
8. Little Blue Frog (single edit)

CD 3 - Tanglewood Live 1970

1. Bill Graham Intro
2. Directions
3. Bitches Brew
4. The Mask
5. It's About That Time
6. Sanctuary
7. Spanish Key / The Theme
8. Miles Runs the Voodoo Down
9. Bill Graham Outro

DVD - Copenhagen Live 1969

1. Directions
2. Miles Runs the Voodoo Down
3. Bitches Brew
4. Agitation
5. I Fall in Love too Easily
6. Sanctuary
7. It's About That Time / The Theme

LP

1. Pharaoh's Dance
2. Bitches Brew
3. Spanish Key
4. John McLaughlin
5. Miles Runs the Voodoo Down
6. Sanctuary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...