quarta-feira, 19 de maio de 2021

Glenn Hughes - The Official Bootleg Box Set Volume Three - 1995 - 2010 [2020]

Encerrando essa pequena série com os boxes que Glenn Hughes lançou recentemente trazendo shows e raridades de sua carreira, apresento hoje The Official Bootleg Box Set Volume Three: 1995 - 2010. Este box segue o padrão do segundo volume, com seis CDs e um pôster-encarte que traz poucas informações pertinentes do que há em cada CD, focando somente nas datas das apresentações, track lists e créditos de composição/registro. Acho bastante lamentável que não exista informações sobre os músicos que participaram nos shows, mas enfim, é um detalhe que talvez seja mais para completistas exigentes como eu.

Quanto a música, bom, é uma sequência do que vieram anteriormente, primeiro box cobre 1994 a 2010 e o segundo de 1993 a 2013. Aqui são quatro shows realizados no Reino Unido no período entre 1995 e 2010, com três deles na Inglaterra e um na Irlanda do Norte.

Os dois primeiros CDs trazem Hughes em uma apresentação no Wulfrun Hall de Wolverhampton, no dia 17 de novembro de 1995.  O show começa com um solo de bateria, o que é relativamente estranho, mas curto, intitulado "Intro", e então, Hughes sobe ao palco com duas canções da carreira solo, "Big Time", faixa que abre o álbum que estava sendo promovido à época, Feel (1995) e "The Liar", do ótimo From Now On (1994). O álbum segue com apenas mais uma canção da carreira solo, a agitadíssima "Push", e clássicos de projetos de Hughes, com "Muscle And Blood" "First Step of Love" e "Coast to Coast" (Hughes/Thrall), "You Are The Music", "Your Love Is Alright" e "Way Back to the Bone" (Trapeze), e claro, Deep Purple rolando através de "This Time Around" (uma introdução vocal fantástica de Hughes, mostrando todas suas qualidades em falsetes emocionantes, e muito sentimento) "You Fool No One", "You Keep On Moving", Gettin' Tighter", "Stormbringer" e "Burn", sendo as cinco últimas justamente as que encerram a apresentação, ou seja, todas presentes no CD 2. 

Apesar de não haver nenhuma canção que não tenha aparecido nos track lists dos boxes anteriores, vale muito ressaltar a quantidade de improvisos e variações que a banda dá em relação aos originais, como por exemplo o bonito solo de teclado em "Coast to Coast" ou as boas passagens de guitarras nas faixas do Trapeze e do Purple, principalmente em "You Fool No One", que apesar de manter a linha original, cria muito em cima do que Blackmore fazia. Isto se torna um ponto bem positivo para quem curte sair da mesmice, e óbvio, para este box. E claro, Hughes está afiadíssimo, mandando ver nas suas improvisações vocais, seja na citada "This Time Around" ou na impressionante revisão de "You keep On Moving". Falando na banda, apesar de não indicado no encarte, Hughes apresenta a mesma antes de "You Fool No One", sendo composta por Dave Patton e George Nastos (guitarras), Ruben Valtierra (teclados), Paul Kirkham (baixo) e Glenn Deitsch (bateria). A qualidade de gravação é regular, bem bootleg mesmo, mas todos os instrumentos estão bem audíveis. Só fica a sensação de estarmos ouvindo o show em um canto qualquer do local, porém com uma parede entre você e as caixas de som. Nada muito prejudicial.

