sábado, 21 de dezembro de 2013

DVD: U2 - Vertigo 2005 // Live From Chicago (Limited Deluxe Edition) [2005]



Antes de começar a dissertar sobre esse DVD, antecipo para aqueles que como eu são fãs do grupo irlandês U2: compre sem medo e divirta-se com um grande espetáculo.

Para os que querem mergulhar ou conhecer a carreira de Bono Vox (vocais, percussão, harmônica), The Edge (guitarras, baixo, teclados, vocais), Adam Clayton (baixo, guitarras) e Larry Mullen Jr. (bateria, percussão, sintetizadores), ou que conhece uma das três fases da banda (a primeira entre 1980 e 1989, a segunda entre 1990 e 1999 e a terceira entre 2000 e atualmente), o DVD é supra-indicado, por motivos os quais comento abaixo.

Esse DVD apresenta o quarteto em uma mescla de duas apresentações lotadas na arena United Center, em Chicago, nas datas de 09 e 10 de maio de 2005, durante a turnê Vertigo Tour, promovendo o álbum How to Dismantle an Atomic Bomb, lançado mundialmente sete meses antes, e faz um apanhado muito interessante na carreira do U2, já que um excelente passeio pelos vinte e cinco (na época) anos do grupo é proporcionado nas mais de duas horas do primeiro DVD de Vertigo 2005 // Live From Chicago, que recebeu uma interessante versão DELUXE com dois DVDs, com uma ótima qualidade de imagem e som.
Versão DELUXE do DVD Vertigo 2005

Começando com duas canções do álbum citado, "City of Blinding Lights" e "Vertigo", e em seguida "Elevation", do álbum antecessor ao divulgado na turnê deste DVD, All That You Can't Leave Behind (2000), temos a demonstração de como o U2 cresceu com o passar dos anos, arrecadando novos fãs que cantam as letras das canções novas com muito fôlego e paixão, principalmente as vocalizações de "Vertigo" e "Elevation". 

A primeira surpresa surge quando Bono anuncia que "Vamos tocar umas canções de vinte, vinte e cinco anos atrás", e detonam na sequência três faixas do álbum de estreia do grupo, Boy (1980). São elas: "The Cry / Electric Co.", "An Cat Dubh" e "Into the Heart". Aqui vemos que os novos fãs praticamente desconhecem essas joias dos irlandeses, ou estão em estado de êxtase, pois a manifestação vocal é imperceptível. Apenas Bono e The Edge revezam-se com maestria nos vocais, sendo que a guitarra de The Edge dilacera os ouvidos com os riffs marcantes do início da carreira do U2.

Um dos principais momentos do DVD é quando, ao final de "Into the Heart", Bono deita-se no palco e, imitando a imagem da Criação de Adão (Michelangelo), toca com o dedo indicador no dedo indicador de um garoto, que é convidado a subir ao palco e caminhar com Bono durante o final da canção.

Falando em palco, o desta apresentação é muito bonito. Em formato elíptico, permite que os fãs assistam o quarteto circular por entre eles, e ocupa uma boa parte da arena. Há um único telão montado no teto do local, mas por diversas vezes, uma magnífica cortina de bolas de led descem do teto, formando telões virtuais que encantam pelas imagens formadas e pelas surpreendentes aparições dos mesmos.
Momento de Bono encarnando arte de Michelangelo
Voltando para a sequência do show, temos mais uma de All That You Can't Leave Behind, no caso a clássica "It's a Beautiful Day", voltando novamente no tempo, agora para o essencial War, com o petardo "New Year's Day", na qual The Edge exibe-se no piano e na guitarra.

"Miracle Drug", "Sometimes You Can't Make It on Your Own" e "Love and Peace or Else" trazem o fã novamente para How to Dismantle an Atomic Bomb. A segunda demonstra Bono com forte emoção, além de uma potência vocal que o consolida como um dos melhores vocalistas de sua geração. Já em "Love and Peace or Else", Larry Mullen sai detrás de seu kit e vai tocar bumbo e prato em um dos lados da elipse. A canção é executada no formato acústico, mas com The Edge abusando de distorções e slide no violão, em mais um grande momento do DVD.

