quarta-feira, 18 de junho de 2014

Uriah Heep - Outsider [2014]



Depois da morte do baixista Trevor Bolder em maio do ano passado, os fãs do grupo inglês Uriah Heep ficaram bastante apreensivos com o futuro da banda. Afinal, apesar de diversas modificações na sua carreira, o Uriah Heep tinha em Bolder o segundo grande pilar de sustentação do músico que estava a mais tempo na banda depois do verdadeiro líder, o guitarrista Mick Box.

O anúncio do baixista Davey Rimmer e uma grandiosa turnê mundial (que passou inclusive recentemente pelo Brasil) veio para acalmar os fãs, assim como anúncio de um novo álbum, o vigésimo quarto da carreira da banda, o qual chegou às lojas no último dia 06 de junho batizado Outsider.

Para quem ouviu o último álbum do grupo, Into the Wild, lançado em 2011, a performance do quinteto - além de Box e Rimmer estão Bernie Shaw (vocais), Phil Lanzon (teclados, vocais) e o endiabrado Russell Gilbrook (bateria) - continua impecável, exibindo todas as qualidades que a nova geração do grupo, com a voz de Shaw, vem apresentando desde o excelente Sea of Light (1995).

Davey Rimmer, Russell Gilbrook, Mick Box, Phil Lanzon e Bernie Shaw

Abrindo com "Speed of Sound", Outsider já empolga com os belos duelos de órgão e guitarra, além da poderosa bateria de Gilbrook sacodindo as caixas de som, seguida por uma linda introdução ao piano, abrindo "One Minute", primeira canção a ser explorada pelo grupo, e que apesar de parecer ser uma balada por conta de seu início, é uma canção com um ritmo oitentista que poderia estar em álbuns como Abominog (1982) ou na estreia de Shaw, Raging Silence (1989), e com um grande solo de Box no slide.

"The Law" mostra a potência da criação de riffs na guitarra, e enaltecem outro ponto marcante na extensa discografia dos ingleses, que é a perfeita harmonia vocal junto dos instrumentos, além de Box esmerilhar sua Les Paul com solos sensacionais, e a veloz e "The Outsider" captura o ouvinte através de um ritmo avassalador, e a melhor performance de Shaw no álbum. Passamos por "Rock the Foundation" com o refrão da mesma grudado na garganta, e "Is Anybody Gonna Help Me?" é a baladona que todo fã de Uriah Heep adora ouvir, com o capricho no órgão e uma pequena dose de peso nas guitarras.

"Looking at You" retorna o ritmo veloz da faixa-título, lembrando os fraseados do AC/DC, mas com um refrão muito particular dentro do produto oferecido pelo quinteto, juntamente de um grandioso solo de órgão feito por Lanzon, e em "Can't Take that Away" temos uma amostra mais detalhada de Rimmer, um bom baixista que não compromete em nada sua participação, galopando o baixo como os mestres do instrumento em outra faixa bastante veloz.

No caminho final de Outsider, "Jessie" marca mais um forte refrão em nossas gargantas, e aquela pergunta tradicional de "Como Box está fazendo isso?" durante o solo principal, e o álbum encerra-se com a oitentista "Kiss the Rainbow" e a pesada "Say Goodbye", deixando um gostinho de quero mais para o ouvinte, já que os pouco mais de cincoenta minutos do álbum passam tranquilamente rápido.

Davey Rimmer, Russell Gilbrook, Bernie Shaw, Mick Box e Phil Lanzon

Sem dúvidas o maior nome do álbum é o de Box, com solos memoráveis e uma técnica incrível no wah-wah, mas o fato é que os cinco músicos estão vivendo um período de Midas, e que passa ano, entra ano, a turma de Mick Box continua no alto, mostrando que os dinossauros também são capazes de agradar aos jovens e velhos fãs com músicas de belíssima qualidade, que colocam Outsider fácil entre os melhores lançamentos do ano, e por que não, da década atual.

Track list

1. Speed of Sound
2. One Minute
3. The Law
4. The Outsider
5. Rock the Foundation
6. Is Anybody Gonna Help Me?
7. Looking at You
8. Can't Take That Away
9. Jesse
10. Kiss the Rainbow
11. Say Goodbye

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...