Formado por Benny Andersson (piano, teclas, vocais, mellotron), Agnetha Fältskog (vocais), Anni-Frid Lyngstad (vocais) e Björn Ulvaeus (guitarra acústica, guitarra, vocais), o ABBA conquistou uma geração de fãs na década de 70, principalmente no auge da onda disco. Porém, seus álbuns vão muito além de sucessos para balançar o esqueleto.
As origens do ABBA está na década de 60, com o grupo Hep Stars, um dos maiores nomes do rock sueco, que tinha Benny como um de seus principais membros, e que lançou seis álbuns entre 1965 e 1968.
Em um determinado show dos Heps, Benny conheceu Björn, o qual era o líder da banda de skiffle Hootenanny Singers, se tornando bons amigos, e inclusive, participando como membros contratados em sessões de gravação ou em shows de outros artistas. Essa amizade levou-os a tentar a sorte como uma dupla, e logo de cara, uma das primeiras composições, "Isn't It Easy To Say", tornou-se um hit para os Hep Stars, fazendo com que Björn entrasse para a banda em alguns shows.
The Hep Stars (Benny é o terceiro da esquerda para a direita) |
Em um determinado show dos Heps, Benny conheceu Björn, o qual era o líder da banda de skiffle Hootenanny Singers, se tornando bons amigos, e inclusive, participando como membros contratados em sessões de gravação ou em shows de outros artistas. Essa amizade levou-os a tentar a sorte como uma dupla, e logo de cara, uma das primeiras composições, "Isn't It Easy To Say", tornou-se um hit para os Hep Stars, fazendo com que Björn entrasse para a banda em alguns shows.
Björn nos anos 60 |
Eis que surge o nome de Stig Anderson. Empresário e produtor dos Hootenanny Singers, e também fundador do famoso selo Polar Music, esse foi o responsável por investir na dupla Benny / Björn, auxiliando, produzindo e registrado o primeiro álbum da dupla, Lycka, lançado em 1970, e com uma sonoridade bastante folk, muito diferente do que os fãs de ABBA estão acostumados, como descreverei em breve.
A jovem Agnetha, esbanjando beleza |
No final da década de 60, estava frequentemente excursionando pela Suécia, e acabou se encontrando com os Hootenanny Singers, quando conheceu Björn. Não tardou para que eles começassem um relacionamento, e em 1971, unissem os trapos, naquele que foi considerado o casamento do ano pela imprensa sueca.
A jovem Frida, igualmente bela |
A dupla de casais fez sua primeira aparição juntos em abril de 1970, na ilha de Chipre, já que, desfrutando de férias, começaram a cantar por diversão, chamando atenção das Forças de Paz da ONU que estavam na ilha, e convidaram o quarteto para cantar. Cinco meses depois, saía Lycka. Não teria como deixar essa preciosidade fora desta postagem, já que aqui aparece o primeiro registro do quarteto Benny, Björn, Anne-Frida e Agnetha.
Quem ouve o disco pela primeira vez, certamente irá fazer uma viagem de referências musicas em sua mente, como lembrar-se do Bee Gees da fase Odessa em "Det Där Med Kärlek", "Ge Oss En Chans" - trazendo um marcante órgão - e "Liselott", essa com boas passagens de violão, a levada folk de "Kära Gamla Sol" e "Lilla Du Lilla Vän" trazendo fortes inspirações de Simon & Garfunkel, enquanto "Nånting Är På Väg" e "Kalles Visa" saíram de alguma obscura caverna sueca com bandas covers de The Beatles, a última com um pomposo arranjo de metais.
Com Björn cantando em sueco, os destaques ficam para o estilo clássico de Benny ao piano na faixa-título e em "Välkommen In I Gänget", canção que já apresenta as harmonias vocais que tanto caracterizaram o quarteto, e na lindíssima "Ge Oss En Chans", mas claro, as atenções vão para o primeiro registro do quarteto ABBA, "Hej Gamle Man!", apesar das moças não serem creditadas. Uma canção bastante folk, levada pelo violão e piano, onde o vocal feminino surge timidamente no refrão grudento.
