Por Mairon Machado (Publicado originalmente no blog Consultoria do Rock)
O podcast Grandes Nomes do Rock dessa semana apresentará a primeira parte em homenagem a David Bowie, narrando a carreira do cantor desde 1967 a 1975.
David Robert Jones nasceu em 08 de janeiro de 1947, e se interessou por música desde cedo. Aos 5 anos já tinha lições de piano, e aos 8, de saxofone e violão. Em 1964, fundou sua primeira banda, os King Bees, que lançaram apenas um compacto de sucesso zero. Por sugestões de amigos e empresários, David mudou seu sobrenome para David Bowie, já que David Jones era um dos líderes de uma famosa banda dos anos 60, os Monkees. Bowie era exatamente a marca da faca que acabara deixando uma marca registrada na carreira de Bowie, uma espécie de "olho de vidro", pois quando adolescente, em uma briga, agrediram-o com a faca que acabou abalando as estruturas da córnea do olho de Bowie.
David Robert Jones nasceu em 08 de janeiro de 1947, e se interessou por música desde cedo. Aos 5 anos já tinha lições de piano, e aos 8, de saxofone e violão. Em 1964, fundou sua primeira banda, os King Bees, que lançaram apenas um compacto de sucesso zero. Por sugestões de amigos e empresários, David mudou seu sobrenome para David Bowie, já que David Jones era um dos líderes de uma famosa banda dos anos 60, os Monkees. Bowie era exatamente a marca da faca que acabara deixando uma marca registrada na carreira de Bowie, uma espécie de "olho de vidro", pois quando adolescente, em uma briga, agrediram-o com a faca que acabou abalando as estruturas da córnea do olho de Bowie.
Bowie na época de Space Oddity |
O cantor assinou contrato com a Deram Records e lançou seu primeiro LP em 1967, muito influenciado pela onda beat, e tendo várias canções com orquestrações. Em 1969, com Rick Wakeman nos teclados e produção de Tony Visconti, lançou o segundo álbum, Space Oddity (ou Man of Words/Man of Music), um tratado de manisfestos inspirado nas obras de Bob Dylan, onde o principal destaque foi a faixa-título, uma obra prima que senta o ferro na Guerra Espacial dos anos 60.
Bowie como Ziggy |
Vieram ainda The Man Who Sold the World e Hunky Dory, ambos de 1971, com uma sonoridade já mais pesada e tendo como banda de acompanhamento Mick Ronson (guitarras), Woody Woodmansey (bateria), Tony Visconti (baixo) e Rick Wakeman (teclados). Dessa banda, Ronson, Woodmansey (agora como Mick Woodmansey) e mais Trevor Bolder (baixo) fariam parte dos Spiders from Mars, o grupo de apoio do personagem Ziggy Stardust. É com esse personagem que Bowie alcança o status de estrela do rock, definindo ao mundo o estilo Glam Rock e fazendo do LP The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, lançado em 1972, o álbum mais importante da década de 70, no mesmo nível que Sgt, Pepper's Lonely Hearts Club Band fora em 1967.
Ziggy era um astro do rock marciano, que na Terra, alcançara o estrelato tocando guitarra com a mão-esquerda, tendo posição bissexual e exibindo um traje com roupas coladas ao corpo, tintura na face e nos cabelos e muita, mas muita polêmica. Em 1973, Ziggy cometeu suícidio em pleno palco, e Bowie criava um novo personagem, Alladin Sane. Bowie assim ganhava o apelido de Camaleão do Rock, devido as várias faces que assumiria dali em diante.
Com Alladin e os Spiders, lançou Alladin Sane (1973), um álbum bem mais rock'n'roll, com forte influência dos Rolling Stones. Com Aynsley Dunbar no lugar de Woodmansey, lança Diamond Dogs (1974), um álbum baseado na obra "1984", de George Orwell. Um álbum excelnte, com experimentações e ótimas letras, que ficou registrado por ser o último álbum do Spiders from Mars. David partiu para uma longa turnê que culminou no álbum David Live (1974), mudando-se então para os Estados Unidos, onde consolidaria sua carreira em uma forma totalmente diferente do que fizera até então, como veremos na segunda edição.
