terça-feira, 7 de dezembro de 2021

ABBA - Voyage [2021]



40 anos depois, o mundo foi surpreendido por um dos retornos mais inesperados da música. Muito se especulou sobre a reunião de Agnetha Faltskog, Benny Anderson, Bjorn Ulvaeus e Anni-Fryd Lingstad, ou simplesmente o ABBA, a maior banda pop de todos os tempos. Até uma oferta de 1 bilhão de dólares, no ano 2000, o quarteto sueco recusou para voltar aos palcos, o que praticamente descartou qualquer possibilidade dos ex-casais voltarem a se apresentar juntos, quiçá gravar um novo disco.

Björn, Agnetha, Frida e Benny

Porém, a Terra Plana dá voltas. Em 2017 Benny havia falado da possibilidade de uma turnê holográfica do grupo, nos moldes do Elvis: The Concert, mas isso passou quase despercebido entre os fãs. Então, em abril de 2018, o quarteto anunciou que o show iria realmente ocorrer, além de terem voltado aos estúdios para registrarem duas novas canções, "I Still Have Faith in You" e "Don't Shut Me Down". A pandemia veio, e então, o projeto ficou em banho-maria, até que simplesmente do nada, em 26 de agosto deste ano, o website ABBA Voyage foi lançado, e no dia 2 de setembro, os quatro músicos fizeram uma conferência de imprensa para anunciar o retorno aos palcos, de forma holográfica, seguido também de um lançamento de um novo álbum.

No dia 26 de outubro saiu o segundo single, "Just a Notion", e então, Voyage, o qual chegou às lojas e streamings no dia 5 de novembro deste ano, e rapidamente, se espalhou pelas casas do mundo como uma obra atemporal, que mostra como as mãos de Bjorn e Benny continuam sendo guiadas por uma genialidade ímpar no mundo da arte, e como as vozes de Agnetha e Frida permanecem aveludadas e sensuais como há 50 anos. Acompanham o quarteto Jan Bengtson (saxofone, flauta), Pär Grebacken (clarinete, saxofone), Per Lindvall (bateria, percussão), Lasse Jonsson (guitarras), Lasse Wellander (guitarra) e Margareta Bengtson (harpa).

A faixa que abre Voyage é "I Still Have Faith In You", cantada por Anni-Frid. As orquestrações aparecem trazendo a marcante voz da cantora, e de cara somos lançados nos anos 70. O complemeto vocal de Agnetha arranca os primeiros arrepios, e essa leve faixa vai crescendo, em uma ode a amizade e a capacidade de sobreviverem como amigos mesmo após as separações, em uma bonita balada típica do ABBA. O estouro final, com a entrada da guitarra, baixo e bateria, e os vocais explodindo, é fascinante, e já percebemos que ao longo de Voyage, estaremos realmente viajando no tempo. O vídeo da canção resgata imagens da banda no fim dos anos 70, além dos ABBAtares, e foi visto por 4 mihões e meio de pessoas ao redor do mundo em menos de 24 horas, tornando-se o terceiro vídeo mais assistido em menos tempos. Seguimos com "When You Danced With Me", canção com um embalo celta muito gostoso, comandado pelas flautas e mandolin, além das vozes esplêndidas de Agnetha e Frida. 

A canção natalina "Little Things", que acabou de sair no formato de single, vem na sequência, cantada por Agnetha, e sendo tipicamente uma faixa para acalorar os gelados Natais da Escandinávia. A presença do coral de crianças da Stockholm International School certamente irá fazer você se lembrar de "I Have A Dream". Mais uma sacada genial do grupo. 

Harpa e Agnetha introduzem "Don’t Shut Me Down", uma das melhores faixas de Voyage, começando lenta e depois tornando-se dançante como todo fã da banda aprecia. Não à toa a faixa alcançou o primeiro lugar nos charts de diversos países. O refrão é sensacional, de sair cantando e dançando pela casa, com uma sequência de palavras que automaticamente são gravadas e reproduzidas em nossa cabeça, ainda mais pelos acompanhamentos cadenciados do piano. Faixa fantástica, cujo clipe teve mais de 1 milhão e 400 mil visualizações em menos de 24 horas. 


