segunda-feira, 26 de maio de 2014

Gentle Giant: Memories of Old Days (A Compendium of Curios, Bootlegs, Live Tracks, Rehearsals and Demos, 1975 - 1980) [2013]



Em 1995, os remanescentes do grupo britânico Gentle Giant decidiram  seus baús, afim de resgatar material de qualidade (ou não) e agradar aos fãs (ganhando alguns vinténs em troca) com lançamentos no estilo box set, trazendo novidades, histórias e diversão para todos. 

Assim, em apenas dois anos, chegou ao mercado Under Construction, um álbum duplo com um CD apenas com material inédito e outro CD trazendo demos e ensaios desde o início do grupo, em 1969, até seu término, em 1980.


Detalhes da caixa quíntupla

Sete anos se passaram, e mais poeira foi levantada dos tapetes e armários do gigante gentil, até que em 2004, a segunda caixa de raridades foi lançada, em um formato bem mais apetitoso que seu antecessor. Scraping the Barrel (2004) consiste de quatro CDs muito democráticos, com o primeiro trazendo raridades do primeiro álbum do grupo, Gentle Giant (1970) até Free Hand (1975), o segundo CD tendo material de Free Hand até Civilian (1980), este o último LP lançado pelo grupo, e o terceiro CD com diversos materiais solo ou de projetos que nunca chegaram a vingar. 

O melhor fica por conta do quarto CD, que no formato MP3 e também .jpg, contém imagens e canções raríssimas, com qualidade diversas, mas que totalizam mais de doze horas de audição para os fãs, e que segundo consta no encarte do Box, completava todo o material de raridades ligadas ao Gentle Giant, que se conhecia até aquele momento, tudo em apenas dois Boxes.


Os cinco CDs da caixa

Porém, nove anos depois, inspirada na caixa Scraping the Barrel, eis que a gravadora Chrysalis, responsável pelo lançamento dos últimos seis álbuns do Gigante, resolve reunir algumas canções que ficaram no MP3 de Scraping the Barrel, e depois de vasculhar um pouco suas fitas master, e alguns bootlegs que haviam no mercado, unir esse material em uma bela caixa, com o grandioso título Memories of Old Days (A Compendium of Curios, Bootlegs, Live Tracks, Rehearsals and Demos, 1975 - 1980), que confirma a abrangência de registros obtidos apenas entre 1975 e 1980.

A caixa consiste de cinco CDs, disponibilizados nas antigas caixas para quatro CDs (e não em um box normal, como esperado) e é de excelente apresentação para quem é acostumado com as diabruras que o quinteto Gary Green (guitarras, flautas, violões, percussão), Ray Shulman (baixo, vocais, violão, trompete, violino, percussão), Kerry Minnear (teclados, xilofone, violoncelo, piano, percussão, flauta, vocais), Derek Shulman (vocais, baixo, percussão) e John Weathers (bateria, percussão, xilofone) fazia tanto em estúdio quanto no palco.

Os cinco CDs são bem representativos daquele período do grupo, ou seja Free Hand (1975), Interview (1976) Missing Piece (1977), Giant for a Day (1978) e Civilian (1980), obedecendo a ordem cronológica dos lançamentos desses álbuns.


Encarte, destacando o primeiro CD (acima e abaixo)

O CD 1 abre com sessões de ensaio para Free Hand, originalmente lançadas na caixa Scraping the Barrel. São cinco faixas com ótimo qualidade, que demonstram o trabalho do grupo para construir clássicos como "Just the Same", "On Reflection" e "Free Hand", seguindo por duas canções registradas no Music Hall de Nova Iorque, em outubro de 1975 ("On Reflection" e "Proclamation") e uma no Community Theatre de Berkeley ("Free Hand), todas com qualidade regular, e que haviam saído no bootleg Endless Life, e fechando com as sessões de ensaio para a gravação de Interview, com destaque para as complicadas passagens de "Empty City" e "I Lost My Head", sendo as sete faixas pertencentes aos ensaios de Interview também retiradas de Scraping the Barrel.