Ziggy era um astro do rock marciano, que na Terra, alcançara o estrelato tocando guitarra com a mão-esquerda, tendo posição bissexual e exibindo um traje com roupas coladas ao corpo, tintura na face e nos cabelos e muita, mas muita polêmica. Em 1973, Ziggy cometeu suícidio em pleno palco, e Bowie criava um novo personagem, Alladin Sane. Bowie assim ganhava o apelido de Camaleão do Rock, devido as várias faces que assumiria dali em diante.
Com Alladin e os Spiders, lançou Alladin Sane (1973), um álbum bem mais rock'n'roll, com forte influência dos Rolling Stones. Com Aynsley Dunbar no lugar de Woodmansey, lança Diamond Dogs (1974), um álbum baseado na obra "1984", de George Orwell. Um álbum excelnte, com experimentações e ótimas letras, que ficou registrado por ser o último álbum do Spiders from Mars. David partiu para uma longa turnê que culminou no álbum David Live (1974), mudando-se então para os Estados Unidos, onde consolidaria sua carreira em uma forma totalmente diferente do que fizera até então, como veremos na segunda edição.
Discos de Bowie entre 1967 e 1974 |
Track list do Podcast # 03 - Covers
Bloco 01
Abertura: Moby Dick [do álbum Make A Difference Foundation: Stairway to Heaven/Highway to Hell - 1989 (Drum Madness)]
Johnny B. Goode [do álbum Ram It Down - 1988 (Judas Priest)]
Cum On Feel the Noize [do álbum Metal Health - 1983 (Quiet Riot)]
Aces High [do álbum Wages of Sin - 2001 (Arch Enemy)]
My Generation [do EP Lord of the Flies - 1995 (Iron Maiden)]
I Don't Mind [do álbum My Generation - 1965 (The Who)]
Bloco 02
All Along the Watchtower [do álbum Electric Ladyland - 1968 (Jimi Hendrix)]
Heaven and Hell [do álbum Magic: A Tribute to Ronnie James Dio - 2010 (Manowar)]
Sheep [do álbum Dark Side of the Moon: Official Bootleg - 2006 (Dream Theater)]
The Court of the Crimson King [do álbum Killing Ground - 2001 (Saxon)]
All Along the Watchtower [do álbum Electric Ladyland - 1968 (Jimi Hendrix)]
Heaven and Hell [do álbum Magic: A Tribute to Ronnie James Dio - 2010 (Manowar)]
Sheep [do álbum Dark Side of the Moon: Official Bootleg - 2006 (Dream Theater)]
The Court of the Crimson King [do álbum Killing Ground - 2001 (Saxon)]
Bloco 03
With A Little Help From My Friends [do álbum With A Little Help From My Friends - 1968 (Joe Cocker)]
Every Little Thing [do álbum Beyond & Before: BBC Recordings 1969-70 - 1998 (Yes)]
Bad Boy [do bootleg New in Town - 1973 (Rush)]
Lady Madonna [do álbum A Banda Tropicalista do Duprat - 1968 (Mutantes)]
Nowhere Man [do álbum One Live Night - 1995 (Dokken)]
Bloco 04
Abertura: Ol' 55 [do álbum On the Border - 1974 (Eagles)]
Fortunate Son [do álbum July 11 03 Mansfield, Massachusetts - 2003 (Pearl Jam)]
God of Thunder [do álbum Sons of Satan Praise the Lord - 2002 (Entombed)]
Do You Remember Rock n' Roll Radio [do álbum We're A Happy Family - 2003 (Kiss)]
When I Was Young [do álbum Acid Eaters - 1993 (Ramones)]
Shapes of Things (To Come) [do álbum We Want Moore! - 1984 (Gary Moore)]
Abertura: Ol' 55 [do álbum On the Border - 1974 (Eagles)]
Fortunate Son [do álbum July 11 03 Mansfield, Massachusetts - 2003 (Pearl Jam)]
God of Thunder [do álbum Sons of Satan Praise the Lord - 2002 (Entombed)]
Do You Remember Rock n' Roll Radio [do álbum We're A Happy Family - 2003 (Kiss)]
When I Was Young [do álbum Acid Eaters - 1993 (Ramones)]
Shapes of Things (To Come) [do álbum We Want Moore! - 1984 (Gary Moore)]
Encerramento: Knockin' On Heaven's Door [do bootleg Live at Rock in Rio III - 2001 (Guns N' Roses)]
Nenhum comentário:
Postar um comentário