Encerrada "Love and Peace or Else", Bono assume as baquetas do bumbo e do prato para fazer um ritmo marcial, abrindo a clássica "Sunday Bloody Sunday" (War), e fazer uma encenação ao final da mesma, arrastando-se pelo palco, até pegar uma bandana, cobrir os olhos e cantar a pesadíssima "Bullet the Blue Sky", do aclamado The Joshua Tree (1987). Do mesmo álbum, "Running to Stand Still" surge das cinzas, e "Pride (In the Name of Love)" nos leva para os dançantes ritmos de The Unforgettable Fire (1984).

"Where the Streets Have No Name" (The Joshua Tree) praticamente coloca a arena abaixo, e "One (Achtung Baby, 1991) encerra a primeira parte da apresentação levando muitos fãs às lágrimas, principalmente com a importante mensagem deixada por Bono para os grandes governos investirem dinheiro na solução da pobreza, "Os grandes líderes não devem colocar o homem na lua, mas trazê-lo de volta a Terra". 

O Bis surge com mais uma surpresa, "Zoo Station", em uma versão mais pesada do que a registrada em Achtung Baby (1991), e ainda temos a ótima "The Fly", uma das melhores canções do mesmo álbum.  "Mysterious Ways", com direito a mais um membro da plateia a subir no palco, dessa vez uma garota negra que dança insinuando-se por toda a elipse, atrás de Bono, encerra a parte pop da apresentação, e voltamos para How to the Dismantle an Atomic Bomb com "All Because of You", "Original of the Species" e "Yahweh", tendo Larry Mullen nos sintetizadores, totalizando nove das onze canções do álbum apresentadas ao vivo (apenas a boa "Crumbles from Your Table" e a desprezível "A Man and A Woman" ficaram de fora.
"Yahweh", com Larry Mullen nos sintetizadores

"40" (War) encerra o primeiro DVD, trazendo Adam Clayton na guitarra e The Edge no baixo, além do público na palma da mão de Bono, corroborando o que todos os que assistem ao U2 ao vivo não cansam de repetir: eles sabem como agradar os fãs.

O segundo DVD apresenta o documentário Beyond the Tour, tendo entrevistas com fãs e pessoal técnico ligados à produção do show, além de mostrar em detalhes como foi o procedimento para a escolha dos fãs que iriam ficar dentro da elipse, e assistir ao U2 bem de pertinho, um clipe inédito para "Sometimes You Can't Make It On Your Own" e o mini-show Surveillance, com três canções filmadas em infravermelho ("Love and Peace or Else", "An Cat Dubh/Into the Heart", "Cry/The Electric Co."e "Running To Stand Still", além de um DVD-Rom contendo papeis de parede para Computadores. Ambas as mídias estão acondicionadas em um sistema de caixa duplas digipack, que contém ainda um pequeno encarte com imagens da apresentação.

Uma ótima experiência em reviver canções não tão conhecidas do U2 nos anos 80, e uma rara oportunidade de se ter registrado ao vivo, praticamente na íntegra, um dos melhores discos da carreira do U2.
Belíssimo imagem das cortinas de LED projetando bandeiras durante o show

Track list

1. City of Blinding Lights
2. Vertigo
3. Elevation
4. The Cry/The Electric Co.
5. An Cat Dubh / Into the Heart
6. Beautiful Day
7. New Year's Day
8. Miracle Drug
9. Sometimes You Can't Make It on Your Own
10. Love and Peace or Else
11. Sunday Bloody Sunday
12. Bullet the Blue Sky
13. Running to Stand Still
14. Pride (In the Name of Love)
15. Where the Streets Have No Name
16. One
17. Zoo Station
18. The Fly
19. Mysterious Ways
20. All Because of You
21. Original of the Species
22. Yahweh
23. 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...