segunda-feira, 8 de abril de 2013

Los Hermanos - Los Hermanos [2012]




No ano de 2012, o retorno aos palcos do grupo carioca Los Hermanos, para comemorar seus quinze anos de formação, foi celebrado e visto por milhares de pessoas, inclusive com o Consultoria do Rock cobriu dois shows da turnê comemorativa, os quais foram realizados nas datas de 12 e 13 de maio em Porto Alegre. 

Mas não foram só os shows que marcaram o retorno (apesar de temporário) do quarteto formado por Marcelo Camelo (vocais, guitarra, baixo, percussão), Rodrigo Amarante (vocais, guitarra, baixo, percussão, flauta), Rodrigo Barba (bateria) e Bruno Medina (teclados). 

A gravadora Polysom, através da série Clássicos em Vinil 180 gr, lançou no mercado a caixa Los Hermanos, que contém nada mais nada menos que os cinco CDs oficiais do grupo no formato LP, distribuídos em cinco vinis, sendo três deles duplo, e com todos os LPs de estúdio trazendo encarte com as letras.



Os cinco LPs da caixa Los Hermanos

Com a prensagem em 180 gr, o som torna-se muito mais claro, e assim, podem ser conferidas as pérolas que o grupo lançou no final dos anos 90 e início dos anos 2000, levantando a carreira do grupo e garantindo o status como uma das principais bandas da era moderna no rock nacional.



Los Hermanos

O vinil de Los Hermanos (1999) apresenta a clássica "Anna Julia", e vem no formato simples, até mesmo por possuir pouco mais de trinta minutos de duração. Mantendo a arte original, inclusive com o selo do CD sendo o selo do LP, é uma pancadaria atrás da outra, do qual destacam-se "Tenha Dó", "Pierrot", "Azedume", "Bárbara" e "Lágrimas Sofridas". Apesar de "Anna Julia" e "Primavera" terem virado hits na época, não condizem com a potência sonora desse belo álbum. Lembrando que esse é o único álbum do grupo com o baixista Patrick Laplan.



Bloco do Eu Sozinho

Bloco do Eu Sozinho (2001) é outro que mantém a arte original, apesar dos encartes não serem impressos em papel reciclado (como foi com a primeira e rara versão do CD). Inclusive, podemos montar o boneco Clóvis igualzinho como é no CD. Nesse álbum, lançado aqui em formato duplo, a sonoridade do grupo modifica-se, e Amarante ganha espaço. Conhecidas ficaram "Todo Carnaval Tem Seu Fim", "Sentimental", "Retrato Pra Iaiá" e "Fingi Na Hora Rir", mas é possível cavucar preciosidades como "Tão Sozinho" e "A Flor", que nos remetem diretamente ao primeiro álbum, além das belas "Cher Antoine" e "Veja Bem Meu Bem".



Ventura

Ventura (2003) é o mais aclamado dos álbuns do grupo. Lançado depois de muita polêmica (já que o álbum caiu nas redes sociais antes de chegar às lojas), traz clássicos como "O Vencedor", "Cara Estranho", "Último Romance" e "Além do Que Se Vê", e vem acompanhado de diversas canções que tornaram-se presentes nos shows do grupo a partir de então, como "Um Par", "Conversa de Botas Batidas", "A Outra" e "O Velho e o Moço". Particularmente, é nele que está uma das melhores canções do grupo, "Do Lado de Dentro". É com este álbum, aqui também no formato duplo, que o grupo foge de vez da marca "Anna Julia" e conquista um novo mercado entre os jovens do país. Na arte, o bonito barco que era montado com a capa original aparece dentro da capa dupla, inteiro. Óbvio que seria esperar demais o lançamento em vinil para se montar a capa, mas igual, fica uma pontinha de frustração.



