segunda-feira, 22 de abril de 2013

Coletânea - Hellstouch [2012]

capa hells - baixa

No ano passado, a gravadora Shinigami Records, apoiando o metal nacional, lançou uma interessante coletânea com diversas bandas do gênero em nosso país tupiniquim. No total, são doze bandas que apresentam seu trabalho ao público, algumas recebendo um pouco mais de espaço do que outras. Em ordem alfabética, informo alguns destaques sobre as respectivas bandas.

Cruscifire: Banda paulista, formada por Caio Angelotti (guitarra), Victor Angelotti (baixo, vocais) e Victor Nabuco (bateria), apresenta um bom instrumental, mas o vocal é muito difícil de se ouvir. Possuem um disco oficial, lançado em 2010 e batizado de Chaos Season.

Hellpath: O grupo paranaense possui um instrumental trabalhado, ótima mixagem, e vocais guturais audíveis. Formado por Thiago Müller (vocal) Richard Alexsander (guitarra) Tadeu de Oliveira (guitarra solo) William da Cruz (baixo) Rodolfo Pacheco (bateria), o grupo ainda não possui lançamentos oficiais.

Hocnis: Este grupo mineiro, formado por Canabrava (baixo), Luiz Toledo (bateria), Carlos Moonchild (vocais) e Igor Pödrão (guitarras), capricha no instrumental, destacando bateria e guitarra. Ainda não possui nenhum full lenght.

Imminent Attack: O grupo paulista lançou seu primeiro álbum no ano passado, batizado de Deliver Us from Ourselves. O som de Dinho (vocais), Ivan Caveirinha (guitarras), Jonas Guedes (baixo) e André Alien (bateria) lembra Venom pela pancadaria, mas não gostei da mixagem do vocal.
130501

Mother Zombie
Mother Zombie: Mais um grupo paulista, esse sem tanta agressividade que as bandas anteriores, e que para mim é a melhor do CD, com um som moderno e acessível. Formado por Julio Buzoli (vocais), João Pacheco (guitarra), Arthur Pacheco (guitarra), Rodrigo Cândido (baixo) e Murilo Martins (bateria), o grupo com certeza irá fazer sucesso em breve, sendo que até o momento, o grupo já gravou dois EPs.

Mud Lake: Outro grupo paulista, e igualmente muito bom. O som lembra bastante o metal da NWOBHM, principalmente pelo estilo Dickinson do vocalista cantar. A canção que entrou no CD irá atiçar os ouvidos dos seguidores do estilo, e faz parte de um ambicioso projeto conceitual que o grupo está gravando. Na formação, estão Samuel Barbizan (vocal), Junior Frascá (guitarra), Diego Pena (guitarra), Charleston Molina (baixo) e Gerson Damato (bateria).

Prey of Chaos: O trio paulista, formado por X (bateria), Japa (guitarra, vocais) e Jarrão (baixo, vocais), tem um som parecido com o Cruscifire, mas sem o mesmo vigor na parte instrumental, e com o vocal extremamente gutural.

Puppets from Hell: Boa banda, mais pesada que as demais, e destacando a bela linha de trabalho instrumental. O sexteto vem do Rio de Janeiro, e é formado por Danilo Botelho (vocais), Yuri Hildebrand (baixo), Léo Medeiros (guitarras), David Jozef (guitarras), Eduardo Cesario (bateria) e Nicholas Nunes (samplers).

Rattle: O grupo baiano apresenta um ótimo instrumental, muito bem trabalhado e com o baixo bem audível. Vocal gutural audível e compreensível. Bom destaque no CD. Na formação, estão Henrique Coqueiro (guitarras), Gustavo Martins (guitarras), Val Oliveira (vocais), Eric Ecllypsah (baixo) e Rodrigo Macedo (bateria). Gravaram apenas um split e um EP até o presente momento.
rhevan1111-893x600

Rhevan

Rhevan: Com dois lançamentos oficiais na praça (Perpetually, de 2009; One More Last Attempt, de 2012), esse é o grupo mais maduro nessa coletânea. O som lembra o Nightwish, principalmente pelos vocais de Dani Navarro. Fãs do grupo finlandês certamente irão se encontrar na proposta do pessoal de Mato Grosso do Sul, que ainda conta com Aldo Carmine (baixo), Matheus Mattos (bateria), Thiago Azevedo (guitarra, vocais) e Gleydson Keyler (guitarras). Gostei bastante desse grupo e acabei indo atrás de mais material. daí me deparei com isso aqui. Tirem suas conclusões ...

Severe Disgrace: Os cariocas fazem um som que lembra muito o Carcass. Boa banda, com um instrumental bem trabalhado. Na formação, estão Danilo Macedo (vocais e guitarras), Leonam Costa (baixo, vocais) e Vitor Macedo (bateria)

This Grace Found: Por fim, outro grupo paulista, com um som moderno demais para mim, na linha do System of Down. Na formação, Luiz Artur (vocais), Lucas Godoy (guitarra), Gabriel Godoy (baixo) e Marcus Dotta (bateria).

Parabéns à Shinigami por esse apoio, e sucesso para as bandas do CD. Talento a maioria demonstrou ter, e tomara que consigam uma luz para iluminá-los em suas trajetórias, já que o mercado está cada vez mais concorrido.

Track list

1. Black Candle Light (Cruscifire)
2. Last March (Cruscifire)
3. Liar (Hellpath)
5. Splact (Imminent Attack)
6. Noise For Nothing (Imminent Attack)
8. Suicide Town (Mother Zombie)
9. The Darkness Behind the Light (Mud Lake)
10. Forgotten by God (Prey of Chaos)
11. Grinding Brains (Prey of Chaos)
12. Chased by Words (Puppets from Hell)
14. Call of Duty (Rattle)
15. Embodiment of Evil (Rattle)
16. Horror Park (Rhevan)
18. Dark World (Severe Disgrace)
19. World Collapse (This Grace Found)
20. Your Life Remains the Same (This Grace Found)

2 comentários:

  1. So corrigindo: a formação da RATTLE na coletânea é a mesma atual e ja tem quase dois anos: Val Oliveira (voz), Henrique Coqueiro (guitar), Daniel Iannini (baixo) e Luciano Silva (bateria)... A formaçao citada no review foi no primeiro semestre de 2011 apenas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Val, perdoe pelo erro. Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...