Voyage versão Picture

Se você achava que o ABBA ia parar de impactar e te colocar nos anos 70, acalme-se, por que "Just a Notion" fará isso com ainda mais vigor. O piano, as batidas de mãos, as vocalizações de Agnetha e Frida, caraca, é de arrepiar. O que essas duas estão fazendo aqui é de chorar. Como o tempo pode não ter passado para elas? E o piano de Benny? E as harmonias vocais criadas por Björn. Se catar. Esse quarteto é o suprassumo da criação do pop. Gênios!!!  Ok, ok, ela foi criada lá em 1979, para Voulez-Vous, e já tinha aparecido de uma maneira um pouco diferente como parte de "Abba Undeleted", na coletânea Thank You For The Music, então, fica um descontinho. O baixista Mats Englund participa da dolorida balada "I Can Be That Woman", faixa onde os vocais de Agnetha e o piano de Benny são mais oitentistas, e com traços ABBA na linha de álbuns como The Visitors e Super Trouper, pegando a fase final do grupo.

Versão em vinil branco

Após essa pequena amenização, sintetizadores nos preparam para o orgasmático climax de "Keep an Eye on Dan". A faixa começa lembrando um pouco "S. O. S.", com um I de "I'm a Marionette". Então, os vocais vão aumentando a apreensão junto de batidas percussões, explodindo no refrão para se cantar em plenos pulmões! E dê-lhe sintetizadores, e dê-lhe vocalizações, e dê-lhe mais uma canção do ABBA para ficar na história, e mais uma lembrança de "S. O. S." no encerramento, com uma citação do riff de piano. Flautas a la "Fernando" aparecem em "Bumblebee", outra canção com muita orquestração, trazendo os vocais de Frida, e que acaba sendo o ponto mais baixo do álbum, talvez por aparecer depois de uma paulada como "Keep an Eye on Dan". 

Não há explicações para "No Doubt About It". Como que Benny e Björn criaram essa obra-prima, com um riff de banjo elétrico (?), a doce voz de Frida, um refrão poderoso, em uma faixa que apenas tem que deixar rolar, sentir ela conduzir seu corpo e dançar junto. Mais um ponto positivo para Voyage, que está na reta final, para ser concluído com "Ode to Freedom", faixa suave, com muita orquestração, com os vocais dos quatro membros, e que encerra com muita grandeza a carreira de uma banda gigante em uma espécie de despedida, celebrando com alegria a liberdade da separação, e deixando para trás aquela sensação triste que ficou marcada a despedida da banda em The Visitors

ABBA em primeiro no Reino Unido

Voyage debutou na posição número 1 do United World Chart, com mais de 750 mil cópias vendidas logo na primeira semana, fato causado por atingir o primeiro lugar em 15 países (Reino Unido entre eles, onde tornou-se o álbum mais vendido do ano, e o décimo do grupo a atingir a  primeira posição) e segundo no Canadá e Estados Unidos, mostrando como o nome ABBA ainda rende, e muito. E o disco realmente é ótimo, merecendo todas as honras que tem recebido. Ele foi lançado em diversos formatos, destacando a versão em CD Deluxe, com pôster e adesivo, bem como as colecionáveis versões limitadas em CD e K7 trazendo cada uma o rosto de um dos membros da banda ("Putz, como não me dei conta disso antes? [HARRIS, S. 2021]) e versões em LP branco, verde, azul, laranja, picture com a capa original e picture com capa alternativa (algumas versões nessa matéria). 

Bjorn e Benny divulgando entrevista no programa Child In Need, da BBC One


O show ABBA Voyage trará ABBAtares (apelido dado aos avatares do quarteto) como eles eram na segunda metade dos anos 70, e irão ocorrer no ABBA Arena, local que está sendo especialmente construído no Queen Elizabeth Olympic Park, em Londres, a partir do dia 27 de maio de 2002. A empresa Industrial Light & Magic, fundada pelo mago dos efeitos especiais George Lucas, foi a responsável pela captura e criação dos hologramas, e que já tem as datas disponibilizadas para vendas, prometendo ser um grande sucesso, e quem sabe, contar com mais surpresas até lá. Disco do ano, para fechar com chave de ouro um 2021 bem conturbado, e prepara o terreno para um 2022 que promete. Boas festas à todos!

ABBA em estúdio

Track list

A1 I Still Have Faith In You

A2 When You Danced With Me

A3 Little Things

A4 Don’t Shut Me Down

A5 Just A Notion

B1 I Can Be That Woman

B2 Keep An Eye On Dan

B3 Bumblebee

B4 No Doubt About It

B5 Ode To Freedom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...