sábado, 29 de dezembro de 2012

U2 - 360° at the Rose Bowl (DELUXE EDITION) [2010]




Em 2009, o grupo irlandês U2 lançou No Line on the Horizon, e para divulgar seu décimo segundo álbum, saiu em turnê mundo afora com a 360° Tour, uma das mais audaciosas propostas de shows já feitas por um grupo.

Desde 1997, quando excursionou com Popmart, o U2 havia abandonado as grandes produções nos Estados Unidos, deixando-as apenas para países como o Brasil, Argentina e leste europeu. Pois na 360° Tour, o quarteto liderado por Bono Vox resolveu voltar aos Estados Unidos não para tocar em ginásios ou teatros, mas em estádios, com uma superprodução que rodou o planeta, e teve o show do dia 25 de outubro de 2009 registrado nesse belo DVD.

Apesar de meus álbuns favoritos do U2 (Zooropa e Pop) terem ficado de fora do DVD, 360° at the Rose Bowl é especialíssimo para qualquer fã dos irlandeses.

"When the Streets Have No Name"


É largar o DVD no play que já temos a imagem de uma nave espacial viajando pelo universo. Um determinado ser fala algumas palavras, e somos levados para o Rose Bowl em Los Angeles, tomado por dezenas de milhares de pessoas e com o gigantesco palco ocupando boa parte do gramado do estádio, um dos maiores do mundo.


Com a entrada de Bono, Larry Mullen Jr., The Edge e Adam Clayton pelo meio da multidão, começa o show com a pancada "Get on Your Boots", seguida por "Magnificent", duas pérolas de No Line on the Horizon, que até a presente data, constitui o último lançamento oficial de estúdio feito pelos irlandeses. Em "Magnificent", antes de começar a cantar, Bono homenageia algumas cidades, entre elas, a Terra da Garoa, São Paulo.

"I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight"

Aos poucos, Bono, Clayton e The Edge começam a passear pelo palco, assustadoramente grande. A altura do palco é de cincoenta metros, com suas quatro pernas apoiando um telão circular imenso, que mostra em detalhes tudo o que acontece no palco. Até Larry Mullen passeia por ele, tocando tambor em "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight", a qual ganhou uma versão bem dançante, relembrando os anos 90 do U2.

"Mysterious Ways" é a primeira canção mais antiga a ser apresentada, e é incrível como as imagens captam a enorme quantidade de câmeras fotográficas no estádio, na maldita inclusão digital que assola não só o Brasil, mas todo o planeta.


"Stuck in a Moment You Can't Get Out Of"

Em "Beautiful Day", vemos Bono sentado nas escadas que levam do centro do palco para a parte externa do mesmo, enquanto as escadas movem-se em círculo, e em "I Still Haven't Found What I'm Looking For", com a apresentação individual de cada membro da banda feita por Bono, temos o primeiro momento de emoção do DVD, com todo o estádio cantando as frases iniciais da canção, e levando nas costas "Stand By Me" (Ben E. King), arrancando arrepios pelo corpo de quem vê e ouve esse espetáculo.

Diversos são os momentos emocionantes: a versão acústica de "Stuck in a Moment You Can't Get Out Of", apenas com The Edge ao violão e Bono soltando sua voz, justificando sua presença nas listas de melhores performers de todos os tempos, bem como a plateia iluminada por uma bela luz vermelha; a participação especial do astronauta belga Frank DeWinne, direto da Estação Espacial Internacional, entoando parte da letra de "In A Little While", Bono e The Edge desafiando-se e tentando unir as mãos em "Until the End of the World", com o palco móvel aproximando-os muito perto, mas não o suficiente para ambos se tocarem.

O telão formando um cone

Em "The Unforgettable Fire", o telão desmancha-se sobre a cabeça dos músicos, virando um imenso cone iluminado, em uma tecnologia impressionante. Já em "Ultraviolet (Light My Way)", uma gigantesca nave espacial pousa no centro do Rose Bowl (simulada no telão do palco), e Bono surge com uma roupa repleta de lasers, segurando um microfone em forma de volante e também impregnado de lasers, criando um efeito muito interessante.

