quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

29 Anos sem Elis Regina


 
Hoje, 19 de janeiro, faz 29 anos da morte da maior cantora que o Brasil já teve: Elis Regina Carvalho Costa.

Com uma discografia farta, variando desde o samba até o rock psicodélico, Elis têm para mim uma voz marcante e sem igual dentro do mundo da música, com a fase auréa ao lado do marido César Camargo Mariano, com quem lançous excelentes discos como Elis (1972), Transversal do Tempo (1978) e o fundamental Falso Brilhante (1976).

Fantástico DVD de Elis

Desde que descobri a carreira de Elis, a sonoridade lá em casa mudou. A voz da pimentinha tem repercurtido direto nas paredes e na cabeça de quem vos escreve. Como canta essa mulher. O DVD com a apresentação dela no Programa Ensaio da TV Cultura é uma mostra do sentimento que ela consegue colocar em cada música.

Meu sonho de consumo é ter a coleção de Elis completa em vinil, e venho trabalhado bastante para isso há alguns anos. Uma mulher como essa merece ter uma prateleira apenas para ela.

Um dos meus discos favoritos da mulher

Hoje temos a filha de Elis, Maria Rita, dando uma pequena amostra do que foi sua mãe, até que de uma maneira não proposital, já que a força de Elis está no sangue. Mas de qualquer forma, acredito fielmente que o Brasil ainda sente saudades daquela pequena gaúcha agitando os braços enquanto arrebatava a garganta com canções de letras poderosas.


Elis Regina Carvalho Costa 
17/03/1945 - 19/01/1982

Um comentário:

  1. O mais engraçado é que no da 19 de janeiro de 1943 nascia Janis Joplin, outra sensacional!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...