terça-feira, 20 de março de 2012

A Luz, pequena introdução




I.                   A Luz - Introdução
Quando estamos em uma sala completamente escura, não vemos nada. Ao acenderemos uma lâmpada, tomamos conhecimento, através dos olhos, da existência de objetos que nos cercam.
Através do espelho retrovisor, um motorista pode ver, por reflexão da luz, um objeto que está atrás dele.
Lâmpada acesa e espelho retrovisor de um carro
Enxergamos os objetos que nos rodeiam quando nossos olhos recebem luz provenientes dos mesmos.
O estudo dos fenômenos em que intervém o agente físico luz denomina-se óptica. Não confundir com a palavra ótico (relativo ao ouvido).
 Sabe-se que, quando a luz branca (luz do Sol) atravessa um prisma de vidro, ela se decompõe nas sete cores que podem ser vistas no arco-íris, sempre na mesma ordem, a qual é : vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta (VLAVAAV). Cada uma dessas é uma luz monocromática (uma só cor), também chamadas de radiação.


O arco-íris e suas sete cores: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta (VLAVAAV)
 Além dessas radiações visíveis, existem as radiações invisíveis, como as infravermelhas e ultravioletas, amplamente utilizadas na medicina, indústria, agricultura e em outros setores.
Os raios-X, raios gama, raios cósmicos, ondas de rádio, televisão e radar, além de outras, também são radiações. Mais amplamente, pode-se dizer que a óptica abrange o estudo de todos os tipos de radiações. Essas radiações podem ser mostradas através do chamado espectro eletromagnético, o qual classifica as diferentes radiações através da suas frequências características.

Exemplo de espectro eletromagnético. Frequências mais baixas (menor energia) estão localizadas à esquerda.
 A energia transportada pelas radiações é chamada energia radiante. A luz solar transporta energia radiante que, ao ser absorvida por um corpo, provoca o aquecimento, transformando-se em energia térmica.

O desenvolvimento da óptica e o seu relacionamento com a mecânica, a termodinâmica, a teoria das ondas e o eletromagnetismo serviram de base para o estabelecimento de teorias relativas à estrutura da matéria, responsável pela criação de artefatos nucleares, transistores, laser e outros.

II.                 Fontes de Luz
O sol, a lâmpada, a chama de uma vela e os vaga-lumes, por exemplo, são fontes de luz conhecidas como fontes primárias.
 

Exemplos de fontes primárias: o sol, a lâmpada e as velas.
Outros corpos, que refletem a luz recebida das fontes primárias, são conhecidos como corpos iluminados ou fontes secundárias.
As paredes de uma sala refletem a luz recebida por uma lâmpada em todas as direções; quanto mais claras forem as paredes, mais iluminado torna-se o ambiente, por que diminui a absorção da luz pelas mesmas. De um modo geral, os copos brancos ou claros contribuem para a claridade do ambiente.
A luz espalhada em todas as direções denomina-se luz difusa. A rugosidade das paredes é a responsável pela difusão da luz na sala. Se a Terra não tivesse atmosfera para difundir a luz do Sol, o céu apareceria completamente negro.
Quando a face da Luz está voltada para nós, a noite torna-se clara porque a Luz reflete uma parte da luz solar.
A luz do sol refletindo na Lua durante uma noite em determinada parte da Terra
As fontes primárias de luz classificam-se em:
a)      Fontes incandescentes: são aquelas que emitem luz em virtude de sua elevada temperatura. Exemplos: o Sol (cerca de 6000º C na sua superfície), as lâmpadas de incandescência (a temperatura do filamento é superior a 2000º C), alguns metais durante a fusão, etc.

b)            Fontes luminescentes: são aquelas que emitem luz mesmo quando as suas temperaturas são relativamente baixas. Elas dividem-se em fluorescentes e fosforescentes. São fluorescentes quando a luz é emitida enquanto elas são excitadas. Por exemple, as lâmpadas fluorescentes emitem luz enquanto estão submetidas a uma tensão elétrica. As fontes que emitem luz durante algum tempo, após cessada a ação do agente excitador, são conhecidas por fontes fosforescentes; como exemplo, temos as substâncias utilizadas nos mostradores de alguns relógios e interruptores para permitir a visão noturna.

Um comentário:

  1. a luz branca emitida pela lampada fluorescente pode ser decomposta nas cores do arco iris? voce considera essa afirmaçao correta? porque?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...