quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Maravilhas do Mundo Prog: Aphrodite's Child - ∞ [1972]


Essa canção foi lançada em 1972 no espetacular álbum 666, do grupo grego Aphrodite's Child, o qual contava na sua formação na época de gravação com Vangelis (teclados), Demis Roussos (baixo, voz), Loukas Sideras (bateria) e tendo a participação de Argyris Kouloris nas guitarras.

666 é um álbum conceitual, adaptando para o disco o Livro das Revelações da Bíblia, baseando-se no Apocalipse de São João. Para isso, Vangelis se encostou no 
cineasta grego Costas Ferris, o qual escreveu um livro conceitual para o álbum, 666 (The Apocalypse of John, 13/18), onde a ideia era muito simples: um grande circo com acrobatas, dançarinos, elefantes, tigres e cavalos mostrando um espetáculo refente ao fim do mundo. Enquanto o show transcocorre com diversos efeitos de luz e som, algo estranho começa a acontecer fora do circo, que é a revelação da destruição do planeta Terra. O público acredita que o que acontece fora do picadeiro faz parte do show, mas o narrador começa a alertar a plateia que aquilo é real. Então, uma imensa e densa batalha entre o bem e o mal passa a ser travada, até que um deles vença!!
Capa interna de 666

Durante o período de gravação do álbum (que demorou mais de um ano), Roussos e Vangelis trocaram farpas por diversas vezes, e o LP acabou sendo lançado quando o Aphrodite's Child já não mais existia, além do fato de ter passado por diversos tipos de censura pela gravadora Mercury (que capitaneava os direitos do Aphrodite's Child). O álbum, originalmente quádruplo, foi limado em muitas sessões, e saiu com formato duplo, tendo como destaque, "∞", lançado pelo selo Vertigo, subsidiário da Mercury.

666 e o famoso selo hipnotizante da Vertigo

Contando com a participação especial da atriz Irene Papas, "∞" é uma embriagante viajem com sessão de percussões feitas por Vangelis enquanto Irene apenas fala as frases ""I was, I am, I am to come", uma inversão para "who was, is, is to come" contida na Revelação e atribuída a Deus, de forma aleatória. Ao ouvinte mais atento, fica fácil entender as frases "I was, I'm and I want your cum" enquanto Irene absurdamente entra em vários estágios de histeria, no embalo de um ritmo sexual criado pelo viciante redemoinho de percussões de Vangelis.
Capa alternativa de 666

A ideia por trás da faixa é mostrar o ponto onde o demônio depara-se com a difícil situação de ser um anjo caído, e então descobrir que a única forma de conseguir sobreviver e ser forte é transando com ele mesmo até atingir o orgasmo! A interpretação de Irene é fenomenal, e é impossível para aqueles que ouvem a faixa não acreditar que a mulher está realmente tendo um ato sexual durante a canção. Os gritos e sussurros da cantora arrepiam todo o corpo, e alguns mais exaltados chegam a ficar excitados com tamanha orgia lançada aos ouvidos.
A mulher responsável pela orgia de "∞", Irene Papas

Inicialmente, quem iria cantar essa canção era algum inglês, pois Costas gostaria de ouvir a histeria do narrador através de um sotaque britânico, mas quando Irene surgiu foi dada a ideia para ela, que topou e fez todas as vozes de puro improviso, o que torna essa faixa ainda mais atraente. Outro detalhe interessante é que na Espanha essa faixa foi riscada no álbum quando do seu lançamento (algo como feito com as canções da Blitz aqui no Brasil nos anos oitenta), e a venda de 666 foi proibida por lá durante muitos anos somente por causa de "∞".
Aphrodite's Child

A audição de 666 e principalmente desta faixa é obrigatória para todos aqueles que se dizem conhecedores de música, não por ela ser uma canção excelente ou maravilhosa, mas sim pela genialidade e a ousadia do grupo em gravar algo como isso. Os cortes da Mercury nos privaram de 35 minutos de pura orgia e experimentação, mas os cinco minutos lançados em 666 foram suficientes para fazer desta canção uma maravilha do mundo prog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...