terça-feira, 5 de agosto de 2014

Uli Jon Roth - Historic Performances Volume I & II: The Electric Sun Years [2008]



Uli Jon Roth é um dos maiores guitarristas que já pisou na Terra. Sempe com sua tradicional faixa na cabeça e forte influência de Jimi Hendrix, Uli marcou o mundo à frente do Scorpions em álbuns como Virgin Killer, Fly To The Rainbow e Taken By The Force. Sentindo que a banda alemã guinava para um som mais pop, pulou fora e foi montar sua própria banda: Electric Sun. E é exatamente com essa banda que o excelente DVD Historic Performances Vol I & II - The Electric Sun Years tnos apresenta o músico.

A mídia traz apresentações ao vivo e em estúdio com as duas formações mais famosas da Electric Sun: o início como trio (1979/1982) e posteriormente com Uli tendo uma super banda de apoio (1983).

Da fase trio, com o indonésio Sidhatta Gautama na bateria e com o alemão Ule Ritgen no baixo, temos uma apresentação na TV holandesa, uma rápida passagem por um show também na Holanda no Jimi Hendrix Festival de 18 de setembro de 1980, e o show de encerramento da fase trio em Mulhouse, no Moonlight Festival de 18 de setembro de 1982.

Da apresentação na TV holandesa, as músicas são todas em playback, tanto que Uli aparece rindo da palhaçada diversas vezes. Porém, vale a pena para conhecer as músicas da fase Electric Sun. Quem não conhece, vá atrás dos álbuns Fire Wind e Earthquake. Fundamentais!


A música que abre o DVD é justamente a "Electric Sun", a qual lembra bastante as composições de Uli na fase do Scorpions. Segue-se a hendrixiana "Sundown" e também a complícadissima "Earthquake" onde Ritgen mostra toda a habilidade no baixo. Claro que o centro das atenções é Uli, mas por tratar-se de playback, não dá pra avaliar se realmente o que estamos ouvindo é possível de ser visto ao vivo. A qualidade de imagem não é das melhores, principalmente por se tratar de uma apresentação para TV.




Já as imagens do show da banda no Jimi Hendrix festival são em preto e branco e Uli arrasa no uso de volumes interpretando "Japanese Dream", intercalada por diversas imagens de natureza.

O show em Mulhouse por si só vale o DVD. No auge da sua forma, a Electric Sun manda ver ao vivo, e todas as dúvidas que possam se ter sobre Uli são rapidamente tiradas na primeira música, a melódica "Fire Wind". É interessante ver como Uli consegue tocar e cantar como se isso fosse um brinquedo, com uma naturalidade que nem mesmo Buda consegue explicar.

A primeira música da fase Scorpions aparece com "Virgin Killer", uma paulada que ficou muito boa na versão do trio, mesmo perdendo um pouco do peso. O encerramento de "Virgin Killer" se dá com "Polar Nights", com um corte gritante de uma canção para a outra. Uli destroi na guitarra abusando de uma variedade de técnicas (vibratos, bends, volume, alavanca, wah-wah, ... ) como poucos. Toca sua guitarra como se fizesse amor com uma linda mulher. Tudo isso pode ser conferido nos improvisos em "Free Jam Encore" (um baita funkzão) e "Mutrom Jam". Temos uma parte engraçada na última, pois a corda E de Uli se quebra durante um solo furioso e aparece na tela a mensagem "Aqui se vai a corda E!". Hilário!! Com uma nova guitarra, Uli homenageia o Deus negro da guitarra tocando "Red House Blues" em uma versão ainda mais arrepiante do que as que conheço de Hendrix.


Com o trio, Uli lançou os álbuns acima citados, sendo Earthquake (com o batera Clive Edwards) e Fire Wind (com Sidhatta). Porém não atingiu o sucesso que esperava, reformulando então a banda agora com seis pessoas (mais ele próprio). Assim, largou-se em turnê pela Europa, acompanhado de Clive Bunker (ex-Jethro Tull, bateria), o próprio Ule Ritgen, mais Simon Fox (bateria, percussão), David Lennox (teclados), Jenni Evans (voz), Dorothy Patterson (voz). Isso é o que temos na segunda parte do DVD onde são mescladas diferentes apresentações da Electric Sun na turnê entre Suécia e Grã-Bretanha, tocando em pequenos lugares completamente lotados.