Nada de sobrenatural ou dançante, mas um marco histórico para a música. Lycka fez relativo sucesso, e para promovê-lo, a dupla Benny / Björn lançaram diversos singles como "Det kan ingen doktor hjälpa" e "Tänk om jorden vore ung", já com Agnetha e Frida como vocalistas, mas confesso que é um álbum para completistas. Seu relançamento, com 14 faixas bônus, é um excelente pedido para estes, já que apresenta várias faixas com os backing vocals de Agnetha e Anni-Frid.
Quem ouve o disco pela primeira vez, certamente irá fazer uma viagem de referências musicas em sua mente, como lembrar-se do Bee Gees da fase Odessa em "Det Där Med Kärlek", "Ge Oss En Chans" - trazendo um marcante órgão - e "Liselott", essa com boas passagens de violão, a levada folk de "Kära Gamla Sol" e "Lilla Du Lilla Vän" trazendo fortes inspirações de Simon & Garfunkel, enquanto "Nånting Är På Väg" e "Kalles Visa" saíram de alguma obscura caverna sueca com bandas covers de The Beatles, a última com um pomposo arranjo de metais.
Contra-capa de Lycka |
Com Björn cantando em sueco, os destaques ficam para o estilo clássico de Benny ao piano na faixa-título e em "Välkommen In I Gänget", canção que já apresenta as harmonias vocais que tanto caracterizaram o quarteto, e na lindíssima "Ge Oss En Chans", mas claro, as atenções vão para o primeiro registro do quarteto ABBA, "Hej Gamle Man!", apesar das moças não serem creditadas. Uma canção bastante folk, levada pelo violão e piano, onde o vocal feminino surge timidamente no refrão grudento.
Nada de sobrenatural ou dançante, mas um marco histórico para a música. Lycka fez relativo sucesso, e para promovê-lo, a dupla Benny / Björn lançaram diversos singles como "Det kan ingen doktor hjälpa" e "Tänk om jorden vore ung", já com Agnetha e Frida como vocalistas, mas confesso que é um álbum para completistas. Seu relançamento, com 14 faixas bônus, é um excelente pedido para estes, já que apresenta várias faixas com os backing vocals de Agnetha e Anni-Frid.
Cartaz divulgando a apresentação no Festfolk |
Cada membro decidiu seguir uma carreira solo, mas eis que surge o nome de Stig novamente. Ele estava determinado a entrar no mercado internacional, algo a que artistas suecos até então não estavam acostumados, e em 1972, encorajou Björn e Benny a comporem a canção "Say It With A Song" com a voz de Lena Anderson, que conquistou o terceiro lugar no Eurovision Song Contest.
Capa original da bolachinha "Ring Ring" |
O sucesso dessa canção em vários países convenceu o produtor Stig Anderson de que estavam no caminho certo, e na sequência, veio "People Need Love", com os vocais femininos tendo muito mais destaque do que anteriormente, e lançado sob o pseudônimo Björn & Benny, Agnetha & Anni-Frid. O disquinho alcançou a décima-sétima posição nas paradas suecas, o suficiente para fazer com que o voo começasse.
No ano seguinte, voltam a participar do Eurovision Song Contest agora com a canção "Ring Ring", que novamente, conquistou o terceiro lugar e deu origem ao primeiro álbum do quarteto,
A estreia, ainda como Björn & Benny, Agnetha & Frida |
O álbum de estreia do grupo é uma divertida experiência musical, batizada de Ring Ring, lançado em 1973. Ainda batizados como Björn & Benny, Agnetha & Frida, o grupo conta com a banda de apoio formada por Ola Brunkert (bateria), Rutger Gunnarsson (baixo), Roger Palm (percussão), Janne Schaffer (violão, guitarras) e Mike Watson (baixo), e apresenta-se para o mundo com a festiva faixa-título, destacando a doce voz de Agnetha, e que tornou-se um grande sucesso, levando o quarteto então a firmar-se com o nome de ABBA.
Outras canções que também marcaram época foram as alegres "Nina, Pretty Ballerina" e "Me and Bobby and Bobby's Brother". Agnetha é o nome do álbum, principalmente na potência vocal da balada "Disilusion". As harmonias vocais, com uma poderosa instrumentação, também destacam-se, como no refrão da Southern "People Need Love", que me lembra bastante Lynyrd Skynyrd, no country-rock "Love Isn't Easy (But It Sure Is Hard Enough)", e no suave jazz de "I am Just a Girl", Björn assume os vocais da flower-power "Another Town, Another Train", lembrando canções de Simon & Garfunkel, do blues "I Saw It In The Mirror" e do rockzão "He Is Your Brother", e divide os vocais de "She's My Kind of Girl" com Benny, canção com inspirações beatlemaníacas que os dois já haviam gravado em 1969.