 O CD 3 segue na turnê de 1995, agora no dia seguinte, com o show no Astoria 2 em Londres. O repertório é praticamente o mesmo dos CDs 1 e 2, retirando "The Liar", "This Time Around" e "You Keep On Moving", e a gravação também é de uma qualidade interessante, apesar de aqui o baixo estar mais inaudível. Improvisos e muito feeling é transmitido de cima do palco pela mesma banda (óbvio, o show é no dia seguinte, mas de qualquer forma, Hughes a apresenta aos fãs), e particularmente, não sei a necessidade de em uma caixa que propagandeia 1995-2010 serem colocados dois shows seguidos da mesma turnê. Vale ainda lembrar que canções apresentadas dias antes, no show de Glasgow em 8 de novembro, estão presentes como bônus no CD 3 do segundo volume, e lá eu ressalto que a qualidade de gravação é ruim, mas vale pela raridade. Bom, aqui, os três primeiros CDs tem uma qualidade de gravação bem melhor, então, as raridades das bônus de A Dino in Gino que entraram no segundo box caem por terra. 

No CD 4, aquele show mais intimista com Hughes tocando violão e que já apareceu nos outros boxes também se faz presente, com a apresentação no dia 3 de maio de 2008 em Bedford, Reino Unido, durante a convenção de fãs do Deep Purple. Hughes está acompanhado de Anders Olinder nos teclados, e claro, emociona os fãs mandando ver  um repertório muuuuuuuuito diversificado. Curioso que apesar de ser uma convenção de fãs do Purple, somente cinco das doze canções são dos ingleses, a saber "Mistreated" (mais de doze minuts de Hughes mandando ver nos acordes do riff e improvisando demais com a voz, sensacional!!!!), "This Time Around", "You Keep On Moving", "Stormbringer" e uma lindíssima revisão para "Holy Man", perfeita para a ocasião. Outro grande destaques vai para "Coast To Coast", com Hughes brilhando ao violão, e com um falsete incrível ao final, ovacionado pelos presentes.

Hughes está muito à vontade, conversando com os fãs, explicando um pouco de seu período no Purple, seus conflitos com Ritchie Blackmore, e como o Trapeze é o seu bebê, apesar de toda a importância que o Deep Purple tem para sua vida. É muito bom ouvir ele além do habitual baixo e voz, tocando seu violão como um grande guitarrista. Logo no início, ele diz que escolheu as canções para tocar que significam muito para ele, como por exemplo a encantadora versão de "Nights in White Satin" dos Moody Blues, similar a que aparece no primeiro box desta série, e diferente da linda versão presente em Music For The Divine (2006), e principalmente "I Found A Woman", quase nunca apresentada ao vivo, e pertencente a excelente Play Me Out (1977), que já vale muito a presença aqui. Outra que Hughes resgata de Play Me Out é a belíssima "It's About Time", que é seguida por uma irreparável e surpreendente versão para "Seaful" (Trapeze), que somente com violão, teclados e a voz de Hughes coloca o ouvinte de quatro! Outra grande surpresa é o resgate de "Will Our Love End", faixa obscura de You Are The Music, We're Just the Band (Trapeze), e que encaixou muito bem no conceito acústico proposto por Hughes. A qualidade da gravação é excelente, como se a dupla estivesse em nossa sala, sendo este CD com certeza o ponto alto desta caixa.

Por fim, os dois últimos CDs são de uma apresentação em Belfast, Irlanda do Norte, no dia 9 de outubro de 2010. Para quem esteve nas apresentações que Hughes fez no país em dezembro daquele ano (semanas depois desta apresentação), ficará uma bela sensação de nostalgia, e também de enganação, já que o repertório apresentado nos shows pelo Brasil é uma versão enxuta das 14 canções que estão no quinto e sexto CDs deste box. O set concentra-se na carreira solo de Hughes, o que achei bastante interessante perante os demais boxes, pois é uma das poucas mídias em todos os três boxes que mais da metade das músicas não são de Purple, Trapeze ou Hughes/Thrall. A soma destes projetos entrega seis canções. Do Purple, Hughes resgata a linda "Sail Away", obscura dentro de tantos clássicos de brilho em Burn, e a faixa-título deste que certamente é o principal álbum da Mark III, e só! Ambas, aliás, com interpretações muito fieis aos originais. Já dos demais projetos de Hughes, temos apenas "Muscle and Blood" (Hughes/Thrall) e "Medusa" (lindíssima e pesada, conforme o original), "Keepin' Time" e "Touch My Life" (Trapeze), todas seguindo as harmonias e melodias originais, mas claro, com Hughes sempre improvisando aqui e acolá, principalmente a surpreendente "Keepin' Time", que supera os doze minutos de duração, principalmente pelos solos de bateria e de baixo, onde Hughes pisoteia o wah-wah sem piedade, além de "Sail Away", que chega aos 9 minutos.

