segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Megadeth - Warchest [2007]

Megadeth_-_Warchest

O Megadeth é sem dúvida nenhuma um dos mais importantes grupos do Thrash Metal mundial. Liderados pelo loiro guitarrista e vocalista Dave Mustaine, os americanos surgiram em 1983, após Mustaine sair (ou ser demitido) do Metallica. De lá para cá, são quatroze álbuns de estúdio, sendo que junho deste ano, o último até o momento, Super Collider.

Durante esse período, altos e baixos marcaram a carreira do Megadeth. Álbuns clássicos como Peace Sells ... But Who's Buying? (1986) e Rust in Peace (1990) elevaram a fama (e as vendas) do grupo para patamares altíssimos, enquanto que os controversos Risk (1999) e The World Needs a Hero (2001) quase botaram tudo a perder, além da constate mudança de formação causada pela genialidade bipolar de Mr. Mustaine.

Detalhes do livreto que acompanha o Box

Em 2007, a gravadora EMI lançou no mercado a belíssima caixa Warchest, em uma tentativa (bem sucedida) de colocar o nome do grupo no mercado novamente. E para os fãs do grupo, ou até mesmo pessoas que conhecem pouco das canções lançadas pelo Megadeth, essa caixa é um ótimo achado, pois contém nada mais do que cincoenta e três canções, sendo algumas delas (dez no total) totalmente inéditas. Isso apenas nas três primeiras mídias da caixa, que no total, contém cinco mídias (quatro CDs e um DVD).

Começando então pelos CDs, mais precisamente os três primeiros, nos mostram canções que vão desde a estreia do grupo em 1985, com o fantástico Killing is My Business ... and Business is Good, até o álbum The System has Failed (2004). No CD1, estão clássicos do período clássico do grupo, entre 1985 e 1990, de onde podemos conferir "Killing is My Business ... and Business is Good!", "Peace Sells", "Wake Up Dead", "Devil's Island" e "Hangar 18", entre outras, todas em suas versões originais, além de versões demo (e inéditas) para "Holy Wars ... The Punishment Due", "Five Magics" e "Tornado of Souls". A vinheta "Dark Themes" é mais uma preciosidade deste CD, que ainda consta com as covers para "Anarchy in the U. K." (gravada ao vivo no estúdio, juntamente com "Problems", ambas originais do Sex Pistols, e também inéditas neste lançamento) e "No More Mr. Nice Guy", presente na rara trilha do filme Shocker, de 1989.

Parte interna de Warchest

O CD 2 cobre o período entre 1992 e 1994, no qual o Megadeth começa a modificar sua sonoridade. Destaques para joias como "Symphony of Destruction", "Foreclosure of a Dream", "Train of Consequences" além de três canções do raro EP Hidden Treasures, lançado em 1994 (no caso "Go to Hell", "Architecture of Agression" e "Angry Again"). Outras apetitosas faixas são as covers para "Strange Ways" (original do Kiss, gravada para ser lançada no tributo Kiss My Ass, mas que acabou ficando de fora do mesmo) e "Paranoid" (original do Black Sabbath, que acabou entrando no tributo Nativity in Black, de 1994), além de versões inéditas e ao vivo para "Skin o' My Teeth", "High Speed Dirt", "Ashes in Your Mouth" e "Sweating Bullets". Complementa a parte de inéditas uma sessão em estúdio para "Breakout", e ainda temos o resgate de "Diadems", gravada para a trilha do filme Demon Knight, de 1995 e "New World Older", retirada da trilha do jogo Duke Nukem, também de 1995.

O terceiro CD vai de Cryptic Writings (1997) até The System Has Failed (2004) e é o único a não conter inéditas. Nele, ouvimos as polêmicas eletrônicas de "Imsonia" e "Crush 'Em", além de petardos como "Moto Psycho", "Almos Honest" e "Kick the Chair". Destaque para a versão ao vivo de "Never Say Die", presente em Nativity in Black, vol. 2: A Tribute to Black Sabbath, de 1998, "Kill the King", registrada para a coletânea Capitol Punishment: The Megadeth Years, de 2000, e "Duke Nuke Theme", que saiu apenas na versão japonesa de Risk, bem como na trilha do jogo de mesmo nome.

