segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ike & Tina Turner - What You Hear Is What You Get [1971]






Por Mairon Machado(Publicado originalmente no blog Consultoria do Rock)


O preconceito às vezes nos afasta de muita coisa que depois, quando descobrimos o que perdemos, temos vontade de nos esgoelar.

Demorei 25 anos para perder a virgindade de Ike & Tina Turner. A imagem da Tina cantando "We Don't Need Another Hero" era o suficiente para afastar qualquer possibilidade de eu um dia comprar algo dela. Porém, um belo dia, vendo uma entrevista da divina Janis Joplin no programa de Dick Cavett, Janis afirma que sua maior inspiração naquele momento (quando à frente da Kozmic Blues Band) era uma cantora desconhecida de Dick e dos presentes, chamada Tina Turner.

Foi o suficiente para eu ir atrás da discografia da famosa dupla que contagiou o mundo no final da década de 60, início dos 70, com shows arrebatadores e de tirar o fôlego, e que posteriormente ficou-se sabendo que o pau quebrava atrás dos camarins.


 Ike Turner e suas mulheres

Enfim, não falando da vida privada do casal, mas sim da música, o LP What You Hear Is What You Get, lançado em 1971 numa luxuosa versão com capa tripla e formato duplo, ganhando posteriormente uma versão simples no formato CD, foi gravado no auge da carreira de Ike & Tina Turner. Ao lado das famosas cantoras chamadas Ikettes e de uma banda primorosa, o guitarrista Ike Turner e a cantora Tina Turner mostram ao mundo o porque de eles serem considerados o melhor show que você podia assistir naquele momento.

O disco abre com as introduções para a banda, e com as Ikettes detonando "Piece of my Heart" e "Everyday People". A partir de então, entra em cena a rainha Tina Turner, e o que ouvimos é um passeio pela soul music ("Sweet Soul Music"), rock ("Honky Tonk Women", "Ooh Poo Pah Doo") e blues (" A Love Like Yours" e "I Smell Trouble").

Porém, são nas sensacionais interpretações para "Proud Mary", "I Want To Take You Higher" e "I've Been Loving You Too Long" que tudo vem abaixo. Em "Proud Mary", Tina afirma que vão começar de forma suave, mas depois, vão fazê-la de forma selvagem, e assim, levantam a plateia do Carnegie Hall em uma furiosa versão de mais de 10 minutos.

Já na clássica canção do grupo Sly & the Family Stone ("I Want To Take Your Higher"), é impossível ficar parado com tamanha 
pressão da banda de Ike e das Ikettes, além óbvio de Tina, que incita a plateia com gritos de "higher, higher". 


Tina e Ikettes em ação (1970)


Por fim, O bluesão "I've Been Loving You Too Long" tem o porque de Janis idolatrar Tina. Se no futebol o jogador tem que botar o coração na ponta da chuteira, Tina põe o coração na garganta para interpretar esse clássico de Otis Redding. Fica claro toda a inspiração de Janis em cima de Tina, pois o que a mulher faz aqui é incrível. E ainda tem tempo para Tina e Ike se provocarem em cima do palco, onde Tina acaba ganhando a provocação falando a frase que dá nome ao disco.

Um discaço, que merece ser ouvido por todos os apreciadores de rock, blues e música em geral. Cada segundo é uma aula de sentimento, tanto pelas Ikettes quanto por Tina, e felizmente, o tempo me deu a maturidade suficiente para voltar atrás e conhecer uma das melhores bandas de rock da história.


Track List:


1. Introductions - DJ Frankie Crocker/MC Eddie Burkes
2. Piece Of My Heart
3. Everyday People
4. Introduction to Tina By MC Eddie Burkes
5. Doin' the Tina Turner
6. Sweet Soul Music
7. Ooh Poo Pah Doo
8. Honky Tonk Women
9. A Love Like Yours (Don't Come Knockin' Everyday)
10. Proud Mary
11.  Proud Mary (Encore)
12. I Smell Trouble
13. Ike's Tune
14. I Want To Take You Higher
15. I've Been Loving You Too Long
16. Respect

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...