As demais oito faixas são da carreira solo do inglês, e assim, passeamos pelos seus álbuns dos anos 90 e 2000, com o peso sufocante de "Addiction" (Addiction - 1996), a pancada "You Kill Me" (The Way It Is - 1999), "Can't Stop The Flood" (Building the Machine - 2001), "Don't Let Me Bleed" (show vocal de Hughes, abusando de diversas técnicas), "Orion" e "Soul Mover" (Soul Mover - 2004), os embalos de "Steppin' On" (Music For The Divine - 2006), recheada de improvisos, e o swingue espancante de "Crave", única música do álbum que estava sendo promovido à época, First Underground Nuclear Kitchen (2008). Naquela turnê, Hughes estava ao lado de Søren Andersen (guitarras), Anders Olinder (teclados) e Pontus Engborg (bateria), conforme ele anuncía ao final de "Soul Mover", já que aqui nem o site de Hughes comunica qual a formação. A qualidade de gravação é excelente, com todos os instrumentos muito destacados e nítidos, o que eleva ainda mais os pontos deste box, que dos três que aqui apresentei, apesar de ter menos material diversificado, e havendo repetição quase completa do track list nos dois primeiros shows, em termos do que você ouve é o melhor. Claro, há poucas raridades, como a quantidade de canções solo no show de 2010 ou a participação na conferência dos fãs de Purple em 2008, mas se você quer escolher apenas um dos boxes para comprar, vá nesse sem medo.

Track list

CD 1 Wulfrun Hall, Wolverhampton, UK 17th November 1995 (Part 1)

1.1 Intro

1.2 Big Time

1.3 The Liar

1.4 Muscle And Blood

1.5 You Are The Music

1.6 Your Love Is Alright

1.7 Push

1.8 This Time Around

1.9 Coast To Coast

CD 2 Wulfrun Hall, Wolverhampton, UK 17th November 1995 (Part 2)

2.1 Way Back To The Bone

2.2 First Step Of Love

2.3 You Fool No One

2.4 You Keep On Moving

2.5 Gettin' Tighter

2.6 Stormbringer

2.7 Burn

CD 3 Astoria 2, London, UK 18th Novermber 1995

3.1 Big Time

3.2 Muscle And Blood

3.3 You Are The Music

3.4 Your Love Is Alright

3.5 Push

3.6 Coast To Coast

3.7 Way Back To The Bone

3.8 First Step Of Love

3.9 You Fool No One

3.10 Gettin' Tighter

3.11 Stormbringer

3.12 Burn

CD 4 Esquires, Bedford, UK 3rd May 2008

4.1 Coast To Coast

4.2 I Found A Woman

4.3 Mistreated

4.4 It's About Time

4.5 Seafull

4.6 This Time Around / Owed To "G"

4.7 Will Our Love End

4.8 Nights In White Satin

4.9 Don't Let Me Bleed

4.10 Holy Man

4.11 You Keep On Moving

4.12 Stormbringer

CD 5 Spring & Airbrake, Belfast, N.I. 9th October 2010 (Part 1)

5.1 Muscle And Blood

5.2 Touch My Life

5.3 Orion

5.4 Sail Away

5.5 Medusa

5.6 You Kill Me

5.7 Can't Stop The Flood

5.8 Crave

5.9 Don't Let Me Bleed

CD 6 Spring & Airbrake, Belfast, N.I. 9th October 2010 (Part 2)

6.1 Keepin' Time

6.2 Steppin' On

6.3 Soul Mover

6.4 Addiction

6.5 Burn


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...