Um pouco mais da parte interna de Warchest

O quarto CD é um presente mais que especial. Trata-se da última apresentação do Megadeth durante a turnê Clash of Titans, ao lado de Suicidal Tendencies, Anthrax e Slayer, no Wembley Arena, em 1990. Na formação da época, o grupo contava com Mustaine (vocais, guitarras), Dave Ellefeson (baixo, vocais), Marty Friedman (guitarras) e Nick Menza (bateria), e o quarteto manda ver com uma performance endiabrada, cujo único pecado é sua curta duração (pouco mais de uma hora).

Já o DVD é um achado, pois nele, vemos o Megadeth já consolidado como um gigantesco grupo de Thrash Metal, em uma apresentação durante a turnê de Countdown to Extinction no famoso Hammersmith Odeon, em 1992. Apesar de ser esse álbum promovido, o destaque vão para as quatro canções de Rust in Peace presentes no show, que, com a mesma formação que no CD 4, mostra uma energia fantástica, com Mustaine e Friedman alternando-se em solos alucinantes, sendo esta uma das melhores performances que já vi do Megadeth.


Mais detalhes do livreto que acompanha o Box

Todo esse material vem em uma caixa exclusiva, no formato de uma caixa de acessórios de guerra, com as balas presentes no famoso cinto de Mustaine em alto-relevo na parte superior da caixa. Dentro da mesma, além das cinco mídias, encontramos um livreto, em formato de diário de guerra, contando a história da banda e diversas imagens.

Uma bela caixa, que com certeza, satisfaz a necessidade dos aficcionados e também dos que ainda não entraram no mundo de Mustaine e cia.

Todo o material desse Box Set

Track list

Disco 1

1. Killing is My Business ... and Business is Good!

2. The Skull Beneath the Skin

3. Peace Sells

4. Wake Up Dead

5. Devil's Island

6. Set the World Afire

7. Into the Lungs of Hell

8. Anarchy / Problems *

9. Hook in Mouth

10. Liar

11. In My Darkest Hour

12. No More Mr. Nice Guy

13. Dark Themes *

14. Holy Wars ... The Punishment Due (Casey McMackin demo) *

15. Tornado of Souls (demo) *

16. Five Magics (demo) *

17. Hangar 18

Disco 2

1. Keeping Score *

2. Symphony of Destruction

3. Go to Hell

4. Foreclosure of a Dream

5. Architecture of Aggresion (demo)

6. Skin o' My Teeh (live at Alpine Valley) *

7. High Speed Dirt (live at Alpine Valley) *

8. Ashes in Your Mouth (live at the Cow Palace) *

9. Sweating Bullets (live at the Cow Palace) *

10. Breakpont (session take) *

11. Angry Again

12. Train of Consequences

13. Reckoning Day

14. New World Older

15. The Killing Road

16. Strange Ways

17. Paranoid

18. Diadems

19. À Tout le Monde

Disco 3

1. Trust

2. Almost Honest

3. Use the Man

4. She-Wolf

5. A Secret Place

6. One Thing

7. Duke Nukem Theme

8. Insomnia

9. Crush 'Em

10. Kill the King

11. Dread and the Fugitive Mind

12. Never Say Die

13. Moto Psycho

14. 1000 Times Goodbye

15. Coming Home

16. Kick the Chair

17. Of Mice and Men

Disco 4 - Live at Wembley Arena, October 16, 1990

1. Intro / Rattlehead

2. Wake Up Dead

3. Hangar 18

4. Hook in Mouth

5. The Skull Beneath the Skin

6. The Conjuring

7. In My Darkest Hour

8. Lucretia

9. Devil's Island

10. Take No Prisoners

11. Peace Sells

12. Black Friday

13. It's Electric

14. Anarchy in the U. K.

15. Holy Wars ... The Punishment Due

Disco 5 - DVD Live at the Hammersmith Odeon, September 30, 1992

1. Intro / Holy Wars ... The Punishment Due

2. Wake Up Dead

3. Hangar 18

4. Lucretia

5. Sweating Bullets

6. In My Darkest Hour

7. Tornado of Souls

8. Ashes in Your Mouth

9. Peace Sells

10. Anarchy in the U. K.

* canções inéditas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...