terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pink Floyd - Dark Side of the Moon: Immersion Box Set [2011]


No dia 26 de setembro de 2011, deu-se início a série “Why Pink Floyd …?”, a qual relançou, em pouco mais de seis meses, o catálogo inteiro do grupo do grupo britânico em diferentes formatos. 

Os lançamentos foram divididos nas fases Discovery, trazendo o álbum original remasterizado, Experience, material gravado ao vivo e/ou demos, relançamento em vinil 180 gr e a Immersion, versão completa contendo todo o material das fases Discovery e Experience, além de material exclusivo, e que até o momento apenas três álbuns receberam essa versão: Dark Side of the Moon (26 de setembro de 2011), Wish You Were Here (07 de novembro de 2011) e The Wall (27 de fevereiro de 2012). A série Discovery saiu no primeiro dia da campanha em álbuns individuais e também em uma caixa única, chamada Pink Floyd Discovery, contendo os quatorze álbuns de estúdio do grupo com nova remasterização e acompanhadas de um livreto com 60 páginas, ilustrado pelo desenhista Storm Thorgerson, responsável por criar a maior parte das ilustrações do Pink Floyd (como as clássicas cenas do filme The Wall, por exemplo).


Discos 5 e 6, Collector's Cards, carta de Roger Waters , ingresso e backstage pass

A versão Immersion de The Wall já foi tratada aqui, e hoje trataremos sobre a versão de Dark Side of the Moon, justificando o tratamento da Immersion pelos atrativos musicais e/ou visuais do box.

Fazendo um breve resumo sobre Dark Side of the Moon, Roger Waters (baixo, vocais), David Gilmour (guitarra, vocais), Nick Mason (bateria) e Rick Wright (teclados, vocais) lançaram esse álbum originalmente em 1973, e revolucionaram a história do rock a partir de então. A inserção de vozes femininas, sintetizadores e programações, junto a uma música de alta qualidade, consagrou clássicos como "Time", "Money" e "Us & Them", isso só para citar alguns. 



O álbum permaneceu por 741 semanas entre os cem mais vendidos na Billboard americana (entre 1973 e 1988), vendendo até a data de hoje um valor estimado de mais de 50 milhões de cópias ao redor do mundo. Portanto, nada mais justo que uma luxuosa caixa como a Immersion.


Bolas de mármore

A caixa em questão possui seis mídias, sendo três CDs, dois DVDs e um Blu-Ray. Diferente da versão de The Wall, o lado musical não é tão atrativo assim. Apesar de a obra registrada em Dark Side of the Moon ser de altíssimo nível, soa incomodativo termos seis mídias diferentes para ouvir sempre o mesmo álbum. 

Sim, é isso que a caixa nos apresenta, Dark Side of the Moon na íntegra, repetido seis vezes. No CD 1, está o álbum na sua versão de estúdio, com uma nova remasterização, e nada mais. O CD 2 é o álbum apresentado em um show no Empire Pool Wembley de Londres, durante a turnê de Dark Side of the Moon, quando o LP era interpretado na íntegra. As canções são em sua maioria em versões maiores, permitindo improvisações e experimentações, principalmente em "Any Colour You Like" e "Money", mas por outro lado, a interpretação para a Maravilhosa "Great Gig in the Sky" peca bastante em relação a versão original.

Daí vem o disco três e começam as decepções. Um DVD somente com o áudio de estúdio em diferentes mixagens é muito pouco. Claro que é interessante brincar com as disposições de áudio oferecidas: 5.1 Surround Sound em 480kbit/s/640kbit/s, versão lançada em 2003; a versão 4.0 Quadrophonic Mix em 480kbit/s/640kbit/s, lançada originalmente em 1973; e LPCM Stereo Mix com remasterização de 2011, em 48 kHz/24bit, que é exatamente a mesma versão que está no CD 1. Uma mídia que cabe diversos minutos gravados ter o mesmo álbum repetido seis vezes, soa como exagero.


Livreto com artes de Storm Thorgerson e as doze artes dos porta-copos


O disco quatro é outro DVD, com bem mais atrativos que o seu antecessor, apesar de não serem muitos. Aqui é apenas vídeo o que rola, ao invés do áudio do disco três, e começa muito bem, com versões ao vivo em Brighton, no ano de 1972, para "Careful With That Axe Eugene" e "Set the Controls for the Heart of the Sun". A primeira foi podada suavemente, mas a segunda está em sua integridade. 

Temos também o documentário Making of The Dark Side of the Moon 2003 (com legendas em português, para aqueles que não são habeis na língua inglesa), narrando um pouco sobre os trabalhos de criação do disco, com entrevista com Roger Waters, David Gilmour, Rick Wright, Nick Mason e Storm Thorgerson, passando música por música em pouco mais de vinte e cinco minutos, e as projeções de tela utilizadas nas turnês britânica, francesa e norte-americana.