Para os fissurados em distorção, ouçam "Rock 'n' Roll Band" e segurem-se nas cadeiras com o riffzão grudento da guitarra, e com um refrão ainda mais chiclete, nessa que é a melhor faixa do LP.
Ring Ring atingiu a primeira posição na Bélgica, e a segunda posição na Suécia, Holanda e Noruega, além de ter feito muito sucesso na África do Sul e México, países em que foram lançados antes mesmo de chegar no mercado americano e britânico, onde foram lançados somente em 1995 e 1992 respectivamente. Até hoje, já recebeu diversos relançamentos com adições de bônus, assim como toda a obra dos suecos. Vale lembrar que a versão original lançada na Escandinávia conta com "Ring Ring" cantada na língua original do quarteto, e não em inglês, e não traz "She's My Kind of a Girl". Era apenas o início do sucesso.
Outras canções que também marcaram época foram as alegres "Nina, Pretty Ballerina" e "Me and Bobby and Bobby's Brother". Agnetha é o nome do álbum, principalmente na potência vocal da balada "Disilusion". As harmonias vocais, com uma poderosa instrumentação, também destacam-se, como no refrão da Southern "People Need Love", que me lembra bastante Lynyrd Skynyrd, no country-rock "Love Isn't Easy (But It Sure Is Hard Enough)", e no suave jazz de "I am Just a Girl", Björn assume os vocais da flower-power "Another Town, Another Train", lembrando canções de Simon & Garfunkel, do blues "I Saw It In The Mirror" e do rockzão "He Is Your Brother", e divide os vocais de "She's My Kind of Girl" com Benny, canção com inspirações beatlemaníacas que os dois já haviam gravado em 1969.
Frida, Benny, Agnetha e Björn (acima) e momentos de intimidade dos dois casais: Agnetha e Björn com seu primeiro filho (centro); Benny e Frida com o cachorrinho Zappa (abaixo) |
Para os fissurados em distorção, ouçam "Rock 'n' Roll Band" e segurem-se nas cadeiras com o riffzão grudento da guitarra, e com um refrão ainda mais chiclete, nessa que é a melhor faixa do LP.
Ring Ring atingiu a primeira posição na Bélgica, e a segunda posição na Suécia, Holanda e Noruega, além de ter feito muito sucesso na África do Sul e México, países em que foram lançados antes mesmo de chegar no mercado americano e britânico, onde foram lançados somente em 1995 e 1992 respectivamente. Até hoje, já recebeu diversos relançamentos com adições de bônus, assim como toda a obra dos suecos. Vale lembrar que a versão original lançada na Escandinávia conta com "Ring Ring" cantada na língua original do quarteto, e não em inglês, e não traz "She's My Kind of a Girl". Era apenas o início do sucesso.
Em 1974, novamente eles participaram do Eurovision Song Contest - agora inspirados pelo glam rock que crescia na Inglaterra. "Waterloo" era uma faixa assumidamente glam, produzida por Michael B. Tretow com os mesmos aparatos. Bem mais experientes, eles agora estavam mais bem preparados para o concurso e tinham em mãos um álbum completo (e já lançado) quando o concerto aconteceu em Brighton, na Inglaterra. A canção fez com que pela primeira vez os britânicos parassem para prestar atenção no grupo. "Waterloo" foi a primeira canção dos ABBA a alcançar o primeiro lugar na Inglaterra (também foi lançada nos Estados Unidos, chegando à sexta posição), e batizou o primeiro álbum oficial do quarteto.
O primeiro álbum lançado oficialmente no mercado internacional é um marco na carreira do grupo. Mais maduros, o quarteto conta com a companhia de Ola Brunkert (bateria), Malando Gassama (percussão, congas), Rutger Gunnarsson (baixo) e Janne Schaffer (guitarras), e já abrem com o ritmo avassalador do hiper-ultra-mega-sucesso que é a faixa-título, levado pelo saxofone de Christer Eklund. O ABBA cria um estilo próprio, com músicas curtas que trazem refrãos grudentos, e ainda, na figura de Agnetha e Anni-Frid, resgata as danças femininas eternizadas pelas Ikketes, por exemplo, mas que com as suecas, ganha em charme, sensualidade e por que não, o ar de ingenuidade das faces das cantoras. O clipe dessa música rodou o mundo, mas Waterloo não sobrevive apenas dela, já que é um dos melhores discos do quarteto.
Temos a rock-ballad "Dance (While The Music Still Goes On)", com homens e mulheres alternando os vocais e a participação de Per Sahlberg no baixo, assim como no rockzão de "King Kong Song", levado pelo ótimo riff da guitarra, a baladaça "Gonna Sing You My Love Song", na qual a voz de Agnetha é uma irresistível tentação, e a novidade disco de "My Mama Said", cantada pelo duo feminino, que também comanda a doce "Honey Honey", com seu jeito todo juvenil, tendo como responsável o arranjo de cordas de Sven-Olof Walldoff. Até reggae o grupo resolve mostrar, no caso em "Sitting in the Palmtree", e para os preconceituosos de plantão, ouçam "Watch Out" e segurem o queixo com a paulada que irá estourar nas caixas de som.
Outra novidade é a inserção no mercado espanhol com "Hasta Mañana", uma canção folk que marcou um início de amor e devoção dos países de língua espanhola com os suecos, e que perdura até os dias de hoje. "What About Livingstone?" também possui um andamento similar, e ao lado de "Suzy-Hang-Around", é uma canção menor nesse belo álbum, que foi primeiro lugar na Noruega e Suécia, quarto na Alemanha, vigésimo oitavo no Reino Unido - onde o single de "Waterloo" chegou ao primeiro lugar - e um surpreendente sexto lugar no Zimbábue, transformando o ABBA na primeira banda a conquistar vendas expressivas em países não tão tradicionais no mercado fonográfico.
Além disso, ela foi a primeira colocada no 1974 Eurovision Song Contest , festival realizado na Inglaterra e que apresentou o ABBA ao mundo. Vale lembrar que a versão original, lançada no mercado sueco, contém "Waterloo" cantada na língua natal dos músicos, enquanto a versão americana de Waterloo substituiu a faixa-título cantada em sueco por um remix de "Ring Ring", o que também ocorreu em alguns países da Europa.
Além da música, outro fato que chamou a atenção eram as roupas que os quatro usavam. Muito extravagantes, coloridas e chamativas, o quarteto acabou usando esse tipo de vestimenta como uma forma de diminuir os impostos a serem pagos para o governo sueco, já que por serem artistas, precisavam "provar" que o que usavam não era usual no dia a dia, e nesse quesito, o grupo se superou, já que praticamente em cada aparição na TV ou em shows surgia uma vestimenta nova.
Daqui saíram os video-clipes para "Waterloo", e aproveitando a fama, "Ring Ring", com o ABBA sendo um pioneiro a utilizar os vídeos para se promover. Também foram lançados os compactos "Waterloo" / "Honey, Honey" , "Honey Honey" / "King Kong Song", "Hasta Mañana" / "So Long" e "So Long" / "I've Been Waiting for You".
Esse era apenas o começo do sucesso, e na sequência, viria o primeiro disco a colocar o ABBA na primeira posição das paradas em vários países fora da Escandinávia.
Temos a rock-ballad "Dance (While The Music Still Goes On)", com homens e mulheres alternando os vocais e a participação de Per Sahlberg no baixo, assim como no rockzão de "King Kong Song", levado pelo ótimo riff da guitarra, a baladaça "Gonna Sing You My Love Song", na qual a voz de Agnetha é uma irresistível tentação, e a novidade disco de "My Mama Said", cantada pelo duo feminino, que também comanda a doce "Honey Honey", com seu jeito todo juvenil, tendo como responsável o arranjo de cordas de Sven-Olof Walldoff. Até reggae o grupo resolve mostrar, no caso em "Sitting in the Palmtree", e para os preconceituosos de plantão, ouçam "Watch Out" e segurem o queixo com a paulada que irá estourar nas caixas de som.
O grupo usava roupas extravagantes para economizar com impostos |
Outra novidade é a inserção no mercado espanhol com "Hasta Mañana", uma canção folk que marcou um início de amor e devoção dos países de língua espanhola com os suecos, e que perdura até os dias de hoje. "What About Livingstone?" também possui um andamento similar, e ao lado de "Suzy-Hang-Around", é uma canção menor nesse belo álbum, que foi primeiro lugar na Noruega e Suécia, quarto na Alemanha, vigésimo oitavo no Reino Unido - onde o single de "Waterloo" chegou ao primeiro lugar - e um surpreendente sexto lugar no Zimbábue, transformando o ABBA na primeira banda a conquistar vendas expressivas em países não tão tradicionais no mercado fonográfico.
Além disso, ela foi a primeira colocada no 1974 Eurovision Song Contest , festival realizado na Inglaterra e que apresentou o ABBA ao mundo. Vale lembrar que a versão original, lançada no mercado sueco, contém "Waterloo" cantada na língua natal dos músicos, enquanto a versão americana de Waterloo substituiu a faixa-título cantada em sueco por um remix de "Ring Ring", o que também ocorreu em alguns países da Europa.
Um pouco mais das extravagantes ropuas do grupo |
Além da música, outro fato que chamou a atenção eram as roupas que os quatro usavam. Muito extravagantes, coloridas e chamativas, o quarteto acabou usando esse tipo de vestimenta como uma forma de diminuir os impostos a serem pagos para o governo sueco, já que por serem artistas, precisavam "provar" que o que usavam não era usual no dia a dia, e nesse quesito, o grupo se superou, já que praticamente em cada aparição na TV ou em shows surgia uma vestimenta nova.
Compacto de "So Long" |
Esse era apenas o começo do sucesso, e na sequência, viria o primeiro disco a colocar o ABBA na primeira posição das paradas em vários países fora da Escandinávia.
Se o álbum anterior consagrou a faixa-título, o primeiro álbum homônimo (e terceiro do quarteto) trouxe no mínimo mais três super-ultra-mega-clássicos, "I Do, I Do, I Do, I Do, I Do", "Mamma Mia" e "S. O. S.". "I Do, I Do, I Do, I Do, I Do" é uma sacaníssima canção em ritmo de festa natalina, com uma letra impagável e divertida. Já "Mamma Mia" é uma aula de como fazer um clássico. Teclados muito bem dosados, harmonias vocais belíssimas, um refrão forte e uma guitarra sútil, sobre um andamento dançante e um crescendo inevitavelmente empolgante, que até hoje sacode os esqueletos mundo afora. Por fim, sempre me arrepio com os efeitos nos teclados de Benny em "S. O. S.". Que música linda! A perfeição das melodias vocais, o trabalho soberbo da parte instrumental, um jogo de "Luz e sombra" que poucas bandas conseguiam fazer com tamanha perfeição, e ainda um delirante moog que perambula nesta surpreendente canção.
Mas você é xiita e quer surpreender-se de verdade, então ouça o riffzão de "Hey, Hey Helen", um som pesado para os padrões ABBA, mas com uma harmonia musical que deixará muito "roqueiro" de cabelo em pé por estar "curtindo o som dos suecos", ou então a pegada de "So Long",outra aula de como compôr uma canção grudenta e muito dançante usando apenas de voz, guitarra, baixo, teclados e bateria, nessas que considero os grandes destaques de ABBA, além claro de "Mamma Mia".
A peça instrumental "Intermezzo N° 1" também chama a atenção, com Benny exibindo seus dotes clássicos no piano e teclados no melhor estilo Keith Emerson, na única canção totalmente instrumental que o grupo gravou, fazendo um belo duelo com a guitarra. ABBA ainda tem o swingue funk de "Man in the Middle", o rock sútil de "Rock Me", primeiro single do disco, com os vocais de Björn lembrando bastante os de Alice Cooper. e a baladaça "I've Been Waiting for You", destacando os doces vocais de Agnetha.
Novamente, a um flerte com o reggae, agora na faixa "Tropical Loveland", que ao lado da agitada, mas não muito significativa "Bang-A-Boomerang", são os únicos deslizes de um LP muito bom.
Desse álbum saíram os compactos de "I Do, I Do, I Do" / "Rock Me", "Bang A-Boomerang" / "S. O. S.", "S. O. S." / "Man in the Middle" e "Mamma Mia" / "Intermezzo No.1" (substituída por "Hey, Hey Helen" na Austália e "Tropical Loveland" no Reino Unido, Canadá e Estados Unidos), bem como os clipes de "Mamma Mia", "SOS", "Bang-A-Boomerang" e "I Do, I Do, I Do, I Do, I Do".
Primeiro lugar na Noruega, Suécia, Zimbábue (novamente), Polônia e Austrália, onde o grupo não parava de crescer, além de segundo na Bélgica, terceiro na Holana e Nova Zelândia e décimo terceiro no Reino Unido. Apesar disso, nos Estados Unidos o grupo não emplacava, com ABBA ficando apenas na posição 174. Mas isso mudou no ano seguinte, com o quarto e melhor disco do grupo, Arrival.
Mas você é xiita e quer surpreender-se de verdade, então ouça o riffzão de "Hey, Hey Helen", um som pesado para os padrões ABBA, mas com uma harmonia musical que deixará muito "roqueiro" de cabelo em pé por estar "curtindo o som dos suecos", ou então a pegada de "So Long",outra aula de como compôr uma canção grudenta e muito dançante usando apenas de voz, guitarra, baixo, teclados e bateria, nessas que considero os grandes destaques de ABBA, além claro de "Mamma Mia".
Agnetha, atiçando a mente dos fãs |
A peça instrumental "Intermezzo N° 1" também chama a atenção, com Benny exibindo seus dotes clássicos no piano e teclados no melhor estilo Keith Emerson, na única canção totalmente instrumental que o grupo gravou, fazendo um belo duelo com a guitarra. ABBA ainda tem o swingue funk de "Man in the Middle", o rock sútil de "Rock Me", primeiro single do disco, com os vocais de Björn lembrando bastante os de Alice Cooper. e a baladaça "I've Been Waiting for You", destacando os doces vocais de Agnetha.
Novamente, a um flerte com o reggae, agora na faixa "Tropical Loveland", que ao lado da agitada, mas não muito significativa "Bang-A-Boomerang", são os únicos deslizes de um LP muito bom.
Compacto de "S. O. S". |
Primeiro lugar na Noruega, Suécia, Zimbábue (novamente), Polônia e Austrália, onde o grupo não parava de crescer, além de segundo na Bélgica, terceiro na Holana e Nova Zelândia e décimo terceiro no Reino Unido. Apesar disso, nos Estados Unidos o grupo não emplacava, com ABBA ficando apenas na posição 174. Mas isso mudou no ano seguinte, com o quarto e melhor disco do grupo, Arrival.
Esse é o LP que colocou o ABBA definitivamente no hall dos mais vendidos em todo o mundo. Seus álbuns até então já haviam vendido muito, mas Arrival vendeu horrores, carregado pelo super-ultra-mega-colossal-clássico "Dancing Queen". Desconheço qualquer pessoa que goste de qualquer estilo de música e que nunca tenha ouvido essa faixa dançante, embalada, com uma moral altíssima e que enaltece com soberanidade o duo vocal feminino. Uma aula de bom gosto, e que ao lado de "Stayin' Alive", "Disco Inferno", "Y. M. C. A" e "Le Freak", virou um hino da geração disco.
Mas além dessa Maravilha Disco (que tal começar essa coluna?), Arrival possui outros dois grandes sucessos, as quais são "Knowing Me, Knowing You", caprichando no refrão e sendo uma das raras faixas a contar com Anni-Frid como vocal principal, e "Money, Money, Money", outra faixa dançante, que fez com que o ABBA confirmasse sua presença entre os maiores nomes do estilo. Mas há pelo menos mais duas canções que conquistaram espaço nos corações dos fãs, que são a balada "My Love, My Life", com um arranjo orquestral encantador, e particularmente, considero "Tiger" uma pérola a ser descoberta entre as preciosidades destacadas anteriormente, principalmente pela sua levada e variações de andamento.
Benny assume os vocais do rock "Why Did It Have to Be Me", lembrando faixas como "Darlene" ou "Boogie With Stu" (Led Zeppelin), enquanto a faixa-título é uma linda canção parcialmente instrumental, com uma melodia vocal e dos teclados lembrando canções folclóricas dos celtas, e que não possui equivalente em nenhuma outra faixa do grupo. Complementam Arrival a ingênua "When I Kissed the Teacher" (que baita arranjo vocal), o pop tipicamente ABBA de "Dum Dum Diddle", a tecladeira suingante de "That's Me".
Vale ressaltar que há mais um hit ligado a Arrival, mas que não foi lançado originalmente no álbum, no caso "Fernando", a qual saiu originalmente no álbum solo de Anne-Frid, Frida Ensam (1975), nas versões australiana, neo-zelandesa e sul-africana e como um compacto do ABBA com "Hey Hey Helen" no lado B, o qual foi o primeiro compacto da banda a superar a marca de cinco milhões de cópias vendidas, ultrapassando a marca de seis milhões de cópias em todo o mundo.
Outros compactos extraídos de Arrival foram "Dancing Queen" / "That's Me", "Money, Money, Money" / "Crazy World", "That's Me" / "Money, Money, Money" e "Knowing Me, Knowing You" / "Happy Hawaii". Ainda saíram os clipes de "Fernando", "Dancing Queen", "My Love, My Life", "When I Kissed the Teacher", "Tiger", "Money, Money, Money", "Knowing Me, Knowing You" e "That's Me".
Arrival conquistou o primeiro lugar no Reino Unido, Austrália, Alemanha, Noruega, Nova Zelândia, Suécia, Alemanha Oriental, e no mundo inteiro, já vendeu mais de cinco milhões de cópias.
Mas além dessa Maravilha Disco (que tal começar essa coluna?), Arrival possui outros dois grandes sucessos, as quais são "Knowing Me, Knowing You", caprichando no refrão e sendo uma das raras faixas a contar com Anni-Frid como vocal principal, e "Money, Money, Money", outra faixa dançante, que fez com que o ABBA confirmasse sua presença entre os maiores nomes do estilo. Mas há pelo menos mais duas canções que conquistaram espaço nos corações dos fãs, que são a balada "My Love, My Life", com um arranjo orquestral encantador, e particularmente, considero "Tiger" uma pérola a ser descoberta entre as preciosidades destacadas anteriormente, principalmente pela sua levada e variações de andamento.
Versão francesa de Arrival |
Benny assume os vocais do rock "Why Did It Have to Be Me", lembrando faixas como "Darlene" ou "Boogie With Stu" (Led Zeppelin), enquanto a faixa-título é uma linda canção parcialmente instrumental, com uma melodia vocal e dos teclados lembrando canções folclóricas dos celtas, e que não possui equivalente em nenhuma outra faixa do grupo. Complementam Arrival a ingênua "When I Kissed the Teacher" (que baita arranjo vocal), o pop tipicamente ABBA de "Dum Dum Diddle", a tecladeira suingante de "That's Me".
Compacto de "Fernando" |
Vale ressaltar que há mais um hit ligado a Arrival, mas que não foi lançado originalmente no álbum, no caso "Fernando", a qual saiu originalmente no álbum solo de Anne-Frid, Frida Ensam (1975), nas versões australiana, neo-zelandesa e sul-africana e como um compacto do ABBA com "Hey Hey Helen" no lado B, o qual foi o primeiro compacto da banda a superar a marca de cinco milhões de cópias vendidas, ultrapassando a marca de seis milhões de cópias em todo o mundo.
Outros compactos extraídos de Arrival foram "Dancing Queen" / "That's Me", "Money, Money, Money" / "Crazy World", "That's Me" / "Money, Money, Money" e "Knowing Me, Knowing You" / "Happy Hawaii". Ainda saíram os clipes de "Fernando", "Dancing Queen", "My Love, My Life", "When I Kissed the Teacher", "Tiger", "Money, Money, Money", "Knowing Me, Knowing You" e "That's Me".
Arrival conquistou o primeiro lugar no Reino Unido, Austrália, Alemanha, Noruega, Nova Zelândia, Suécia, Alemanha Oriental, e no mundo inteiro, já vendeu mais de cinco milhões de cópias.
Mais Roupas extravagantes que marcaram a carreira do ABBA |
Em 1975 saiu a primeira coletânea do grupo, Greatest Hits, que vendeu muito em vários países do mundo, conquistando o primeiro lugar no Reino Unido, Noruega, Suécia e Zimbábue, além de ter vendido mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos, conquistando disco de platina.
Em quinze dias, veremos os quatro últimos álbuns de estúdio do grupo, passando rapidamente pelos seus dois discos ao vivo e destacando também um dos álbuns mais vendidos da história da música mundial.
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