Por Mairon Machado
Sabe
aquele DVD que quando você menos percebe ele já acabou e quando olha em
sua volta está tudo revirado como se um furacão estivesse ocorrido em
seu quarto e você nem se dá conta do que aconteceu até colocar o DVD na
caixinha e ver que o que acabou de passar realmente era algo fora do
comum? Esta foi minha experiência ao assistir o DVD Legends of Rock at Castle Donington do guitarrista alemão Uli Jon Roth.
Este é o terceiro DVD da série de três DVDs divulgadas pela Hellion Records em homenagem ao ex-guitarrista do Scorpions. Os dois primeiros foram The Electric Sun Years Vol. I e The Electric Sun Years Vol. II, compilados em um único DVD. Os dois primeiros traziam um apanhado de shows nas duas fases da banda solo de Uli (a Electric Sun). Este contém a apresentação de Uli como headliner do festival de Castle Donington, o Rock & Blues Custom Show de 2001.
Acompanhado por seu companheiro de Electric Sun Clive Bunker (bateria), Don Airey (teclados) e Barry Sparks (baixo), Uli está em excelente forma e brinda a platéia com um espetáculo musical de extremo bom gosto.
O DVD começa com a instrumental "Trail in the Wind" mostrando uma coletânea de vídeos do show, bem como os músicos que participam do espetáculo, para o apresentador animar a plateia e dar as boas vindas à Uli Jon Roth.
Com a noite começando a baixar sobre as milhares de pessoas presentes no lugar, o guitarrista detona os primeiros acordes da linda "Sky Overture", trajando sua tradicional faixa na cabeça e empunhando a famosa Sky Guitar. Com um arranjo clássico que ganhou muito com a participação de Airey, as escalas de Uli são complicadíssimas. Mostra para os Malmsteen's da vida como empregar notas rápidas, alavancadas e bends no tempero certo, alternando momentos rápidos e outros lentos. Tudo isso sempre com um sorriso no rosto, como se fosse natural executar aquelas intrincadas peças.
O show continua com um arranjo para o início do segundo movimento do Concerto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo, popularmente conhecido como "Adagio". Uma das coisas que me irrita muito é alguém que diz adorar esse concerto, mas só conhece este início do segundo movimento. Originalmente elaborado para violão e orquestra tem nessa segunda parte, chamada aqui de "Aranjuez", um duelo entre oboé e violão. Airey faz novamente um belo trabalho executando as parte da orquestra enquanto Uli brinca na guitarra fazendo os lindos temas do oboé e do violão.
"The King Returns" mantém a linha clássica de Uli. Novamente acompanhado por Airey, tem como ponto máximo o belíssimo dueto de órgão e guitarra.
Este é o terceiro DVD da série de três DVDs divulgadas pela Hellion Records em homenagem ao ex-guitarrista do Scorpions. Os dois primeiros foram The Electric Sun Years Vol. I e The Electric Sun Years Vol. II, compilados em um único DVD. Os dois primeiros traziam um apanhado de shows nas duas fases da banda solo de Uli (a Electric Sun). Este contém a apresentação de Uli como headliner do festival de Castle Donington, o Rock & Blues Custom Show de 2001.
Acompanhado por seu companheiro de Electric Sun Clive Bunker (bateria), Don Airey (teclados) e Barry Sparks (baixo), Uli está em excelente forma e brinda a platéia com um espetáculo musical de extremo bom gosto.
O DVD começa com a instrumental "Trail in the Wind" mostrando uma coletânea de vídeos do show, bem como os músicos que participam do espetáculo, para o apresentador animar a plateia e dar as boas vindas à Uli Jon Roth.
Uli Jon Roth e sua Sky Guitar
Com a noite começando a baixar sobre as milhares de pessoas presentes no lugar, o guitarrista detona os primeiros acordes da linda "Sky Overture", trajando sua tradicional faixa na cabeça e empunhando a famosa Sky Guitar. Com um arranjo clássico que ganhou muito com a participação de Airey, as escalas de Uli são complicadíssimas. Mostra para os Malmsteen's da vida como empregar notas rápidas, alavancadas e bends no tempero certo, alternando momentos rápidos e outros lentos. Tudo isso sempre com um sorriso no rosto, como se fosse natural executar aquelas intrincadas peças.
O show continua com um arranjo para o início do segundo movimento do Concerto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo, popularmente conhecido como "Adagio". Uma das coisas que me irrita muito é alguém que diz adorar esse concerto, mas só conhece este início do segundo movimento. Originalmente elaborado para violão e orquestra tem nessa segunda parte, chamada aqui de "Aranjuez", um duelo entre oboé e violão. Airey faz novamente um belo trabalho executando as parte da orquestra enquanto Uli brinca na guitarra fazendo os lindos temas do oboé e do violão.
"The King Returns" mantém a linha clássica de Uli. Novamente acompanhado por Airey, tem como ponto máximo o belíssimo dueto de órgão e guitarra.