No segundo CD, temos um raríssimo momento na carreira dos britânicos, também lançado no MP3 de Scraping the Barrel, que é um ensaio aberto à imprensa para a turnê de The Missing Piece. Com poucos presentes, o grupo mostra sua força, azeitando a máquina que iria avançar pela Europa e Estados Unidos tanto na parte musical como nas luzes e efeitos, e assombra com interpretações impecáveis para as clássicas "Funny Ways", "On Reflection" e "So Sincere", entre outras. Aqui, podemos ouvir claramente - já que a qualidade do som é perfeita - como o quinteto era fenomenal individualmente, tocando com perfeição instrumentos diversos, sendo os melhores exemplos Kerry e Ray, que com naturalidade exibem suas qualidades em instrumentos muito opostos, como citados acima). Só o CD 2 já vale a aquisição da caixinha, mas ainda vem mais. 


Encarte, destacando os CDs 2 e 3

Os ensaios para a gravação de The Missing Piece aparecem no CD 3, e também foram retirados de Scraping the Barrel. São seis faixas, concentrando-se apenas em passagens individuais de guitarra e moog, sem chamar tanta a atenção, deixando para o complemento do CD mais um grande momento do gigante ao vivo, dessa vez em uma apresentação em Cleveland, no ano de 1977, a qual está na íntegra, com qualidade regular, e contendo nada mais que onze faixas, aonde percebemos como o grupo já apresentava o desgaste que iria levar ao seu fim três anos depois. Mesmo assim, é inegável que ouvir "I'm Turning Around", "Two Weeks in Spain" e novamente "Funny Ways" e On Reflection", bem como "For Nobody", ao vivo, sempre traz aquele sorriso ao fã. Esse show foi retirado do bootleg The Mission Face, que saiu de circulação há alguns anos, valorizando ainda mais a caixinha.

O quarto CD possui algo mais conhecido dos verdadeiros fãs do Gentle Giant, que é a apresentação no programa de TV da BBC Sight & Sound In Concert. Esse show está disponível em canais como o youtube, e é outra amostra fiel do talento individual dos músicos. Apesar do set list ser praticamente o mesmo do show em Cleveland, a qualidade do CD 4 é muito boa, e a inclusão das onze faixas acaba sendo válida. Complementa o quarto CD cinco demos retiradas de Scraping the Barrel, e que fizeram parte do que tornou-se Giant for a Day, para muitos o mais fraco disco que o grupo já lançou.


Encarte, destacando os CDs 4 e 5

Por fim, dois ensaios para a gravação de Civilian ("All Through the Night" e "It's Not Imagination") e mais duas apresentações ao vivo nos Estados Unidos preenchem o quinto e último CD. Os ensaios não chamam tanta a atenção, mas quando o início de "Convenience (Clean and Easy)" surge nas caixas de som, abrindo o show de New Haven (1980), a casa cai. A aplicação de moogs e sintetizadores deixa os fãs mais antigos de boca aberta, enquanto os cabeça-aberta enlouquecem com as novidades propiciadas por Kerry Minnear. "Knots" e "Inside Out" são outros grandes momentos do show de New Haven, que é seguido pela última apresentação oficial do quinteto, feita em Los Angeles na data de 16 de junho de 1980, e que foi registrada anteriormente no bootleg oficial The Last Steps. Sem sombra de dúvidas, o grande momento dessa apresentação é quando os cinco largam seus instrumentos e assumem percussões, registrada sob o título "Five Man Drum Bash", um dos clássicos instantes da carreira do Gentle Giant, assim como a inesperada " The Advent of Panurge", ambas aparecendo pela única vez nesse quinto CD.


