quinta-feira, 27 de março de 2014

U2 - No Line On the Horizon (Box Set) [2009]



O grupo irlandês U2 está prestes a lançar seu décimo terceiro álbum de estúdio. Prometido para esse mês de abril, pouco se sabe sobre nome e capa, mas a expectativa é grande para os fãs, principalmente por conta do novo material que já anda circulando sobre a banda, no caso as canções "North Star", "Glanstonbury", "Ordinary Love" e "Invisible".

Desde 2009 longe dos estúdios, e após a magnífica turnê 360°, Bono (vocais), The Edge (guitarra, vocais, piano), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria, percussão) estão completando trinta e cinco anos de estrada, e prometem fazer o melhor álbum da carreira da banda. 


Caixa de No Line on the Horizon (acima),Contra-capa da caixa, MAGAZINE e pôster (abaixo)
Seu último álbum foi aclamadíssimo. No Line on the Horizon trouxe clássicos como a faixa-título, "Magnificent", "I'll Go Crazy If I don't Go Crazy Tonight" e "Get on Your Boots", mantendo uma série de bons lançamentos que recolocaram o U2 entre os mais vendidos, após a fase eletrônica de Achtung Baby, Zooropa e Pop

O álbum anterior a No Line on the Horizon, How to Dismantle an Atomic Bomb, foi lançado em 2004, e trouxe como novidade diferentes formatos para o lançamento. O disco saiu no formato padrão, uma versão especial em CD+DVD, trazendo no DVD filmagens e alguns bônus, uma Edição Limitada Deluxe, com o CD, DVD e ainda um livro capa-dura, e a edição em vinil.

Os colecionadores se esbaldaram, e a turma de Bono, vendo que podiam forrar um pouco mais seus bolsos, capricharam no lançamento de No Line on the Horizon. Assim, em 27 de fevereiro de 2009, quando o álbum chegou às lojas para conquistar a primeira posição em vinte e três países (Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Suécia e Reino Unido), as opções eram diversas.


Detalhes do Box de No Line on the Horizon

No total, cinco foram os formatos de No Line on the Horizon disponibilizados aos fãs:

1) CD normal, que já chama a atenção pelo booklet com vinte e quatro páginas;
2) LP duplo, 180 gramas, com um livreto tendo dezesseis páginas;
3) Digipak, com o CD normal e trazendo um livreto com trinta e seis páginas mais um pôster;
4) Magazine, com o CD normal e uma revista com sessenta páginas;
5) Box Set, apresentando todo o material dos itens 1, 3 e 4.

Essa versão Box Set é praticamente perfeita, não somente por apresentar todo o material citado acima, mas por que ele também contém um DVD bônus, trazendo o filme Linear, que estava temporariamente disponível para download quando o fã comprava as versões 3 e 4.

Abrindo a caixa, que assemelha-se a um grande livro, encontramos o pôster gigante duplo, trazendo de um lado uma foto dos quatro integrantes, em preto e branco, e no outro uma reprodução da capa original do álbum. Depois, a versão Magazine, intacta, com suas sessenta páginas apresentando diversas fotos dos integrantes em estúdio, seja em preto e branco, seja colorida, mais um pôster imitando a arte da capa, cópias dos rascunhos das letras de "Breathe" e "No Line on the Horizon", além de entrevistas com Larry Mullen Jr, Bono, The Edge e Adam Clayton, conduzidas por Catherine Owens.


O CD no formato DIGIPACK

A versão Digipack resgata o mesmo que foi às lojas, envolta em uma capa plástica especial e tendo um formato em que podemos abrir a caixa em quatro partes. Na parte interna, encontramos o CD (com uma pintura especial), do lado esquerdo da capa o livreto de vinte e quatro páginas, com as letras de todas as canções do álbum, e do lado direito um livreto que, ao ser aberto, transforma-se em mais um pôster gigante, com uma foto colorida do quarteto de um dos lados e diversas imagens em preto e branco do outro lado, destacando a inclusão de uma imagem dos produtores Brian Eno e Daniel Lanois. 

Por fim, um Digipack trazendo o filme Linear, de Anton Corbijn, o qual narra a história de um marroquino que abandona sua profissão de policial em Paris e foge para sua terra Natal com uma moto, passando por várias situações que são apresentadas tendo como trilha sonora as canções (não na mesma ordem) de No Line on the Horizon.


Mais detalhes da parte interna do Box, destacando o pôster, a MAGAZINE e o DVD de Linear

Aos colecionadores, vale lembrar também que No Line on the Horizon esteve disponível para download para pre-order no iTunes em 19 de janeiro de 2009, contendo faixas bônus que jamais foram lançadas oficialmente em outro material do grupo.

Uma aquisição essencial para os fãs de U2, principalmente para os que ficam em dúvida em qual das versões investir seu dinheiro, e fica a torcida para que o próximo álbum também apresente opções tão interessantes como as de No Line on the Horizon.


O Box aberto, com todo o seu material

Track list

1. No Line on the Horizon
2. Magnificent
3. Moment of Surrender
4. Unknown Caller
5. I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight
6. Get on Your Boots
7. Stand Up Comedy
8. Fez – Being Born
9. White as Snow
10. Breathe
11. Cedars of Lebanon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...