Após
essa apresentação inicial de sua carreira solo, o músico chama ao palco
os membros do UFO (grupo briitânico que estará em turnê pelo país agora
em maio, com shows em São Paulo (11), Porto Alegre (12),
Rio de Janeiro (14) e Goiânia (16)) Pete Way (baixo), Phil Moog
(vocais) e Michael Schenker (guitarras). Aí começa a pauleira! Moog
anuncia que vão voltar no tempo e "Let It Roll" é detonada nos amps.
Sparks agora toca guitarra, enquanto Way corre por todo o pequeno
palco. O duelo entre Uli e Schenker é fantástico! A parte lenta começa
com o solo do gordíssimo Schenker, mas que está tocando como nos anos 70
com a sua Flying V. As intervenções de Uli tornam o solo de Schenker
ainda mais bonito e é impossível não se arrepiar com a qualidade sonora
apresentada quando começa a alternância dos solos. A sequência final é
de chorar com ambos os guitarristas tocando as notas juntos e trazendo a
pauleira novamente.
Uli, Phil Mogg e Pete Way
Mais
uma canção do UFO é apresentada. Agora, a clássica das clássicas, "Rock
Bottom". Aqui a minha air guitar começou a fazer efeito no meu
quarto. Schenker executa o riff principal, seguido por Uli, enquanto Way
pula feito um garoto no palco. É impressionante como o velhinho não
perdeu a forma. Moog não está na melhor forma vocal, mas mesmo assim, é o
cara ideal para cantar uma das melhores músicas de todos os tempos.
Uli
acompanha a melodia vocal da parte antes do solo. A prova clara da
influência do UFO sobre Steve Harris. Joguem as pedras, mas imaginem
Paul Di Anno cantando os "Where do we go?" da letra.
O
que vêm a seguir é matador. Se o solo de Schenker sozinho já era
fenomenal, imagine os dois juntos! Pois bem! Schenker começa o solo no
seu melhor estilo, abusando de feeds e notas longas, mas claramente sem
muita inspiração. Uli faz seu primeiro solo, também sem muita
inspiração, empregando bastante escalas clássicas. O que Schenker faz na
guitarra a seguir é indescritível! Uma sequência incrível de arpejos e
notas rápidas, contrastando com a segunda sequência de Uli. O dueto dos
dois no tema final do solo é de chorar! Notas reproduzidas
igualmente vão ganhando corpo, Uli destrói as cordas da guitarra para
encerrar a sequência de solos com um solo magistral de Schenker quase
ajoelhdo em frente aos amplificadores. Todos da banda sorriem, felizes
pelo resgate deste grande guitarrista que já passou por poucas e boas em
sua carreira. O único porém é que Bunker não é Andy Parker. E assim, o
acompanhamento de bateria ficou aquém do que poderia ser...
O
debulhe de notas do encerramento do solo é executado idênticamente por
Uli e Schenker. Moog e Way puxam a platéia com os gritos de "Rock
Bottom" voltando então ao riff principal e ao encerramento da letra e da
canção com Way apontando seu baixo para o público como se fosse uma
metralhadora (outra das inspirações de Steve Harris), tirando a corrente
do baixo e jogando o mesmo para cima, alucinado.
Michael Schenker
O
público delira, mas o show não pode parar. Uli chama a lenda do rock
Jack Bruce e diz que é um prazer voltar aos anos 60 para tocar alguns de
seus sons favoritos. O primeiro deles: "Sunshine Of Your Love". Não
houve ensaio entre Bruce e a banda de Uli. Então, não se sabia o que
esperar da apresentação do ex-baixista do Cream.
Bruce
brinca no baixo por alguns segundos e Uli puxa o riff deste clássico,
como um bom power-trio. Que me perdoem os conhecedores e apaixonados por
Clapton. O timbre de Uli Jon Roth está idêntico ao do Deus da
Guitarra. Colocando para um desavisado, certamente ele vai dizer que é o
Cream que está tocando. Principalmente por que o vocal de Bruce
continua o mesmo dos anos 60. O guitarrista dá o seu tempero para o
solo, enquanto Bruce está alucinando pelo palco, girando e pulando com
seu baixo sempre com aquele balanço de cabeça que o caracterizou.
E minha air guitar
surge outra vez. O solo é fantástico! Com Bruce solando junto, tentando
engolir cada nota de Uli, enquanto Bunker se vira em 1000 para
acompanhar o duelo dos dois. Jon Roth sola rindo com a empolgação de
Bruce, que de olhos fechados caminha por todo o palco, e cede espaço
para o baixista executar um pequeno solo antes de encerrá-la de forma
primordial.
A
alegria estampada na cara de Uli é mantida para a execução de outro
clássico, "White Room". Agora contando com Airey nvovamente! Novamente é
impossível não dizer que é o Cream que está tocando. O
guitarrista abusa do wah-wah como se o aparelho fosse uma jovem
garotinha. Bruce rasga a garganta como nos bons tempos.