As diferenças são poucas, concentrando-se principalmente naquelas que estão presentes em todas as turnês destacadas, que são "Speak to Me", "On the Run", "Time", "Money" e "Eclipse". "The Grea Gig in the Sky" não aparece na turnê britânica, e surge com projeções de fogo na turnê francesa, enquanto na turnê americana as projeções são relativas a água. Aliás, a versão americana é a mais diferente, utilizando mais imagens reais do que ilustrações (como são os casos da parte europeia), e também por incluir projeções em "Us and Them". A maioria das projeções americanas acabaram virando clássicas, e foram resgatadas posteriormente nas turnês de A Momentary Lapse of Reason (1987) e The Division Bell (1994), que ficaram registradas nos vídeos Delicate Sound of Thunder (1988) e P. U. L. S. E. (1995).


Discos 1 a 4, litografia, manta e livro de fotos

O disco 5 é um Blu-Ray trazendo todo o conteúdo dos discos 3 e 4, ou seja, sem nada de novo, e o disco 6 é um CD com a mixagem original das canções de The Dark Side of the Moon,  além das inéditas "The Travel Sequence" e "The Hard Way", a demo de "Us and Them" somente com Wright, a demo de "Money", somente com Waters, e três canções ao vivo em Brighton, 1972 ("The Travel Sequence", "The Mortality Sequence" e "Any Colour You Like". Os discos de 1 a 4 são inseridos dentro da própria caixa, enquanto os discos 5 e 6 possuem envelopes exclusivos para eles.

Por outro lado, a caixona compensa a parte musical com belos atrativos para colecionadores, começando com um livreto de trinta e seis página, ilustradas por Storm Thorgerson, contendo as letras do álbum e diversas imagens inéditas. Também estão presentes um livro de fotos dos integrantes do Floyd, uma litografia com uma arte exclusiva referente à capa do álbum, quatro cartões da série Collector's Cards, com arte e comentários de Thorgerson (inseridos em um envelope exclusivo), réplica do ingresso e backstage pass da turnê de Dark Side of the Moon (inseridos em envelope exclusivo), uma manta para pescoço com a arte da capa do LP, três bolas de mármore (inseridas em uma bolsa exclusiva, remetendo a capa do álbum), doze suportes de copos com as letras P I N K F L O Y D de um lado e artes especiais relativas ao LP do outro lado, um livreto com doze páginas com os créditos da Immersion e uma carta de Roger Waters direcionada aos fãs (inserida em um envelope exclusivo).

O preço é um tanto quanto salgado (em média R$ 200,00 reais em sites de venda como e-bay e amazon), e apesar da parte musical não ser tão convidativa, vale a pena o investimento muito por conta desse material adicional, que para os fãs, sem dúvidas é um grande complemento para um dos melhores discos que a história da música já ouviu.

Todo o material da versão Immersion de Dark Side of the Moon

Track list

Disco 1 (Álbum original com uma nova remasterização)


1. Speak to Me
2. Breathe (In the Air)
3. On the Run
4. Time
5. Great Gig in the Sky
6. Money
7. Us & Them
8. Any Colour You Like
9. Brain Damage
10. Eclipse

Disco 2 (Live at Empire Pool, Wembley, Londres, 1974)

1. Speak to Me
2. Breathe (In the Air)
3. On the Run
4. Time
5. Great Gig in the Sky
6. Money
7. Us & Them
8. Any Colour You Like
9. Brain Damage
10. Eclipse

Disco 3 (DVD-Video - Áudio do álbum original em diferentes mixagens)

5.1 Surround Sound (2003) 480kbit/s/640kbit/s

4.0 Quadrophonic Mix (1973) 480kbit/s/640kbit/s

LPCM Stereo Mix (1973) (2011 Remaster) (48 kHz/24bit) (same as Disc 1)
Disco 4 (DVD-Video - Material inédito e Screens do telão da turnê do álbum)

Careful with That Axe, Eugene (Live in Brighton, 1972)

Set the Controls for the Heart of the Sun (Live in Brighton, 1972)

Making of The Dark Side of the Moon 2003

Concert screen films :

British and French tours, 1974

North American tour, 1975

Disco 5 – (Blu-ray Disc com todo o conteúdo dos discos 3 e 4)

Disco 6 – Previously Unreleased Material

1. Breathe (Previously unreleased early mix of The Dark Side of the Moon)

2. On the Run 
(Previously unreleased early mix of The Dark Side of the Moon)

3. Time 
(Previously unreleased early mix of The Dark Side of the Moon)
4. The Great Gig in the Sky (Previously unreleased early mix of The Dark Side of the Moon)

5. Money 
(Previously unreleased early mix of The Dark Side of the Moon)

6. Us and Them 
(Previously unreleased early mix of The Dark Side of the Moon)

7. Any Colour You Like 
(Previously unreleased early mix of The Dark Side of the Moon)

8. Brain Damage 
(Previously unreleased early mix of The Dark Side of the Moon)

9. Eclipse 
(Previously unreleased early mix of The Dark Side of the Moon)
10. The Hard Way (from the "Household Objects Experiment") 

11. Us and Them (Richard Wright demo)

12. The Travel Sequence (Live in Brighton, 1972)

13. The Mortality Sequence (Live in Brighton, 1972)

14. Any Colour You Like (Live in Brighton, 1972)

15. The Travel Sequence (studio recording)

16. Money (Roger Waters demo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...