segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Podcast Grandes Nomes do Rock #2: Thin Lizzy





Por Mairon Machado (Publicado originalmente no blog Consultoria do Rock)

O segundo podcast Grandes Nomes do Rock irá narrar a história de uma das maiores bandas de rock da Irlanda, o Thin Lizzy, apresentando desde as bandas onde alguns membros importantes do grupo foram revelados, grandes bandas homenageando Thin Lizzy e bandas por onde alguns membros do Thin Lizzy passaram.
Surgido das entranhas de dois grandes monstros irlandeses, os grupos Them e Skid Row, o Thin Lizzy tem suas origens em uma fria noite de dezembro de 1969, quando Eric Bell (guitarras) e Eric Wrixon (teclados) estavam em um pub irlandês assistindo a um grupo chamado Orphanage Band, que continha nos vocais Phil Lynott e na bateria Brian Downey.

Os dois Erics haviam passado pelo grupo Them, enquanto Lynott havia feito gravações com o Skid Row de seu amigo Gary Moore (guitarra). Bastou aquela apresentação da Orphanage para Bell convidar a dupla Lynott/Downey, e assim surgia o Thin Lizzy.

Pouco tempo depois do grupo assinar um contrato com a gravadora Decca, Wrixon saiu da banda, e assim, Lynott assumiu o baixo, com o Thin Lizzy transformando-se em um poderoso power trio, que lançou os álbuns Thin Lizzy (1971),  Shades of a Blue Orphanage (1972) e Vagabonds of the Western World (1973). Ainda em 73, o Thin Lizzy mudou de nome para Funky Junction. Isso por que no contrato com a Decca estava previsto uma gravação de um álbum da banda em homenagem ao Deep Purple. Então, com a adição do tecladista Elmer Fudd, a Funky Junction lançou o álbum Funky Junction Plays A Tribute to Deep Purple.

Bell saiu da banda no final de 73, sendo temporariamente substituído por Gary Moore. A banda mudou de gravadora, assinando com a Vertigo, e é com Brian Robertson e Scott Gorham nas guitarras que o Thin Lizzy alcança o status de super grupo, e esse time lança os excelentes Nightlife (1974), Fighting (1975), Jailbreak (1976), Johnny The Fox (1976) e Bad Reputation (1977), culminando então com o fantástico ao vivo Live & Dangerous (1978).


Formação clássica do Thin Lizzy (1976): 
Brian Downey, Brian Robertson, Scott Gorham e Phil Lynott

Após o lançamento de Live & Dangerous, Robertson saiu do Thin Lizzy, com Moore então assumindo novamente as guitarras e gravando o álbum Black Rose: A Rock Legend (1979) Vieram ainda Chinatown (1980) e Renegade (1981), ambos tendo Snowy White no lugar de Moore e a adição do tecladista Darren Wharton, com o Thin Lizzy encerrando as atividades de estúdio no álbum Thunder and Lightning (1983), o qual trazia John Sykes no lugar de White, e fazendo uma longa turnê  que contou com a participação de todos os membros que passaram pelo Lizzy (menos White), a qual ficou registrada no álbum Live Life (1983).

Thin Lizzy 2010: Scott Gorham, Marco Mendoza, Vivian Campbell,
Ricky Warwick, Darren Wharton e Brian Downey

O excesso de drogas por parte de Lynott foi o principal fator para o fim precário da Thin Lizzy. O baixista e cantor ainda tentou seguir carreira solo, lançando dois álbuns, mas acabou falecendo no dia 04 de janeiro de 1986 devido a complicações por causa do constante uso de drogas pesadas.

O Thin Lizzy após isso voltou por várias vezes fazendo shows em homenagem a Lynott, tendo como principal volta em 2006, quando Sykes assumiu o posto de homem de frente da banda. Hoje, em 2011, o Thin Lizzy está excursionando pela europa com Vivian Campbell (Def Leppard, ex-Dio) nas guitarras, além de vários integrantes que passaram pela curta, mas porém repleta de nomes, carreira do Thin Lizzy.


Track list do Podcast # 01 - Grand Funk Railroad

Bloco 01
Abertura: "T. N. U. C." [do álbum Live: The 1971 Tour - 2002]
"Homer Simpson" [do episódio Homer, O Rei do Festival, sétima temporada, 1996]
"Are You Ready" [do álbum Live Album - 1970]
"Paranoid" [do álbum 30 Years of Funk - 1999]
"Aimless Lady" [do álbum Closer To Home - 1970]
"Loneliness" [do álbum E Pluribus Funk - 1971]

Bloco 02
Abertura: "I Can Feel Him In The Morning" [do álbum Survival - 1971]
"Locomotion" [do single The Loco-Motion - 1962 (Little Eva)]
"Some Kind of Wonderful" [do single Some Kind Of Wonderful - 1967 (Soul Six Brothers)]
"Inside Looking Out" [do single Inside Looking Out - 1966 (The Animals)]
"Feelin' Alright" [do álbum Traffic - 1968 (Traffic)]
"Gimme Shelter" [do álbum Let It Bleed - 1969 (Rolling Stones)]
Bloco 03
Abertura: "Footstompin' Music" [do álbum Caught In the Act - 1975]
"Release Your Love" [do álbum Good Singin', Good Playin' - 1976]
"Can You Do It" [do álbum Good Singin', Good Playin' - 1976]
"1976" [do álbum Good Singin', Good Playin' - 1976]
"Rubberneck" [bônus do álbum Good Singin', Good Playin' - 1976] 

 Bloco 04
Abertura: "Out to Get You" [do álbum Good Singin', Good Playin' - 1976]
"Closer To Home" [do single Sole Survivor - 1995 (Helloween)]
"We're An American Band" [do álbum The Best of Poison: 20 Years of Rock - 2006 (Poison)]
"Love Gun" [do bootleg Monsters of Rock São Paulo 1994 - 1994 (Kiss)]
Encerramento: "Sally" [do álbum Born To Die - 1976]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...