É
impressionante como o timbre da Sky Guitar está diferente. Isso fica
comprovado no solo, onde novamente os dois gigantes lutam como
gladiadores famintos pelo sangue do adversário. O que Bruce está fazendo
no baixo é assustador. Tocando o instrumento como se fosse uma
guitarrra. Notas altas, notas baixas, bends e muito feeling. De tirar o
chapéu! O sorriso nos rostos dos músicos é marcante. A prova clara do
prazer de estar no palco. Não pelo dinheiro, mas pelo amor a música.
Uli e Jack Bruce
O
DVD dá um salto no tempo e entra em uma homenagem ao seu maior ídolo,
Jimi Hendrix. Assim, ele apresenta para nós "All Along The
Watchtower", acompanhado apenas por sua banda. Uli canta a letra de
Dylan. Seu ponto forte nunca foi os vocais, e sim a guitarra. O que ele
faz em "All Along ..." é para Hendrix dizer amém! E a air guitar
continua fazendo efeito.
A
prova final vêm na segunda homenagem a Hendrix, a pérola "Little Wing".
Em um ritmo um pouco mais rápido que a original, executa o riff
introdutório de forma impecável. Com a adição dos teclados de Airey, a
canção ganha um clima bem flower-power. Quem é fã de Hendrix, segure as
lágrimas! Cada nota de Uli solando com a ajuda do botão de volume é
emocionante até mesmo para o guitarrista. Um dos raros momentos do show
em que esconde seu sorriso para um momento de concentração total.
Os
integrantes do UFO voltam para a magistral "Doctor Doctor". A
introdução ocorre acompanhado por Airey no piano e seguido por
Schenker. O riff principal é executado e novamente temos Way pulando no
palco e Moog liderando o vocal. Segure a perna para não dançar por toda a
casa e pagar mico para os vizinhos. Certamente os gritos de "Doctor
Doctor" serão ouvidos pelos mesmos. O som encerra com a platéia
alucinada, gritando o nome de Uli e UFO.
O
melhor de tudo ainda estava por vir. O guitarrista sai do palco
enquanto um dos apresentadores começa a instigar a plateia dizendo que
ainda restam dois minutos para o encerramento do festival. Aos berros de
Uli! Uli! Uli!, volta ao palco e começa a elaborar um pequeno improviso
sob os aplausos dos fãs. Do nada Bunker, Airey e Bruce retornam ao
palco. O que temos a seguir é um verdadeiro resgate dos tempos de
Cream, chamada de "Fireworks Jam". É o momento de encerramento do
festival onde fogos são lançados para a platéia desfrutar o momento.
Se
no Cream, Clapton ficava sério em seu canto tentando provar que era o
máximo, aqui, Bruce encontrou um ótimo parceiro que abre sorrisos para o
baixista e cede seu espaço por vários momentos, enquanto os fogos
explodem no céu. Os dois minutos que o apresentador havia concedido
acabam se tornando em uma deliciosa jam de quase 13 minutos contando com
passagens pelo tema de "Norweggian Wood" (Beatles) e um retorno ao tema
de "Sunshine Of Your Love" que se encerram somente pela intervenção de
um dos organizadores do evento que sobe ao palco e grita nos ouvidos de
Uli que está na hora de parar. Fato que deve ter sido muito frustante,
pois a alucinação de todos no palco é enorme. Todos estavam de olhos
fechados, com tímidos sorrisos e não dando a mínima bola para o tempo.
Somente curtindo cada segundo do que estão fazendo.
Uli despede-se. A
platéia, aplaude encantada com o que acabou de ver. No meu quarto já
não resta mais nada em pé. O braço da minha air guitar derrubou tudo o
que havia por perto. Ainda tem os bônus. Mas antes, "Atlantis", na
versão de Transcedental Sky Guitar apresenta os créditos do DVD.
Nos
bônus, duas canções que ficaram de fora da sequência. A primeira é
"Midnight Train", a qual foi executada apenas pelos integrantes do UFO,
juntos de Bunker e Airey, onde o destaque novamente é a energia de Way e
os riffs de Schenker. A segunda é nada mais, nada menos do que
"Spoonful" com Bruce cantando outro grande clássico imortalizado pelo
Cream ao lado de Uli e Bunker. De quebra, temos fotos da apresentação
e a história de como ocorreu o espetáculo (em inglês).
Pode
ter faltado uma ou outra canção, como "Hiroshima", e principalmente
clássicos do Scorpions como "Hell Cat", "Fly To The Rainbow" e "Polar
Nights". Agora... Um DVD que traz uma variedade que vai do UFO para o
Cream, coloca juntos Uli Jon Roth e Michael Schenker, com certeza tem
que estar na prateleira de todo colecionador. E em uma posição de fácil
localização, para ser colocado no aparelho quase todos os dias. Apenas
controle sua empolgação com a air guitar e deixe que os mestres da
guitarra façam o trabalho nas guitarras de verdade. Nota 10 em 10!
Track list
2. Sky Overture
3. Aranjuez
4. The King Returns
5. Let It Roll
6. Rock Bottom
7. Sunshine of Your Love
8. White Room
9. All Along the Watchtower
10. Little Wing
11. Doctor Doctor
12. Fireworks Jam
13. Atlantis
bonus tracks:
14. Midnight Train
15. Spoonful
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