segunda-feira, 12 de novembro de 2012

R. E. M. - Edições Especiais (Parte II)




A segunda parte das edições especiais feitas para os álbuns do grupo americano R. E. M. abrange mais três importantes álbuns do grupo, os quais foram lançados na segunda metade da década de 90 e início dos anos 2000. São eles: New Adventures in Hi-Fi (1996), Up (1998) e Reveal (2001).

As três Edições Especiais de hoje
Nesse período, o quarteto acabou sofrendo a baixa do baterista Bill Berry, seguindo como um trio formado por Michael Stipe (vocais), Peter Buck (guitarras, violões, mandolin) e Mike Mills (baixo, teclados, violões, acordeão). na bateria, músicos contratados revezaram-se álbum após álbum, o que manteve-se até o fim da banda no ano passado.

Vamos aos discos.

New Adventures in Hi-Fi é o último álbum do R. E. M. como quarteto. Sombrio praticamente do início ao fim, é detentor de pérolas do tamanho de "E-Bow the Letter" (com a emocionante participação especial da cantora Patti Smith), "Electrolite", "How the West Was Won and Where It Got Us" ou a linda "Leave". Apesar de não ter sido tão bem sucedido comercialmente nos Estados Unidos, vendendo pouco mais de um milhão de cópias naquele país, conseguiu a incrível façanha de ser o mais vendido em quatorze países diferentes, principalmente na Europa, aonde o R. E. M. passou a frequentar assiduamente para realizar shows ou gravações. 

New Adventures in Hi-Fi Deluxe Edition

A Edição Especial é muito luxuosa. Seguindo o que foi feito em Monster (1994), o álbum foi lançado em um formato de livreto com capa dura, a qual é perfurada em quadrados, e é envolta por uma capa de papelão reciclado em preto, com um losango recortado na parte central, deixando aparecer o livro e os quadrados perfurados.

Dentro do livro, trazendo em suas sessenta e oitoo páginas imagens do grupo durante as viagens da turnê de Monster, a primeira realizada por eles desde 1989, divulgando o álbum Green, bem como outras imagens diversas, assim como informações das canções e pequenas frases das letras das mesmas. O CD está luxuosamente inserido dentro do livro, tendo um espaço exclusivo para ele, com fundo de plástico duro e bordas que protegem o mesmo.

New Adventures in Hi-Fi Special Edition
Assim como a versão de Out of Time, esta é uma Edição bem rara. A média de preços gira entre 20 e 30 dólares (completo), baixando um pouco quando o material (principalmente a capa do livro) está danificado.



Um ano após o lançamento de New Adventures in Hi-Fi, Bill Berry anunciou sua saída do grupo, aposentando-se por problemas de saúde. Foram quase dois anos na expectativa se o R. E. M. iria seguir ou não, e a resposta foi dada com Up (1998), no qual eles apresentam-se aos fãs como um trio formado por Stipe, Mills e Buck. Para bateria, dois músicos convidados (Barrett Martin e Joey Waronker) revezam-se nas canções, assim como a bateria eletrônica ou pré-gravada também é comum durante os sessenta e cinco minutos do álbum.

O ritmo lento de seu antecessor é seguido em Up, porém com a presença constante de eletrônicos. Os principais sucessos do álbum são "Daysleeper", "Walk Unafraid", "At My Most Beautiful" e "Hope", essa última sendo uma composição em parceria com o músico canadense Leonard Cohen. Up chegou na terceira posição nos Estados Unidos, e apesar de ter vendido bem ao redor do mundo, conquistou o primeiro lugar apenas em três países (Áustria, Noruega e Alemanha).

Up Limited Edition

A Edição Especial é muito interessante. Em formato de bloco de anotações, ela vem inserida dentro de uma caixa de papelão, personalizado com o nome do álbum e do grupo, além do nome e da ordem das canções do mesmo. Todo o papel utilizado é de material reciclável. 

Ao abrir a caixa, nas bordas está escrita diversas vezes a palavra Thank You, e então, nos deparamos com o bloco, cuja a capa é feita de papelão, trazendo impressos o nome do LP e do grupo. O CD está inserido dentro do bloco de anotações, aonde também, através das suas cinquenta páginas, encontramos imagens dos integrantes da banda, imagens e artes diversas e as letras das canções, as quais foram impressas fora de ordem. Detalhe para a parte ímpar das imagens, a qual, se unidas, formam uma nova imagem, de um braço no meio do deserto.

Up Limited Edition
O preço dessa Edição gira em torno dos 10 dólares, e é fácil encontrar a mesma através dos sites especializados. Só tome cuidado para ver se está tudo OK com o bloco de anotações (são trinta páginas no total) e com o CD, o qual está inserido no meio do bloco de anotações.

Por fim, Reveal foi lançado em 2001, e é outro com um material bem apetitoso e diferente. Mais alegre que os antecessores, Reveal teve como grande destaque a linda "Imitation of Life", cujo refrão grudento entoou nas rádios e reforçou a chama do R. E. M., que andava meio apagada entre os não-fãs do grupo. Outras canções que se destacaram nesse álbum foram "All the Way to Reno (You're Gonna Be a Star)", "Beat a Drum" e "I'll Take the Rain".

O álbum não foi tão bem sucedido nos Estados Unidos, chegando na sexta posição, mas foi primeiro lugar no Reino Unido e em mais cinco países europeus, consolidando o R. E. M. como um dos grupos mais populares na Europa no final da década de 90 e início dos anos 2000.


Reveal Limited Edition

Sua Edição Especial apresenta um livro de imagens, inserido dentro de uma capa de papelão que imita a capa original do álbum. A capa do livro é idêntica a capa do original, sendo a primeira que o R. E. M. faz nessa forma (o que foi adotado para todas as demais Edições Especiais lançadas posteriormentes). São quarenta e quatro e duas páginas no livreto, com imagens diversas, as letras das canções (fora de ordem) e informações sobre as mesmas. Algumas páginas são recortadas em formatos especiais (o nome do álbum, nuvens, cavalos, as letras R. E. M.), com a imagem formada pela inserção da página seguinte no espaço recortado.

Reveal Limited Edition. O cavalo na página direita é recortado.
 O CD está inserido em um envelope plástico transparente, com a ordem das canções na parte traseira do envelope. É uma versão relativamente fácil de ser encontrada na internet, girando entre centavos e poucos dólares (isso no formato usado). Reveal ainda teve outras Edições Especiais, sendo a mais famosa aquela batizada de r. e. m. I. X. (2002), a qual apresenta mixagens diferentes para seis canções do álbum.

Na semana que vem, vamos ver como são as Edições Especiais da coletânea The Best of R. E. M. 1983 - 2003Around the Sun e Accelerate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...