Últimas páginas do encarte

Os dois primeiros CDs foram impressos com o famoso logo verde da Chrysalis, enquanto os demais estão impressos com a mistura branco/azul que consolidou a gravadora posteriormente. Assim como o Box que envolve as mídias, o material em si também é pobre visualmente. Não há memorabilia ou imagens inéditas para o fã visualizar, apenas um encarte com doze páginas, trazendo depoimentos dos integrantes do Gentle Giant para cada um dos CDs, e com o qual descobrimos que um audacioso projeto com Eddie Jobson e um novo vocalista quase nasceu após o término do grupo, bem como a decepção de Minnear perante o resultado final de Giant for a Day.

Mas musicalmente, esse lado "colecionista" é totalmente compensado, e vale a pena aos fãs do progressivo irem atrás dessa caixinha, ficando a dica também para conseguirem a caixa que serviu de influência para que Memories of Old Days chegasse até nós. Como Gary Green diz no encarte: "Você irá encontrar algumas fitas de ensaio e gravações pessoais, algumas muito legais, mas todas muito interessantes".


O material de Memories of Old Days

Track list

CD 1

Free Hand Studio Excerpts 1975

1. Just the Same (Instrumental Backing Track)
2. On Reflection (Instrumental Clavinet Composing & Improvisig)
3. Free Hand (Piano Composing & Improvising)
4. Time to Kill (Instrumental Backing Track)
5. Mobile (Instrumental Violins)

Live USA 1975

6. On Reflection
7. Proclamation
8. Free Hand

Interview Rehearsals & Studio Excerpts 1976

9. Interview (Rehearsal)
10. Another Show (Instrumental Hammond Hi Notes)
11. Empty City (Instrumental Acoustic Guitar)
12. Empty City (Instrumental String Machine)
13. Timing (Rehearsal)
14. I Lost My Head (Composing 2)
15. I Lost My Head (Rehearsal)

CD 2

Pinewood Tour Rehearsals 1977

1. As Old As You're Young
2. The Face - Plain Truth
3. For Nobody
4. Free Hand
5. Funny Ways
6. Just the Same / Playing the Game
7. Memories of Old Days
8. On Reflection
9. The Runaway - Experience
10. So Sincere
11. Winning

CD 3 

The Missing Piece Rehearsals & Studio Excerpts 1977

1. Memories of Old Days (Guitar)
2. I'm Turning Around (Rehearsal)
3. Betcha Thought We Couldn't Do It (Guitar)
4. Betcha Thought We Couldn't Do It (Moog Solo I)
5. Mountain Time (Piano)
6. Winning (Rehearsal)

Live Usa 1977

7. Opening
8. Two Weeks in Spain
9. Free Hand
10. On Reflection
11. I'm Turning Around
12. Playing the Game
13. Memories of Old Days
14. Betcha Thought We Couldn't Do It 
15. Funny Ways
16. The Face
17. For Nobody

CD 4

BBC In Concert

1. Two Weeks in Spain
2. Free Hand
3. On Reflection
4. I'm Turning Around
5. Just the Same
6. Playing the Game
7. Memories of Old Days
8. Betcha Thought We Couldn't Do It 
9. Funny Ways
10. For Nobody
11. Mountain Time

Giant for a Day Demos 1978

12. Words From the Wise (Band Demo)
13. Thank You (Band Demo)
14. Spooky Boogie (Band Demo)
15. Little Brown Bag (Band Demo)
16. It's Only Goodbye (Band Demo)

CD 5

Civilian Rehearsals 1980

1. All Through the Night (Rehearsal)
2. It's Not Imagination (Rehearsal)

Live in New Haven 1980

3. Convenience (Clean and Easy)
4. All Through the Night
5. Free Hand
6. Knots
7. Playing the Game
8. Giant for a Day
9. Inside Out

Live Roxy 1980

10. It's Not Imagination
11. Underground
12. Five Man Drum Bash
13. Band Introduction
14. For Nobody
15. The Advent of Panurge
16. Number One

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...