O músico gaúcho Gilberto Franco lançou esse ano seu sexto CD, Agora, e comprova cada vez mais como existem ótimos artistas que deveriam ser apresentados ao grande público, ao contrário de aberrações como Naldo, MC Catra, MC Koringa, entre outros.
Nascido na cidade de Santa Maria, Gilberto é um cigano musical, tendo percorrido várias cidades e sendo um exímio multiinstrumentista, já que toca piano, sintetizadores, violão, guitarra e vibrafone com ótima qualidade. Em 1972, mudou-se para a cidade gaúcha de Santa Cruz, aonde começou a tocar música, destacando uma participação no grupo Harpas (ao lado de Veco Marques, do grupo Nenhum de Nós).
Nos anos 80, virou músico amador na cidade de Pelotas, e em seguida, foi mostrar suas qualidades musicais na pequena Dom Pedrito, na região da campanha gaúcha, cidade onde vive até hoje. Somente nos anos 90 que conseguiu lançar seu primeiro disco solo, Elementos, tendo a participação de Paula Nozzari na bateria (Cidadão Quem) e diversos outros músicos da região sul do país. O segundo álbum, Passageiro, veio em 2001, trazendo novamente uma lista interessante de convidados, destacando Veco Marques. Vieram Essência (2006) e Força Vital (2009), e então, Agora, o primeiro álbum totalmente instrumental da carreira de Gilberto.
Como sempre, acompanhado de uma série de convidados, Gilberto faz um som simples, sem virtuosismo, que vai da bossa-nova ao jazz-rock com muita naturalidade, soando redondinho e destacando a participação de Neco Eildelwein tocando saxofone em "Groovy Cafe", faixa que conta com a colaboração do baterista Prairie Prince (Journey) e Keith Graves no baixo. Graves também aparece na bonita "Aprendendo a Sonhar (Somaio Rock)", que tem também a participação do eterno amigo Veco Marques. Já "Amor Até o Final" conta com a violoncelista londrina Petra Gent.
Os pontos altos ficam por conta de "Sonata Avantgarde Opus n° 6", com mais de oito minutos de exploração da guitarra e dos sintetizadores, remetendo-nos facilmente ao rock progressivo feito no Brasil durante a década de 80, e da sensacional "Tão Longe, Tão Perto", uma balada valsa com Neco dando show na flauta.
Uma mistura musical brasileira, chamada pelo próprio concebedor da criatura de 'fusion Brasil", e que pode ser encontrada nas lojas e também pelo e-mail gilbertofranconline@gmail.com.
E compartilho a frase deixada por Gilberto quando do lançamento do álbum: "Agora é para sempre!".
Track list
1. Groovy Cafe
2. Aprendendo a Sonhar (Somaio Rock)
3. Aura Boêmia
4. Agora
5. Amor Até o Final
6. Sonata Avantgarde Opuns N° 6
7. Tão Longe, Tão Perto
8. Vôo da Fênix
9. Delícias de Um Mundo Azul
10. Chamado
11. Super Nova Bossa Trio
12. Rádio Kim
13. Essência
14. Estrela da Sorte (bônus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário