
Por Mairon Machado (Publicado originalmente no blog Consultoria do Rock)
Recentemente eu comentei sobre o CD Hall of Fame do The Moody Blues. Hoje vou dar uma destrinchada no DVD relativo ao mesmo show. Para aqueles que querem resgatar seus sonhos de ver e ouvir determinadas canções com orquestra, Hall of Fame é um DVD de mão cheia. A bolacha digital traz a apresentação de um dos primeiros (se não o primeiro) grupos a criar o estilo chamado rock progressivo, e que foi formado em 1964, em uma apresentação no dia primeiro de maio de 2000, no Royal Albert Hall de Londres.
![]() |
Formação do The Moody Blues em 2000. Da esquerda para a direita: Ray Thomas, John Lodge, Justin Hayward e Graeme Edge |
O grupo na época era composto por quatro dos mais importantes músicos que passaram pela banda: Justin Hayward (guitarras, voz), John Lodge (baixo, voz), Ray Thomas (flauta, percussão, voz) e Graeme Edge (bateria, percussão), e nessa apresentação, contam com a participação de Paul Bliss e Bias Boshell (teclados), bem como Tracy Graham e Sue Shattock (backing vocals) e Gordon Marshall (bateria), além da The World Festival Orchestra, regida pelo maestro Larry Baird.
Milhares de pessoas, em sua maioria acima dos 40 anos de idade, lotaram o Royal Albert Hall, e acabaram presenciando o lindo e arrepiante início apenas com orquestra, chamado "Overture", que faz um review sobre três das principais canções do grupo, passando por "Legend of a Mind", "Tuesday Afternoon" e "Nights in White Satin". Segure o coração, pois os arrepios brotam como água da pedra, principalmente com a fusão das cordas com a imagem pomposa do Royal Albert Hall, e então o The Moody Blues entra no palco, mandando ver em "Tuesday Afternoon", um dos maiores clássicos do álbum Days of Future Passed, lançado em 1967, e que muitos definem como sendo o primeiro álbum de rock progressivo da história.
Apesar da idade já ter pegado em Hayward, Lodge e principalmente Edge (com sua longa barba branca) e Thomas, que parece um tiozão dono de padaria, o estilo e imponência clássica do quarteto permanece em alta. Eis que surge "English Sunset", do álbum Strange Times (1999), com um estilo AOR que ganhou pontos com o arranjo orquestral.
As cordas apresentam a bela "Words To Say", também do álbum Strange Times, a qual é cantada por Lodge, que mantém o vozeirão em alta, seguida pela pesada "The Story In Your Eyes", onde Hayward manda ver na guitarra neste clássico do álbum Every Good Boy Deserves Favour (1971). É muito divertido quando no solo de Hayward os três velhinhos - Howard, Lodge e Thomas - vão para a frente da plateia, que em delírio, aplaude o trio que se comporta como jovens metaleiros em início de carreira.
O DVD então passa por "I Know You're Out There Somewhere", do LP Sur La Mer (1988), com outro belo arranjo orquestral com destaque para a harpa e para os sinos tubulares, e "Haunted", outra de Strange Times, que não chega a empolgar.
A partir de então, só clássicos, começando com "Your Wildest Dreams", de The Other Side of Life (1986), e uma bela introdução que leva a esse clássico da época em que Patrick Moraz pilotava os teclados do grupo, com divertidas brincadeiras entre Graham e Gordon, bem como um cidadão doido que começa a fazer piruetas no meio dos corredores do teatro e que levanta o público.
John Lodge
Lodge assume o baixo de dois braços para dividir os vocais com Hayward na linda "Isn't Life Strange", do LP Seventh Sojourn (1972), a qual contém uma bonita introdução com Thomas na flauta acompanhado pela orquestra, e um apoteótico encerramento, para então a paulada "I'm Just a Singer (In a Rock and Roll Band)", também de Seventh Sojourn, colocar o Royal Albert Hall abaixo, com um peso extraordinário das duas baterias e dos vocais de Lodge, Thomas e Hayward, que apesar de não serem potentes como na versão original, ainda arrepiam.
Quem não mexer o corpo com essa canção é que não tem alma, já que o pique é avassalador, e as sessões de mellotron, originalmente feitas pelo melhor tecladista que passou na banda, Mike Pinder, ficaram ainda mais belas com a orquestra viajando nas notas dessa que para mim é a melhor faixa da banda nos anos 70. Destaque principal para o público, que acompanha de pé e com palmas os mais que pesados 6 minutos de uma verdadeira panela de pressão que se torna o Royal Albert Hall, e para o show particular de Hayward, o guitarrista e compositor que substituiu nada mais nada menos que Denny Laine (Ginger Baker's Air Force, Wings...) e que junto com Lodge, que substituiu Clint Warwick, deu ao The Moody Blues o caminho para o sucesso.
É justamente Hayward que puxa a mais aguardada canção da noite. Lançada em Days of Future Passed, "Nights In White Satin" faz até o mais satânico dos metaleiros ir as lágrimas, e nesse DVD, basta o primeiro acorde para a plateia e o telespectador cairem em choro. Os vocais de Hayward acompanhado pela lenta cadência de Lodge e Edge vão ganhando espaço, assim como as cordas - fazendo as vezes do mellotron - invadem esse espaço de forma suave e pacífica, numa harmonia rara para as canções feitas na década de 60.
É impossível não segurar as lágrimas no divino solo de flauta feito por Thomas, e o arranjo orquestral imitando o mellotron é fenomenal. Tudo perfeito para uma canção perfeita. Apesar de eu não achar a melhor canção do grupo, não posso negar que é uma das maiores canções de todos os tempos. E me perdoem os fãs de Beatles, mas já procurei em toda a discografia da banda e não encontrei nada que possa chegar perto de "Nights in White Satin". Mesmo "Yesterday",o maior clássico dos Fab Four, não consegue carregar a dramaticidade dessa incrível faixa.
Thomas assume os vocais em "Legend of a Mind", de In Search of the Lost Chord (1968), o mais progressivo LP da banda, aqui em uma versão mais rápida que a original e contando com outro belo solo de flauta feito por Thomas, e chegamos a "Question", do maravilhoso A Question of Balance (1970), onde novamente o público acompanha com palmas mais uma paulada criada pelos Moodies.
O DVD encerra com outra pérola de In Search of the Lost Chord, "Ride My See-Saw", onde o Royal Albert Hall vira um salão de festas, com todos dançando e agitando as mãos para cada nota de mais um clássico da banda, e ao final, os músicos apertam as mãos dos presentes nas primeiras filas do teatro, que ensandecidamente aplaude de pé o quarteto.
O único defeito do DVD é a curta duração (pouco mais de 80 minutos) e a ausência de extras, mas enfim, ele é excelente para conhecer um pouco sobre uma das mais importantes bandas dos anos 60 e 70, ou para ver como funcionou com a orquestra aquelas canções em que você viajava ouvindo o mellotron de Pinder ao fundo de um arranjo vocal seminal tendo a potente bateria de Edge para guiar essas obras-primas.
Track list:
1. Overture
2. Tuesday Afternoon
3. English Sunset
4. Words You Say
5. The Story in Your Eyes
6. I Know You're Out There Somewhere
7. Haunted
8. Your Wildest Dreams
9. Isn't Life Strange
10. I'm Just a Singer (In a Rock and Roll Band)
11. Nights in White Satin
12. Legend of a Mind
13. Question
14. Ride My See-Saw
Nenhum comentário:
Postar um comentário