4
Se Ventura é o mais aclamado, (2005) é talvez o mais conturbado disco do grupo. Depressivo, na época foi jogado as traças pela imprensa especializada, mas os fãs adoraram a mudança na sonoridade. Tirando as alegres "Paquetá" e "O Vento" (a última chegou a ser tema de abertura da série global Malhação), o resto do disco é uma cortação de pulsos magnífica, que faz do álbum o melhor na carreira do Los Hermanos na opinião desse que vos escreve. Canções como "Horizonte Distante", "Dois Barcos", "Sapato Novo", "Os Pássaros" e "Primeiro Andar" são chocantes, arrepiantes e emocionantes. Uma obra prima que, para quem não conseguiu a versão original lançada em vinil simples em 2005, e que era vendida apenas nos shows, agora pode se esbaldar ouvindo essas pérolas no seu toca discos, também em vinil simples e com a mesma arte.


Na Fundição Progresso - 09 de junho de 2007

Complementa a caixa o álbum Na Fundição Progresso - 09 de junho de 2007 (2008), gravado ao vivo e que marcou o último show do grupo antes da pausa. No CD, ficaram de fora diversas canções que aparecem no DVD, mas mesmo assim, o LP duplo contém joias ao vivo, como Camelo se esgoelando em "Dois Barcos" e "Cara Estranho", e a sensacional "Anna Julia", com a plateia enlouquecida cantando cada palavra da canção.


O único probleminha nessa bela caixa é o salgado preço da mesma. Não sei por que as gravadoras decidiram que vinil é coisa cara, e lançam os mesmos com valores altíssimos. Os cinco LPs foram lançados em edições individuais, e cada um está na média de R$ 80,00 nas lojas. A caixa é possível de ser encontrada por R$ 300,00 em média. Um valor alto, que poderia facilmente ser diminuído, mas, como a tiragem é de apenas 1000 cópias, talvez por isso a Polysom esteja se aproveitando da situação.



Todo o material contido na caixa Los Hermanos

Lembrando que a mesma caixa também saiu em CD, apenas com o DVD de Na Fundição Progresso - 09 de junho de 2007 substituindo o LP de mesmo nome, além dos demais quatro CDs do grupo.


Track list.


Disco 1: Los Hermanos

1. Tenha Dó

2. Descoberta
3. Anna Julia
4. Quem Sabe
5. Pierrot
6. Azedume
7. Lágrimas Sofridas
8. Primavera
9. Vai Embora
10. Sem Ter Você
11. Onze Dias
12. Aline
13. Outro Alguém
14. Bárbara


Disco 2: Bloco do Eu Sozinho

1. Todo Carnaval Tem Seu Fim
2. A Flor
3. Retrato pra Iaiá
4. Assim Será
5. Casa Pré-Fabricada
6. Cadê Teu Suín-?
7. Sentimental
8. Cher Antoine
9. Deixa Estar
10. Mais Uma Canção
11. Fingi Na Hora Rir
12. Veja Bem Meu Bem
13. Tão Sozinho
14. Adeus Você







Disco 3: Ventura

1. Samba a Doir
2. O Vencedor
3. Tá Bom
4. Último Romance
5. Sétimo Andar
6. A Outra
7. Cara Estranho
8. O Velho e o Moço
9. Além do Que Se Vê
10. O Pouco que Sobrou
11. Conversa de Botas Batidas
12. Deixa o Verão
13. Do Lado de Dentro
14. Um Par
15. De Onde Vem a Calma






Disco 4: 4

1. Dois Barcos
2. Primeiro Andar
3.  Fez-se Mar
4. Paquetá
5. Os Pássaros
6. Morena
7. O Vento
8. Horizonte Distante
9. Condicional
10. Sapato Novo
11. Pois É
12. É de Lágrima

Disco 5: Na Fundição Progresso - 09 de julho de 2007

1. Dois Barcos
2. Primeiro Andar
3. Além do Que Se Vê
4. Retrato Pra Iaiá
5. O Vento
6. O Vencedor
7. O Último Romance
8. A Outra
9. O Velho e o Moço
10. Sentimental
11. Cara Estranho
12. A Flor
13. Anna Júlia
14. Todo Carnaval Tem Seu Fim

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...