A sequência com "Sunday Bloody Sunday", com Bono ajoelhado, agarrado a uma bandeira do Reino Unido, jogada ao palco, a homenagem para Aung San Suu Kyi em "MLK" e as crianças subindo ao palco com a máscara desta Birmânesa (que viveu em prisão domiciliar em seu país  por mais de vinte anos, sendo libertada em novembro de 2010) durante "Walk On" são os momentos mais comoventes do espetáculo, que não para por aí.

Desmond Tutu, em "One"

Outro belo momento vem nas palavras do arcebispo africano Desmond Tutu antes de "One", falando sobre a ajuda internacional na cura de doenças como AIDS e Malária em seu país, através da One Campaign, mostrando o lado social que o U2 vem pregando nos últimos anos.

Clássicos como "Where the Streets Have No Name", "With or Without You" e "Vertigo" misturam-se  a canções recentes, mas de mesmo porte, como "No Line on the Horizon", "The City of Blinding Lights", "Unknown Caller", "Elevation" e "Moment of Surrencer" (essa com um spetacular efeito criado pelos celulares ligados e reproduzidos no telão), totalizando vinte e três canções apresentadas em pouco mais de duas horas de duração de um belo DVD, que não termina por aí, já que a edição DELUXE conta com um DVD bônus, no qual o fã encontra diversos mimos especiais.

"Ultraviolet (Light of Way)"

Temos um material exclusivo para computador, com fotos da turnê feitas por The Edge, Protetores de tela, papel de parede e weblinks, um documentário chamado Squaring the Circle: Creating U2360°, mostrando todos os detalhes da construção do palco, os gastos, as ideias e projetos feitos para o mesmo, uma versão de "Breathe", ao vivo no mesmo show registrado no DVD1, a construção e desmanche do palco para a apresentação de Berlin, no formato Time-Lapse, entrevistas com os membros da banda pouco antes de estreiarem a turnê em Barcelona, e mais alguns momentos do show realizado na noite de abertura da perna americana, em Chicago.

Complementam o DVD dois diversos clipes da turnê por diferentes países (destacando a apresentação na Irlanda), os clipes oficiais de "Get on Your Boots", "Magnificent", "I'll Go Crazy If I don't Go Crazy Tonight", a versão ao vivo de "I'll Go Crazy If I don't Go Crazy Tonight", gravada em Barcelona, e o Making of dos clipes de "Magnificent e "Get on Your Boots".

Homenagem a Aung San Suu Kyi, em "Walk On"

Em tempo, um pequeno livreto com vinte e três páginas está inserido na capa interna do DVD, com fotos retiradas da apresentação no Rose Bowl.

Um DVD essencial, assim como Rattle and Hum (1988) e Live at Red Rocks: Under a Blood Red Sky (1984), e que em pouco mais de quatro horas, mostra o U2 como há muito não víamos em cima de um palco, com respeito ao fã e recheado de tecnologia. 

Track list 

DVD 1

1. Get on Your Boots
2. Magnificent
3. Mysterious Ways
4. Beautiful Day
5. I Still Haven't Found What I'm Looking For
6. Stuck in a Moment You Can't Get Out Of
7. No Line on the Horizon
8. Elevation
9. In a Little While
10. Unknown Caller
11. Until the End of the World
12. The Unforgettable Fire
13. City of Blinding Lights
14. Vertigo
15. I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight
16. Sunday Bloody Sunday
17. MLK
18. Walk On
19. One
20. Where the Streets Have No Name
21. Ultraviolet (Light My Way)
22. With or Without You
23. Moment of Surrender


DVD 2 (EXTRAS)

1 - Squaring the Circle: Creating U2360º - A Documentary
2 - U2360º Tour Clips"
3 - Breathe (Live at the Rose Bowl)
4 - Berlim Time-Lapse Video
5 - European Tour Opening - Barcelona
6 - North America Tour Opening - Chicago
7 - Videos: "Get on Your Boots", "Magnificent", "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight", "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight" (Live at Barcelona)
8 - The Making of "Get on Your Boots" Video
9 - The Making of "Magnificent" Video
10 - Rom Content: Edge's Tour Photo Gallery, Screensavers, Desktop Wallpapers, Weblinks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...