segunda-feira, 1 de julho de 2013

R. E. M. - Live in Stockholm, Sweden, 1998 [2010]





Na noite do dia 09 de novembro de 1998, no Grand Hotel de Estocolmo, o grupo R. E. M. apresentou-se diante de uma pequena mas privilegiada plateia, que assistiu a um show raro, lançado em DVD aqui no Brasil pela VZ Multimídia. 

Intitulado Live in Stockholm, Sweden, 1998, este DVD traz diversos pontos positivos, e alguns aspectos negativos que se não prejudicam na pontuação final do que estamos assistindo, acaba gerando um pequeno mal estar para quem curte a banda.

Começando pelos pontos negativos. A versão do DVD que saiu lá fora conta com dezoito canções, e a versão da VZ Multimídia trás dezenove (opa, seria isso um ganho?). Na verdade, estão faltando quatro canções da versão importada (a saber "Pretty Persuasion", "Strange", "Radio Free Europe" e "Passenger"). O total de canções faltantes é completado pela repetição, com um pequeno zoom e algumas edições diferentes nas imagens, para "At My Most Beautiful", "Parakeet" e "Lotus", o que não atrai em nada na compra do produto.

Stipe bebendo vinho
A imagem não é das melhores, editada no formato de tela 4:3, e o som, na escolha do 2.0 ou do 5.1, começa baixo, mas aos poucos melhora. Completa a lista de erros as infâmes digitações nos nomes das canções. "New Test Lepper" virou "New Test Letter", assim como "Perfect Circle" foi rebatizada para "Perfect Cicle", "Country Feedback" virou "County Feedback" e "So. Central Rain" perdeu o ponto, sendo apenas "So Central Rain". Mas esses são pontos negativos causados, talvez, pela inexperiência e falta de cuidado de quem lançou o DVD no nosso país.

Por outro lado, nos oitenta minutos do verdadeiro show que está registrado, o qual começa com a clássica "Losing My Religion", Michael Stipe (vocais), Mike Mills (baixo, teclados, vocais) e Peter Buck (guitarras, violões, bandolim, baixo) apresentam-se divulgando o até então recém lançado Up (1998), o primeiro disco do grupo como trio, sem o baterista Bill Berry. 

Acompanhados por Ken Stringfellow (teclados), Scott McCaughey (teclados, guitarra, baixo) e Joey Waronker (bateria), o grupo passeia por canções clássicas, e presenteia a plateia com versões únicas para canções que acabaram quase que esquecidas no vasto repertório do grupo americano, como "Parakeet", "Sad Professor" e "The Apologist", todas de Up, o qual foi o principal disco da noite, com sete canções.

Michael Stipe ao violão

O trio divide as atenções. Enquanto Mills pula do piano para o baixo com muita naturalidade, Buck reveza-se entre a guitarra, teclados, baixo e bandolim como poucos músicos de sua geração. Não à toa, o guitarrista está nas listas de mais influentes das décadas de 80 e 90. 

E Stipe então é a grande figura. Em cima do pequeno palco, sem nenhuma decoração, telão de fundo ou algo do gênero, ele bebe vinho, brinca com a plateia que não sabe a letra de "Spooky" (Mark Sharp/James Cobb), após ver que alguns membros da plateia haviam rasgado a letra da mesma, e ainda faz uma sessão acústica, apenas tocando violão e cantando a curta mas bela "I'm No Over You", em um raro momento de Stipe com um instrumento na mão que não o microfone.

A versão importada

Enfim, vale pelas raridades de Up, pois talvez você não encontre em outro lugar as canções citadas em versões ao vivo, e como está fácil de ser achado no mercado nacional, por um preço acessível, fica a dica para os fãs do grupo: compre, mas não empolgue-se com o apresentado na capa. Se conseguir, pegue a versão importada.

Track list

1. Losing My Religion
2. Electrolite
3. Lotus
4. Parakeet
5. New Tes Lepper
6. Daysleeper
7. Sad Professor
8. Country Feedback
9. The Apologist
10. So. Central Rain
11. I'm Not Over You
12. Walk Unafraid
13. Man On The Moon
14. At My Most Beautiful
15. Spooky
16. Perfect Circle
17. At My Most Beautiful (Reprise)
18. Parakeet (Reprise)
19. Lotus (Reprise)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...