quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Cattarse - Cattarse [2014]



Três anos após o lançamento do belo EP Certezas, o trio gaúcho Cattarse finalmente estreia oficialmente com o álbum homônimo lançado em 12 de julho de 2014. Através de onze faixas, o grupo afirma por que tem sido aclamada pelos palcos do Rio Grande do Sul, com uma pegada setentista muito forte nas linhas de guitarra de Igor Van der Laan (guitarra, vocais), acompanhado pelo irmão Yuri Van der Laan (baixo, vocais) e o espancador de peles Diogo Stolfo (bateria), destilando ácidas em letras que envolvem problemas humanos, relacionamentos amorosos e questões sociais.

Yuri Van der Laan, Igor Van der Laan e Diogo Stolfo

Cattarse abre com a pesadíssima "Amanhã A Gente Se Vê", apresentando os vocais de Igor carregados de efeitos. A introdução acústica de "Entre os Dentes" serve para iludir o ouvinte, já que a pancada stoner que vem na sequência é para quebrar o pescoço, com outro riff muito pesado, a voz de Igor agora sem efeitos e um pisoteio insano no wah-wah. "Salamandra" mantém o peso em alto nível, diferenciando bastante de Certezas, já que até aqui, as canções estão bem mais trabalhadas, até pelo amadurecimento dos meninos, que agora já estão com idade acima dos vinte anos. 

Os vocais com efeitos retornam em "Ilusão Confusa", canção que já havia aparecido em Certezas, atestando o fato de que as canções de tal EP são menos pesadas e mais festivas, com seu refrão grudento e o riffzão perfeito para segurar a air guitar em seu quarto. Em "Dias Ruins", Igor mostra seu talento com o slide guitar, fazendo um solo maluquíssimo, mas muito bom, em uma canção com grandes inspirações no Southern Rock. 

Igor Van der Waal

Segue-se "Caronte", belíssima faixa instrumental, totalmente acústica e bebida nas fontes de Jimmy Page e cia., a veloz "Bonecos de Madeira E Algodão", com a pancadaria comendo através da bateria de Diogo, outro solo fantástico de Igor, que carrega de efeitos em sua voz, e "Garota Você Sabe O Que Eu Quero de Você", outra canção que está presente em Certezas, sendo um rock embalado e distante do que apareceu nas faixas anteriores. 

A reta final do CD contém o blues "Por quê !!?!!", também saído das fontes do Led Zeppelin, com um refrão muito legal e criativo, a viajante "Javali", voltando para as raízes stoner com muita força, exaltando dessa vez o baixão de Yuri e mais um refrão bastante criativo ("Javali, mas já não valho nada"), e "Mais Além", longa faixa com quase nove minutos de duração abrindo com uma majestosa introdução acústica e diversas variações entre momentos pesados e outros mais leves, mas sempre com a pegada stoner presente em todos os momentos, principalmente no fantástico solo dessa que é sem dúvidas a grande obra de Cattarse.

Yuri van der Waal

Ficaram fora do CD curiosamente a faixa que  batizou o primeiro EP da banda e "Consigo Te Escutar", as quais poderiam sim estar presentes na obra final, já que o tempo do CD é de aproximadamente 50 minutos, valendo cada segundo da audição principalmente para os fãs de stoner rock. Como uma dica final, talvez a Cattarse poderia deixar a voz de Igor sem os efeitos. O músico possui uma voz perfeita para o estilo, e o excesso dos efeitos nos vocais acabam não ajudando a mostrar mais uma das diversas qualidades que o trio tem. E também acredito que investir mais nas canções acústicas também não fará mal algum. 

Esse belo álbum está para download gratuito no site oficial do trio (junto com o EP Certezas), o que torna ainda mais obrigatória a sua audição, pois material com a qualidade do que a Cattarse apresenta, de forma gratuita, não pode de jeito nenhum passar em vão, e servirá para você conhecer aquela que atualmente é a melhor banda de stoner rock de nosso país. 

Diogo Stolfo
Track list

1. Amanhã A Gente Se Vê
2. Entre Os Dentes
3. Salamandra
4. Ilusão Confusa
5. Dias Ruins
6. Caronte
7. Bonecos de Madeira E Algodão
8. Garota Você Sabe O Que Eu Quero De Você
9. Por quê !!?!!
10. Javali
11. Mais Além

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...