Sidhatta Gautama na bateria e com o alemão Ule Ritgen 

O início da segunda parte ocorre em Newcastle, no dia 21 de maio de 1983, com a paulada "Icebreaker". A imagem é bem melhor do que na parte I. Mesmo sendo somente uma câmera parecendo um piratão, a qualidade é muito boa. O público agita bastante, principalmente quando, Uli manda ver no wah-wah. A pouca presença de palco das backing vocals é compensada pelo carismático guitarrista que distribui sorrisos para a plateia em meio a complicadísimos solos.

Depois, um show em Varberg, no dia 13 de maio, com a canção "What Is Love?". Essa e a próxima, "Why?" são canções de amor que não combinam com o talento de Uli, fato que pode ser comprovado pelo silêncio do público. Vale a pena serem ouvidas pelas passagens instrumentais, e só.

De Birmingham vem a pérola "Enola Gay - Hiroshima Today?". Essa é uma das melhores músicas da Electric Sun, e é muito bom ver ela ao vivo. No DVD, temos uma sobreposição de imagens dos shows nas cidades anteriores com o som de Birmingham. Dividida em duas partes, "Tune Of Japan" e "Lament", é difícil explicar o que Uli faz na guitarra. Escalas orientais, muita pegada, abuso de alavancas imitando as bombas caindo é somente uma pequena descrição dos milagres que podem ser feitos na guitarra. A imagem fica em negativo, dando a sensação de vermos aquelas imagens radioativas. Encaixou legal na canção! Os bends e alavancadas de Uli são arrepiantes. É impressionante ver a naturalidade que ele toca as passagens complicadas.

Seguindo a sobreposições de imagens de shows temos as viajantes "Angel Of Peace" e "Return". A oitentista "Cast Away Your Chains" mostra imagens da Suécia onde um gurizinho está nos ombros do pai e alucinando com os solos de Uli. "Virgin Killer" abre a sessão Scorpions levando aos solos de Clive Bunker e Simon Fox. Dois detalhes: o primeiro é que ambos conseguem perder a baqueta da mão direita em seus solos e seguem tocando na boa. O segundo, como é bom ver o carequinha Bunker rufando na bateria à la Alex Van Halen.
Por fim, o melhor do DVD vem do show de Londres com "Electric Sun", "Polar Nights", "Beethoven Paraphrase", "Hell Cat" e "Dark Lady". Em "Electric Sun", as dúvidas se Uli podia fazer aquela sonzera ao vivo são retiradas. Ele estraçalha na guitarra! O mesmo ocorre em "Polar Nights", apresentada como "limite da insanidade" e com finais de três diferentes shows onde a guitarra chora nas mãos de Uli. É impressionante quando executa o riff principal dessa canção com a mão esquerda enquanto acena para os fãs com a mão direita. O cara é muito bom!!!

Uli Jon Roth

"Beethoven Paraphrase" é construída em cima da nona sinfonia de Beethoven (a mesma de "Difficult To Cure", do Rainbow) e Uli também manda ver com a mão esquerda no tema principal enquanto rege a banda com a mão direita. De cair o queixo!!! As imagens são de diferentes shows, mas o som é de Londres. "Hell Cat" e "Dark Lady" estão entre as melhores músicas do Scorpions, e com a Electric ficaram ainda mais pesadas. Em "Dark Lady", um fã sobe no palco e abraça o músico, que somente ri e manda ver em um solo gigantesco. Por fim, o DVD retorna para Newcastle com "Midnight Sun (Newcastle Jam)". Um improvisão no melhor estilo Hendrix.

Resumindo. Compre e prepare o babador. Uma aula de como tocar guitarra sem ser exibicionista!

Set List

ERA I

Uli Jon Roth (guitarras, voz), Sidhatta Gautama (bateria), Ule W. Ritgen (baixo)

Amsterdam 1979/1980

1. Lilac
2. Electric Sun
3. Sundown
4. Earthquake (part II)
5. Japanese Dream

Mulhouse 1982 (Moonlight Festival, 18 de setembro)

1. Fire Wind
2. Virgin Killer
3. Free Jam Encore
4. Mutrom Jam
5. Red House Blues

ERA II

Uli Jon Roth (guitarras, voz), Clive Bunker (bateria), Ule W. Ritgen (baixo), Simon Fox (bateria, percussão), David Lennox (teclados), Jenni Evans (voz), Dorothy Patterson (voz)

Suécia e Grã-Bretanha, maio de 1983

6. Icebreaker
7. What Is Love?
8. Why?
9. Enola-Gay - Hiroshima Today?
10. Angel Of Peace
11. Return
12. Cast Away Your Chains
13. Virgin Killer
14. Drum Solo
15. Electric Sun
16. Polar Nights
17. Beethoven Paraphrase
18. Hell Cat
19. Dark Lady
20. Midnight Sun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...